Porsche anuncia segunda equipe na Fórmula E a partir da temporada 2026/27

Montadora dobrará presença no grid com quatro carros próprios no início da era GEN4

A Porsche Motorsport anunciou nesta segunda-feira (17) que adquiriu uma segunda licença para competir no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E a partir da temporada 13 (2026/27), expandindo sua atuação com duas equipes oficiais e suporte a um time cliente.

A decisão reforça a estratégia da marca alemã de consolidar sua presença no automobilismo elétrico e acelerar o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis aos carros de rua.

A ampliação coincide com a chegada da era GEN4, etapa que promete avanços significativos em desempenho, eficiência energética e tecnologia aplicada. A presença reforçada da Porsche se soma à entrada ou permanência de outros fabricantes importantes, como Jaguar, Nissan, Stellantis e Lola Cars, cenário avaliado como um indicativo da força e estabilidade da categoria.

Desde sua estreia na Fórmula E, na temporada 2019/20, a Porsche já conquistou 13 vitórias, 32 pódios e títulos mundiais de pilotos, equipes e construtores — este último conquistado pela primeira vez em julho de 2025. O sucesso esportivo tem sido acompanhado por avanços tecnológicos que já começam a aparecer em modelos de produção, como o sistema de resfriamento direto a óleo e melhorias de recuperação de energia incorporadas ao Porsche Cayenne.

Para Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, a expansão reflete não só o desempenho competitivo, mas o papel estratégico da categoria no futuro da marca. “O automobilismo molda nossa identidade. No futuro, queremos dizer o mesmo sobre o motorsport elétrico. A Fórmula E oferece um equilíbrio atrativo entre investimento e retorno e nos dá a oportunidade de desenvolver soluções relevantes para nossos carros de produção.”

Laudenbach também destacou que a operação adicional permitirá desenvolver novos profissionais, não apenas pilotos, reforçando a estrutura esportiva e tecnológica da marca. Já Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, celebrou o movimento e afirmou que a decisão “demonstra o valor e a importância da categoria no ecossistema global do automobilismo e da mobilidade elétrica.”

A temporada 12 da Fórmula E começa no dia 6 de dezembro, em São Paulo, enquanto a nova fase da Porsche com duas equipes oficiais estreia um ano depois, marcando mais um capítulo na história de sua transição para o automobilismo totalmente elétrico.

FOTO: Fórmula E/Reprodução

Deixe um comentário