Sainz é punido em cinco segundos e perde quarta posição para Pérez

Carlos Sainz foi penalizado com cinco segundos – juntamente com um ponto de penalização em sua licença – após ser considerado culpado por causar uma colisão com Oscar Piastri durante o GP de Miami

Sainz estava tentando ultrapassar o McLaren na Curva 17 durante as últimas fases da corrida quando perdeu ligeiramente a traseira de seu Ferrari e fez contato com o carro do australiano. Isso resultou em Piastri sofrendo danos na asa dianteira, obrigando-o a fazer uma parada nos boxes, o que o fez cair na classificação.

Após uma audiência com os comissários da corrida, na qual ambos os pilotos e seus representantes das equipes estiveram presentes, ficou decidido que Sainz foi culpado pelo incidente. Os comissários afirmaram que o espanhol havia perdido o ponto de tangência após frear tarde, o que o fez perder a traseira. Eles declararam que Piastri havia dado “espaço suficiente” para Sainz.

No entanto, também foi levado em conta que, sem Sainz perder ligeiramente a traseira, a colisão “provavelmente não teria acontecido”, o que significou que a penalidade padrão de 10 segundos e dois pontos de penalização foi reduzida para uma penalidade de cinco segundos e um ponto de penalização.

Sainz havia cruzado originalmente a linha em quarto lugar, mas a penalidade o fará cair para quinto, promovendo Sergio Perez para o quarto lugar.

Piastri acabou terminando o evento em 13º após o incidente, apesar de anteriormente ter desfrutado de um bom início de corrida, no qual estava em segundo lugar por várias voltas.

Acabou sendo um dia razoavelmente movimentado para os comissários em Miami. Durante a corrida, Kevin Magnussen recebeu uma penalidade de 10 segundos e dois pontos de penalização por causar uma colisão com Logan Sargeant, enquanto Lance Stroll também recebeu uma penalidade de 10 segundos por sair da pista e obter uma vantagem duradoura.

Magnussen então recebeu uma punição adicional após o evento, onde foi dado a ele um drive-through penalty por entrar nos boxes durante um período de Safety Car e não trocar os pneus, um incidente que a equipe Haas admitiu ser um “erro deles”.

Com essa decisão sendo tomada após a corrida, a penalidade foi convertida em 20 segundos adicionados ao tempo final de Magnussen, o que o fez cair de 18º para a última posição classificada em 19º.

Deixe um comentário