Verstappen garante pole position para o Grande Prêmio de Miami à frente de Leclerc e Sainz

Max Verstappen conquistou sua sétima pole position consecutiva ao garantir o P1 no grid para o Grande Prêmio de Miami, mesmo não conseguindo melhorar em sua última volta rápida

O holandês havia provisoriamente se colocado na pole nas primeiras corridas do Q3, tendo registrado um tempo de 1m 27.241s, e isso provou ser o suficiente para manter a posição. Charles Leclerc se juntará ao piloto da Red Bull na primeira fila, enquanto seu companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, não ficou muito atrás em terceiro.

Sergio Perez garantiu o P4 na outra Red Bull, à frente do par da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri em quinto e sexto, respectivamente, e a quarta fila pertence à dupla da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton em P7 e P8.

Nico Hulkenberg repetiu seu resultado na classificação da última vez na China ao colocar seu Haas em P9, enquanto Yuki Tsunoda completou os dez primeiros na RB.

Foi um dia difícil para a Aston Martin, com os problemas da equipe continuando na classificação após seu infortúnio anterior no Sprint. Lance Stroll e Fernando Alonso ambos saíram no Q2, com a dupla pronta para se alinhar em P11 e P15, respectivamente.

Apesar de uma performance impressionante no Q1, Pierre Gasly da Alpine não conseguiu melhorar no Q2 e acabou em 12º, à frente do companheiro de equipe Esteban Ocon em 13º e do Williams de Alex Albon em 14º.

Valtteri Bottas foi o melhor Kick Sauber em P16, enquanto Logan Sargeant não conseguiu levar seu Williams para fora do Q1 em P17. Apesar de uma performance impressionante anteriormente no Sprint, Daniel Ricciardo da RB sofreu uma surpreendente eliminação em P18, e uma penalidade de três lugares no grid dada na última vez na China o deixará no final do grid.

Também eliminados no primeiro segmento da classificação estavam Kevin Magnussen da Haas em 19º e Zhou Guanyu da Kick Sauber em 20º.

COMO ACONTECEU

Q1 – Gasly impressiona enquanto Ricciardo é eliminado surpreendentemente

Apenas algumas horas após uma corrida de Sprint movimentada no Autódromo Internacional de Miami, os pilotos e equipes se prepararam para ir para a pista novamente para a classificação para decidir o grid para o Grande Prêmio de Miami no domingo.

Alguns questionamentos permaneceram sobre se os carros de Norris e Stroll estariam completamente consertados a tempo do início da sessão às 16h00 locais, dado que ambos haviam se aposentado do Sprint devido a danos sofridos durante um acidente envolvendo vários carros na volta 1.

Essas preocupações pareciam ser dissipadas, porém, quando a luz ficou verde para o Q1, com Norris pronto para sair da garagem da McLaren enquanto Stroll estava entre os carros para formar uma fila longa no pit lane.

Essa fila causou problemas para alguns – principalmente Zhou, que pareceu se infiltrar na frente de Ricciardo em um incidente que será investigado após a sessão. Enquanto isso, na pista, a maioria do pelotão havia saído para dar algumas voltas iniciais com os pneus macios.

Verstappen se juntou à briga um pouco depois e levantou preocupações sobre o som da embreagem em seu RB20 ao sair dos boxes para sua volta de saída, mas isso não impediu o holandês de se tornar o mais rápido com um tempo de 1m 28.023s quando o Q1 se aproximava de sua metade, deslocando Sainz para o topo.

Com a pista evoluindo à medida que o relógio corria, os nomes em risco na zona de eliminação também continuavam a mudar enquanto o tráfego parecia estar causando alguns problemas. Verstappen expressou uma reclamação sobre os Alpines, e Sargeant ficou furioso por Tsunoda tê-lo “arruinado”.

Nos minutos finais, mais uma fila havia se formado no pit lane enquanto todos se preparavam para suas últimas voltas voadoras. Perez se colocou em P1 e retornou aos boxes, enquanto o resto do pelotão estava na pista enquanto muitos lutavam para evitar serem eliminados da sessão.

Sargeant inicialmente se salvou da eliminação na frente de seus fãs locais antes de ser empurrado para baixo na classificação em P17, enquanto Bottas também não conseguiu passar em P16.

Gasly reverteu suas recentes dificuldades na classificação ao ir impressionantemente o quinto mais rápido, enquanto um grande choque veio cortesia de Ricciardo, que – após um fim de semana forte até agora – foi eliminado em P18, após aparentemente ter tido um deslize em sua volta rápida.

Seus problemas continuam mais adiante, já que uma penalidade de três lugares no grid – dada devido a um incidente na última vez na China – o empurrará para o final do pelotão. Também saindo no Q1 estavam Magnussen na Haas e Zhou Guanyu da Kick Sauber.

Eliminados: Bottas, Sargeant, Ricciardo, Magnussen, Zhou

Q2 – Ambos os Aston Martins fora enquanto Leclerc fica em primeiro

Depois de um início inicialmente tranquilo no Q2, uma série de carros logo saiu para a pista. Leclerc definiu o ritmo enquanto as primeiras voltas cronometradas foram registradas, com o monegasco marcando um tempo de 1m 27.533s.

Enquanto grande parte do pelotão estava com pneus macios, Verstappen e Perez optaram por usados, o que significa que eles não estavam no topo da classificação durante essas primeiras corridas.

Bandeiras amarelas duplas foram agitadas quando Albon saiu reto na Curva 17. O piloto da Williams conseguiu continuar, mas relatou que seus pneus estavam “destruídos”.

Antes das voltas voadoras cruciais, alguns nomes importantes permaneceram na zona de eliminação, incluindo Hamilton e ambos os pilotos da Aston Martin. Curiosamente, Norris optou por arriscar colocando o composto médio em sua última tentativa.

À medida que os últimos tempos chegaram, Hamilton se colocou em terceiro de forma chamativa para escapar do perigo, enquanto Leclerc liderava em P1. Outros não tiveram tanta sorte – Stroll e Alonso não conseguiram avançar, terminando a sessão em P11 e P15, respectivamente.

Gasly e Ocon da Alpine também foram eliminados em 12º e 13º, com Albon sendo o outro piloto a não conseguir passar em 14º.

Eliminados: Stroll, Gasly, Ocon, Albon, Alonso

Q3 – Verstappen mantém a pole mesmo sem melhorar

Hulkenberg liderou o pelotão enquanto o Q3 começava, com pneus macios usados. A maioria do pelotão havia escolhido pneus macios novos, enquanto Norris novamente optou pelo composto médio usado.

Verstappen foi o homem a garantir a pole position provisória durante as corridas iniciais, com a Red Bull marcando uma volta de 1m 27.241s, que o colocou 0.141s à frente de Leclerc em segundo, enquanto Sainz havia se tornado o terceiro mais rápido.

Hamilton foi empurrado para o oitavo lugar, parecendo estar lutando com sua Mercedes durante sua volta. Enquanto isso, o Controle de Corrida havia observado um incidente de obstrução potencial envolvendo Hulkenberg e Sainz, embora logo tenha anunciado que não haveria mais investigação.

Todos os olhos logo se voltaram para as últimas voltas voadoras conforme os últimos minutos da sessão chegavam. Enquanto Norris trocava para o composto macio desta vez, a dupla da Silver Arrows, Hamilton e Russell, havia mudado para pneus médios.

Apesar de marcar um primeiro setor roxo, Verstappen não conseguiu melhorar sua volta anterior, mas isso provou ser suficiente para mantê-lo em P1, com outros também não indo mais rápido. Isso incluiu Leclerc, que manteve o P2 à frente do companheiro de equipe Sainz em P3.

Perez ficou em quarto, liderando o caminho das McLarens de Norris e Piastri em quinto e sexto, seguido por outro par de companheiros de equipe, já que Russell e Hamilton da Mercedes se encaixaram em sétimo e oitavo, com sua aposta nos médios aparentemente não dando certo.

Hulkenberg e Tsunoda completaram os dez primeiros liderando a cobrança para suas respectivas equipes em P9 e P10.

Deixe um comentário