TV aberta, canais por assinatura e streaming vão exibir todas as corridas, treinos e classificações da principal categoria do automobilismo mundial
A Fórmula 1 está de volta à tela da Globo. Após cinco anos de exibição pela Band, a emissora carioca anunciou nesta quinta-feira (11) que adquiriu os direitos exclusivos de transmissão da principal categoria do automobilismo mundial no Brasil para as temporadas de 2026, 2027 e 2028.
O acordo plurianual prevê cobertura completa da F1 em um modelo multiplataforma. As corridas voltarão a ser exibidas na TV Globo em sinal aberto, enquanto o sportv e o Globoplay vão oferecer cobertura integral, com todas as sessões de treinos livres, classificatórios, corridas sprint e os 24 Grandes Prêmios da temporada.
A TV Globo exibirá ao vivo 15 das 24 etapas por temporada. As demais corridas serão transmitidas em horários alternativos. Já o sportv terá a exibição ao vivo e completa de todas as provas e atividades de pista, oferecendo aos fãs uma experiência abrangente.
Essa nova fase marca o retorno da Fórmula 1 à emissora que foi sua casa por quase quatro décadas, entre 1980 e 2020. Nesse período, a Globo eternizou momentos históricos do automobilismo, com vitórias marcantes de pilotos brasileiros como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
A diretora executiva da TV Globo, Leonora Bardini, destacou o simbolismo desse retorno. “A TV Globo tem uma longa história de sucesso com a Fórmula 1. Agora, a F1 está de volta à casa e os fãs poderão vivenciar uma experiência ainda mais completa e enriquecedora”, afirmou.
Eduardo Gabbay, diretor dos Canais Esportivos da Globo, reforçou o compromisso da emissora com uma cobertura de qualidade. “O sportv oferecerá aos fãs todos os detalhes da temporada, com uma programação de alto nível e análises especializadas”, garantiu.
O conteúdo também estará disponível no Globoplay, serviço de streaming da Globo. Os assinantes poderão assistir às corridas ao vivo ou sob demanda, incluindo reprises completas de todas as sessões. O site ge.globo e os telejornais da emissora também farão cobertura contínua da F1.
De acordo com informações apuradas pelo Motorsport.com, as etapas que não serão transmitidas ao vivo na TV aberta devem incluir provas nos fusos mais afastados ou com conflitos de programação, como os GPs do Bahrein, Arábia Saudita, Miami, Canadá, Estados Unidos, México e Catar, além de duas etapas coincidentes com a Copa do Mundo de 2026.
Além disso, as categorias suporte da Fórmula 1 – Fórmula 2, Fórmula 3, F1 Academy e Porsche Supercup – estão englobadas no acordo e serão transmitidas no Sportv.
Ainda não há confirmação oficial sobre a equipe de transmissão, mas os narradores Luis Roberto e Everaldo Marques são os nomes mais cotados para comandar as corridas na nova fase da Globo, segundo apurou o Estadão. Segundo o Motorsport, Luciano Burti e Rafael Lopes nos comentários e reportagem de Júlia Guimarães, Guilherme Pereira e Marcelo Courrege devem completar a equipe das transmissões na televisão carioca.
Ian Holmes, diretor de Direitos de Mídia da Fórmula 1, celebrou o novo acordo e ressaltou a importância do Brasil para a categoria. “O Brasil sempre demonstrou uma paixão única pela F1. Estamos animados em trabalhar com a Globo para oferecer aos fãs a cobertura que eles merecem”, declarou.
A Fórmula 1 é atualmente o esporte internacional mais acompanhado no Brasil, de acordo com dados divulgados pela própria categoria, são 71 milhões de fãs no país, dos quais 45% são mulheres e 39% têm menos de 35 anos.
O Brasil tem forte tradição na F1, com 33 pilotos ao longo da história, incluindo três campeões mundiais: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. O país segue representado atualmente com Gabriel Bortoleto, que integra a nova geração de talentos.
O Grande Prêmio de São Paulo, disputado em Interlagos, é um dos eventos mais tradicionais do calendário e seguirá com presença garantida. Em 2026, a etapa brasileira será uma das atrações transmitidas ao vivo na TV Globo.
A Band, que atualmente detém os direitos de exibição, seguirá com a cobertura até o fim da temporada de 2025. Ian Holmes agradeceu à emissora paulista pelo trabalho realizado nos últimos anos e prometeu uma transição tranquila até a última corrida deste ciclo, em Abu Dhabi.
FOTO: Reprodução/X.com
