Gen3 EVO, carro desta temporada, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos, não é apenas o monoposto mais rápido em aceleração da FIA, mas também supera os carros de F1 atuais em 30%, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a inovação e o desenvolvimento tecnológico
O Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25 começou de forma promissora com o teste oficial de pré-temporada no Circuito de Jarama, em Madri, nesta semana. Todos os 22 pilotos e 11 equipes entraram na pista juntos pela primeira e única vez antes da abertura da temporada no E-Prix de São Paulo, em 7 de dezembro deste ano.
O carro de corrida mais rápido da história do campeonato – o avançado carro de corrida GEN3 Evo – é 30% mais rápido que um carro de F1 atual, capaz de ir de 0 a 100 km/h, possui tração nas quatro rodas, novos pneus Hankook iON mais aderentes e conta com uma capacidade de recarga ultrarrápida de 600 kW, que pilotos e engenheiros precisarão entender.
Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) foi o mais rápido das 4.731 voltas totais e dos 18.512 km completados nas seis sessões de três horas ao longo de quatro dias – o piloto neozelandês marcou um tempo de 1m27.461s. O piloto da Jaguar liderou a última manhã de testes na sexta-feira, enquanto o pelotão foi separado por pouco mais de um segundo na tabela de tempos geral.
O campeão em título, Pascal Wehrlein, ficou em terceiro com o mais recente Porsche 99X Electric de fábrica. Ele se posicionou entre os impressionantes carros da Kiro Race Co, impulsionados pela Porsche, com Dan Ticktum em segundo e David Beckmann em quarto, ambos utilizando o trem de força da temporada 10.
Zane Maloney, estreante na Fórmula E nesta temporada e o único novato completo no grid, se destacou no meio do pelotão – um bom desempenho. O piloto da Lola Yamaha ABT, de Barbados, chega à série vindo da Fórmula 2 da FIA.
Seis pilotos diferentes lideraram as sessões de teste:
- Sessão 1: Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
- Sessão 2: Jake Hughes (Maserati MSG Racing)
- Sessão 3: Maximilian Guenther (DS PENSKE)
- Sessão 4: David Beckmann (Kiro Race Co)
- Sessão 5: Nyck de Vries (Mahindra Racing)
- Sessão 6: Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
Os pilotos comentaram sobre o desafio, a diversão e a maior velocidade proporcionada pelo novo GEN3 Evo em sua estreia coletiva, enquanto a confiabilidade também foi forte em todas as equipes – algo notável, dado o salto tecnológico.
Principais melhorias técnicas do novo GEN3 Evo:
- O carro de corrida mais rápido em aceleração da FIA: capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,86 segundos, 30% mais rápido que um carro de F1 atual.
- Mais rápido, mais forte, mais ágil: atualizações de desempenho que proporcionam um ganho de cerca de 2% em relação ao GEN3, resultando em aproximadamente 2 segundos mais rápido em uma volta de qualificação no circuito de Mônaco, oferecendo corridas de nível mundial em qualquer pista.
- Mais robusto e agressivo: uma nova carroceria projetada para ser mais forte, mais resistente e mais aerodinâmica, proporcionando corridas mais próximas roda a roda.
- Tração nas quatro rodas (AWD): uma novidade para um carro de Fórmula E, disponível em duelos de qualificação, largadas e no MODO ATAQUE. Esta característica maximiza a aceleração e o controle, aumentando a emoção dos momentos críticos de corrida e intensificando as rivalidades entre os pilotos. A AWD melhora o desempenho e a estratégia, proporcionando corridas mais empolgantes.
- Melhor aderência: pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, proporcionando de 5 a 10% mais aderência e feitos com 35% de materiais reciclados e sustentáveis (+9% em relação à especificação GEN3).
Comentários dos pilotos e dirigentes:
Pascal Wehrlein, campeão da Fórmula E e piloto No. 1 da TAG Heuer Porsche, disse: “No geral, tivemos um teste muito positivo. Houve muitas aprendizagens e muitas mudanças para nos ajustarmos: os pneus, a carroceria, o equilíbrio e a tração nas quatro rodas. Especialmente no início, essas mudanças podem fazer uma grande diferença. Fizemos uma simulação de corrida completa e foi bom ter uma ideia da estratégia e da nova dinâmica de corrida. Os pneus têm bastante degradação, então é um pouco mais complicado em uma corrida longa, mas em uma volta é muito divertido. Estou bastante feliz com o carro e o acerto e ansioso para a primeira rodada em São Paulo.”
Zane Maloney, piloto No. 22 da Lola Yamaha ABT, afirmou: “Foi um ótimo teste para a equipe, houve muito desenvolvimento ao longo dos quatro dias e demos passos positivos. Ainda é um pacote novo e não sabemos onde estamos em termos de competitividade, mas descobriremos isso no Brasil. Estou ansioso para continuar essa jornada. O objetivo é melhorar a cada rodada e estamos em um bom caminho; precisamos continuar trabalhando duro como equipe. Da minha parte, isso significa aprender com Lucas [di Grassi], mas também contribuir com minha própria visão. Estou muito animado para a temporada.”
Mitch Evans, piloto No. 9 da Jaguar TCS Racing, declarou: “Foi uma semana importante de testes. Ainda estamos nos estágios iniciais com o I-TYPE 7 e há muito a aprender em termos de desempenho, mas reunimos muitas informações ao longo da semana e acredito que colocamos o carro na janela certa. Fizemos bons progressos, que é o mais importante, e esperamos continuar esse desenvolvimento rumo à abertura da temporada 11 no Brasil.”
Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato da Fórmula E, comentou: “O teste de pré-temporada no Circuito de Jarama nos proporcionou um empolgante primeiro olhar sobre o potencial do GEN3 Evo na pista. Embora os tempos de volta não sejam tudo, eles dão uma ideia da ação emocionante que esperamos oferecer aos fãs quando a temporada começar oficialmente em São Paulo, em dezembro. O GEN3 Evo representa um grande salto tecnológico não apenas para a Fórmula E, mas para o automobilismo como um todo.
“Foi uma semana desafiadora por vários motivos, mas estou extremamente orgulhoso de como todo o nosso ecossistema se uniu para viabilizar este teste em Madri. Claro, nossos corações ainda estão com Valência neste momento difícil e continuamos buscando formas de apoiar as comunidades afetadas.”
A temporada 11 começa em São Paulo, em pouco mais de um mês, no dia 7 de dezembro de 2024.
FOTO: MADRID, SPAIN – NOVEMBER 07: Jean-Eric Vergne of France driving the DS Penske DS E-Tense FE25 during day three of Formula E Pre-Season Testing at Circuito del Jarama on November 07, 2024 in Madrid, Spain. (Photo by Malcolm Griffiths/LAT Images)
