Lucas Kohl, da Scuderia Chiarelli, experimenta o AutoCross mato-grossense e se prepara para as corridas noturnas da Stock Car
Antes de conhecer o asfalto de 4.500 metros do novíssimo Autódromo Internacional do Mato Grosso, em Cuiabá, o piloto Lucas Kohl teve um contato diferente com o automobilismo local – e “raiz”. Convidado pelos organizadores locais, o gaúcho da Scuderia Chiarelli participou de uma atividade de AutoCross, modalidade disputada na terra, no Autódromo Bom Futuro — o mesmo circuito que recebeu, há uma semana, a final do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra.
Foi a primeira experiência de Kohl nesse tipo de pista, e a novidade agradou. “Foi muito legal. É uma experiência que mexe com os sentidos, porque a percepção de tudo é diferente – aderência, poder do freio, ponto de frenagem. É animal! Nunca tinha tido essa experiência. O carro é quase igual um monoposto, muito diferente do que estou acostumado. Comecei devagar, me situando, mas no final peguei o gosto, forçando mais e pegando o feeling do carro. Foi muito bacana e agradeço a todos que fizeram isso acontecer”, afirmou o piloto.
Agora, o foco volta-se para o desafio da décima etapa da Stock Car Pro Series, que marca a inauguração oficial do autódromo cuiabano e a estreia das corridas noturnas na história da categoria. O evento será disputado sob iluminação artificial e exigirá uma rotina diferente de pilotos e equipes.
A programação se estenderá até a madrugada, com as corridas marcadas para 21h10 (Sprint) e 21h40 (Principal) no horário local — o que equivale a 22h10 e 22h40 em Brasília. As atividades de pista começam apenas no final da tarde, impondo aos competidores um “fuso invertido” inédito na categoria.
Para se adaptar a esse novo ritmo, Kohl iniciou um processo de ajuste físico e de sono ainda antes de viajar a Cuiabá. “Tive que ajustar a rotina de sono. Eu sou muito matinal. Acordo bem cedo para treinar, pedalar, ir para a academia todos os dias. Sou mais produtivo nas primeiras horas da manhã. Desde que voltei de Campo Grande já iniciei essa rotina: dormindo mais pela manhã e treinando à noite. É para estimular o corpo à noite, que eu não estava acostumado. Não é muito meu hábito ir dormir tarde, então estou fazendo esta adaptação”, explicou o piloto do Chevrolet Tracker #95.
Com projeto desenvolvido dentro dos padrões internacionais da FIA e da FIM, o circuito cuiabano será o 23º a receber uma etapa da Stock Car em 46 anos de história. Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o autódromo foi concebido para eventos de grande porte e deve consolidar o estado como novo polo do automobilismo nacional. “Estou ansioso para ver a estrutura do autódromo novo, a iluminação e o asfalto”, destacou.
Patrocinado pela Inpasa, uma das maiores biorrefinarias de grãos da América Latina, Lucas Kohl representa em pista uma marca comprometida com a transição energética e a inovação sustentável. A empresa atua na produção de etanol, biodiesel, DDGS e óleos vegetais no Brasil e no Paraguai, além de investir em novos biocombustíveis como metanol, biogás e etanol neutro — reforçando o papel da bioeconomia na descarbonização global.
Programação em Cuiabá (MT)
(horário local: Brasília -1 hora)
Quinta-feira, 13 de novembro
17h55 – Shakedown
19h20 – Treino Livre 1
22h00 – Treino Livre 2
Sexta-feira, 14 de novembro
18h25 – Classificação
21h10 – Corrida Sprint
Sábado, 15 de novembro
17h55 – Warmup
21h40 – Corrida Principal
FOTO: Nove5Content/Divulgação
