Campeão da NASCAR Brasil 2025 recebeu a honraria na noite desta segunda-feira, 1º de setembro, em Cuiabá (MT)
O piloto Jorge Martelli, campeão do Campeonato Brasileiro na classe Challenge da NASCAR Brasil 2025, foi homenageado na noite desta segunda-feira (01/09), em Cuiabá (MT), com a Medalha João Batista Jaudy de Honra ao Mérito Esportivo.
A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Diego Guimarães, em sessão na Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Martelli, que defende a equipe Team RC (Chevrolet Camaro #87), recebeu a honraria pelo trabalho desenvolvido no automobilismo e por representar com destaque o estado em competições nacionais.
A homenagem foi oficializada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, com base no artigo 4º da Resolução nº 909, de 16 de julho de 2008, e pela Resolução nº 10.483/25, de 1º de setembro de 2025, de autoria do deputado Diego Guimarães. O diploma foi expedido e assinado pelo autor e pela Mesa Diretora endossando o artigo 26, inciso XXVIII, da Constituição Estadual.
“Por toda sua trajetória e pela conquista do título pelo segundo ano consecutivo, merece esta justa homenagem em face ao seu relevante trabalho e conquistas, motivo pelo qual conclamo e apoio o ato de aprovação”, declarou o deputado Diego Guimarães.
“É uma honra ser reconhecido por esta estimada Casa de Leis. Receber a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo Mato-grossense, ser reconhecido novamente como filho deste estado, traz uma satisfação muito grande. Estou muito feliz mesmo”, disse emocionado Jorge Martelli.
Sobre Jorge Martelli
Filho de Oliden José Martelli e Teresinha Golo Martelli, Jorge Martelli é natural de Coronel Freitas (SC). Sua família mudou-se definitivamente para Tapurah (MT) em 1988, dedicando-se à agricultura.
Aos 17 anos, Martelli retornou a Santa Catarina, onde viveu em Chapecó até os 34 anos. Em 2019, casou-se e voltou a Tapurah com o objetivo de construir sua família e criar seus filhos próximos aos pais.
Em 2025, completa 41 anos (em 15 de dezembro). Além de administrar os trabalhos nas fazendas da família, dedica-se às corridas da NASCAR Brasil, onde neste ano conquistou o bicampeonato brasileiro.
Com 22 anos de carreira no automobilismo, iniciou no autocross e, ao longo dos anos, foi escalando categorias nacionais, acumulando importantes títulos:
- Campeão das 100 Milhas de Autocross Catarinense
- Vice-Campeão Catarinense de Turismo
- Vice-Campeão Metropolitano Paranaense
- Vice-Campeão Sprint Race (2016)
- Campeão Sprint Race Brasil (2017)
- Piloto Revelação (2018)
- Vice-Campeão Special Edition – NASCAR Brasil (2022)
- Campeão Brasileiro – NASCAR Brasil Series (2024)
- Campeão das 100 Milhas – NASCAR Brasil Series (2024)
- Bicampeão Brasileiro – NASCAR Brasil Series (2025) – 9 pódios: 5 vitórias, 1 segundo lugar e 3 terceiros lugares
