Apagão no motor e óleo na pista prejudicaram o desempenho do piloto sorocabano na sétima etapa da Copa São Paulo Light
Um dos principais nomes da categoria F4 Júnior nesta temporada, João Francisco (Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / OMAST Medicina Especializada / Equipe: V11 Kart / Telemetria: Caio Miguel / Coach: Giulliano Forcolin) viveu um fim de semana de escaladas espetaculares na sétima etapa da Copa São Paulo Light, mas o destino conspirou contra o piloto sorocabano, que enfrentou problemas mecânicos e óleo espalhado na pista durante as disputas no Kartódromo Ayrton Senna.
A competição retornou ao traçado de Interlagos neste fim de semana, trazendo um dos grids mais competitivos da temporada com 22 pilotos inscritos, na categoria de João, uma das mais concorridas da Copa São Paulo Light, prometendo disputas acirradas em todas as posições.
Mantendo-se sempre entre os protagonistas da F4 Júnior ao longo da temporada, João Francisco mostrou seu potencial na classificação realizada no sábado (16). O piloto de Sorocaba conseguiu um tempo que o colocou na quarta fila do grid, garantindo uma boa posição para buscar bons resultados nas baterias.
No entanto, os problemas começaram antes mesmo da largada da primeira corrida. No momento de sair para a volta de aquecimento, o motor do kart número 11 apresentou problema, obrigando João a largar da última posição. Mesmo com a desvantagem, o piloto demonstrou sua habilidade ao recuperar posições.
João Francisco já havia escalado até a décima colocação, mostrando que a corrida de recuperação estava dando resultado quando, na sexta volta,o motor do kart de outro competidor teve problemas mecânicos, derramando óleo na reta oposta e na entrada da curva da balança. O incidente causou vários abandonos, incluindo o de João Francisco, que não conseguiu evitar a área escorregadia.
Na segunda corrida da categoria, novamente partindo das posições de trás, o sorocabano precisou iniciar mais uma nova corrida de recuperação. Com determinação, conseguiu ganhar outras 13 posições ao longo da prova, terminando em nono lugar, mas ainda fora da zona do pódio.
“Tudo que podia dar errado comigo nessa etapa deu. Motor na saída do parque fechado, óleo na pista, abandono, duas corridas de recuperação…A próxima etapa tem que ser melhor que isso”, desabafou João Francisco após as corridas.
A próxima etapa da Copa São Paulo Light de Kart está marcada para o dia 20 de setembro, na V11 Arena Kart, em Arujá. Antes disso, João Francisco terá a oportunidade de buscar a liderança da V11 Cup, competindo nas sexta e sétima etapas que serão disputadas nos dias 13 e 14 de setembro, coincidindo com a inauguração do novo traçado de Arujá.
Com o talento demonstrado ao longo da temporada e a experiência adquirida mesmo nos momentos adversos, João Francisco se prepara para voltar à pista em busca da redenção. O piloto sorocabano sabe que tem potencial para brigar pelas primeiras posições.
FOTO: KMCom / Tartalho Photografia
