Norris garante a pole da Sprint em Interlagos; Antonelli surpreende em 2º e Piastri completa o top 3

Britânico da McLaren crava volta dominante no Sprint Qualifying e larga na frente em São Paulo; jovem italiano da Mercedes brilha e Verstappen decepciona com o sexto lugar

Lando Norris mostrou força e controle para conquistar a pole position da Sprint Race do Grande Prêmio de São Paulo. O piloto da McLaren superou o estreante Kimi Antonelli, da Mercedes, e o companheiro de equipe Oscar Piastri, que completou o top 3 no treino classificatório desta sexta-feira em Interlagos.

Com tempo de 1min09s243, Norris não deu chances aos rivais e assegurou o primeiro lugar no grid da corrida curta de sábado, que tem previsão de chuva. Antonelli ficou a apenas 0s097, garantindo presença na primeira fila, enquanto Piastri largará em terceiro.

A McLaren confirmou sua ótima fase na temporada com mais uma exibição dominante em Interlagos. Lando Norris, após marcar um bom tempo em sua primeira tentativa no SQ3, melhorou ainda mais no fim da sessão e fechou a volta em 1min09s243, marca que ninguém conseguiu superar. O britânico comemorou o desempenho, mas ponderou que o desafio maior virá neste sábado, na Sprint Race.

Kimi Antonelli foi a grande surpresa da sessão, o jovem italiano de apenas 19 anos mostrou maturidade e velocidade com a Mercedes, ficando a menos de um décimo do tempo de Norris. O resultado o coloca pela segunda vez na primeira fila em uma prova da Fórmula 1, a primeira vez foi na Sprint de Miami.

Oscar Piastri completou a dobradinha da McLaren entre os três primeiros, garantindo o terceiro lugar no grid. Logo atrás, George Russell terminou em quarto e reforçou o bom momento da Mercedes. A Aston Martin também teve um desempenho sólido, com Fernando Alonso em quinto e Lance Stroll em sétimo.

Entre eles, Max Verstappen não conseguiu repetir o ritmo habitual, o tetracampeão da Red Bull, visivelmente contrariado após cruzar a linha, ficou apenas em sexto. Charles Leclerc ficou em oitavo, seguido por Isack Hadjar (Racing Bulls) e Nico Hülkenberg (Kick Sauber), que completaram o top 10.

Lewis Hamilton, que não avançou ao SQ3, terminou em 11º e ainda será investigado por possível infração sob bandeira amarela, justamente causada pela rodada de seu companheiro de equipe Leclerc no SQ2. Atrás dele ficaram Alex Albon (Williams), Pierre Gasly (Alpine), Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) e Ollie Bearman (Haas).

Horas após ser confirmado pela Alpine para a temporada de 2026, Franco Colapinto terminou em 16º, seguido por Liam Lawson (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull). Esteban Ocon (Haas) e Carlos Sainz (Williams), que travou pneus na volta decisiva, completaram o grid nas duas últimas posições.

Como foi a classificação?

SQ1 – Norris lidera enquanto Sainz é eliminado precocemente

FOTO: F1/Reprodução

Poucas horas depois de Norris superar Piastri e liderar o único treino livre do fim de semana, pilotos e equipes voltaram à pista na sexta-feira para o Sprint Qualifying, que definiu o grid da penúltima Sprint da temporada, marcada para sábado.

Yuki Tsunoda – que teve sua participação limitada no TL1 após uma escapada de pista – foi o primeiro a sair dos boxes quando o cronômetro marcou o início dos 12 minutos do SQ1, às 15h30 no horário local. Nesta primeira fase, o uso dos pneus médios era obrigatório para todos.

Apesar da previsão de tempo instável para o fim de semana, o clima se manteve seco e ensolarado durante o Q1. Com todos os 20 pilotos registrando voltas, Norris assumiu a liderança com 1min09s702, à frente de Piastri e Russell.

Na parte de baixo da tabela, Albon, Ocon, Colapinto, Sainz e Tsunoda ocupavam as posições de eliminação nos minutos finais. A dupla da Ferrari também enfrentava dificuldades, com Hamilton e Leclerc ficando a vários décimos do topo.

Ambos melhoraram suas marcas — Hamilton subindo para sexto e Leclerc para oitavo —, mas a pista ficou cada vez mais movimentada com todos tentando garantir vaga no SQ2. Albon conseguiu se colocar entre os dez primeiros, enquanto Colapinto — recentemente confirmado pela Alpine para 2026 — chegou a subir para 15º, mas logo foi empurrado para 16º.

Lawson também permaneceu na zona de eliminação, em 17º, seguido por Tsunoda em 18º. Ocon ficou em 19º, e a maior surpresa foi Carlos Sainz: após travar os pneus em sua última tentativa, o espanhol — que havia perdido o media day de quinta-feira por estar doente — terminou em 20º e último.

Na frente, Verstappen assumiu o segundo lugar, enquanto Norris manteve o topo com 1min09s627.

Eliminados: Colapinto, Lawson, Tsunoda, Ocon, Sainz

SQ2 – Alonso lidera enquanto Hamilton é eliminado

FOTO: F1/Reprodução

Mais 10 minutos foram colocados no relógio para o SQ2, novamente com pneus médios obrigatórios. O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o primeiro a abrir volta diante de sua torcida, enquanto alguns, como Piastri e Russell optaram por sair mais tarde.

Fernando Alonso colocou seu Aston Martin na liderança após a primeira rodada de voltas, registrando 1min09s330 e abrindo 0s043 sobre Norris, com Piastri logo atrás em terceiro.

A dupla da Ferrari voltou a enfrentar dificuldades, com Leclerc e Hamilton travando os pneus e ficando em nono e 11º, respectivamente. Além de Hamilton, também estavam na zona de eliminação Albon, Gasly, Bearman e Bortoleto.

Com o relógio se aproximando do fim, Alonso e Piastri permaneceram nos boxes, enquanto o restante tentava melhorar os tempos. No entanto, uma rodada de Leclerc provocou bandeiras amarelas duplas, obrigando alguns pilotos a abortarem suas voltas finais.

Apesar do incidente, Leclerc conseguiu avançar em nono. Já Hamilton não teve a mesma sorte: o sete vezes campeão não conseguiu abrir sua última volta a tempo e acabou eliminado em 11º. Após o fim da sessão, foi confirmado que ele será investigado por possível infração sob bandeira amarela na Curva 10.

Os outros eliminados — Albon, Gasly, Bortoleto e Bearman — também não conseguiram escapar da zona de corte.

Eliminados: Hamilton, Albon, Gasly, Bortoleto, Bearman

SQ3 – Norris conquista a primeira pole da Sprint em 2025

FOTO: F1/Reprodução

Encerrado o SQ2, chegou o momento do top 10 disputar a pole na fase final de apenas oito minutos. Com pneus macios obrigatórios, Norris começou forte e marcou 1min09s271 logo na primeira tentativa.

O britânico liderava à frente de Antonelli, Russell, Piastri — três décimos atrás do companheiro — e Leclerc. Estratégias diferentes surgiram entre os pilotos: Verstappen e Alonso optaram por apenas uma volta rápida, enquanto a McLaren fez uma volta de resfriamento antes da tentativa final.

Verstappen aparentou frustração ao cruzar a linha de chegada apenas em sexto, balançando a cabeça, enquanto Russell subia para quarto, empurrando Alonso para quinto.

Norris consolidou a liderança com 1min09s243, tempo que Piastri não conseguiu bater. Restava Antonelli tentar — e o jovem italiano da Mercedes veio rápido, mas terminou a apenas 0s097 do britânico. Com isso, Norris garantiu sua primeira pole da Sprint em 2025 e a quarta da carreira.

No fim do top 10, Stroll assegurou o sétimo lugar — sua melhor posição de largada em Sprints neste ano —, seguido por Leclerc, Hadjar e Hülkenberg.

FOTO: McLaren F1/Reprodução

Deixe um comentário