Turismo 1.4: Marcus Índio garante a pole em Interlagos e Wilton Pena brilha nos treinos

Com 46 carros no grid, a segunda etapa do Turismo 1.4 teve início em Interlagos com treinos equilibrados e um novo desafio: acelerar sob a iluminação noturna do tradicional circuito paulistano

Após muita expectativa, os pilotos do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 finalmente entraram na pista de Interlagos para dar início à segunda etapa da temporada.

Na manhã desta sexta-feira (16), foram realizados dois treinos livres, e os 46 veículos inscritos puderam experimentar a emoção de acelerar no lendário circuito de Interlagos, palco de grandes nomes do automobilismo.

O mineiro Wilton Pena foi o mais veloz nos dois treinos da manhã, com o Chevrolet New Onix #53 da equipe Pace Car Motorsport, fechando os 4.309 metros de extensão em 2m05s668 no primeiro treino e reduzindo seu próprio resultado em milésimos de segundos no treino seguinte, com o tempo de 2m05s519.

“Fiquei muito feliz por liderar os primeiros treinos. Virar o recorde da pista no treino oficial já é uma alegria para mim e para minha equipe. Vamos trabalhar muito para buscar a liderança do campeonato”, disse o piloto que até então é vice-líder da categoria PRO.

No final do dia, os pilotos participaram da sessão classificatória que definiu o grid de largada da corrida 1, marcada para sábado. Marcus Índio, que faz dupla com Gui Pozzi, garantiu a pole position com o HB20 #21, seguido por Sandro Tannuri, com o New Onix #71. Na segunda fila, largam Rodrigo Moreno, com o New Onix #55, em terceiro, e Wilton Pena, em quarto.

“A corrida será muito interessante, porque são quase 50 carros em um dos maiores grids do Brasil. A competição está extremamente acirrada”, observou Marcus Índio logo após garantir sua posição.

Na categoria Elite, o melhor tempo foi registrado por Vinícius Malzone, que pilota o New Onix #150 e faz sua estreia no campeonato. O piloto enfrenta um momento difícil: há uma semana, perdeu o irmão em um trágico acidente.

“Ele tinha 20 anos e sempre esteve ao meu lado, torcendo. Eu vim realmente por ele e para ele. Minha motivação neste fim de semana, com certeza, é o meu irmão”, revelou, emocionado.

O ingrediente a mais

Para apimentar ainda mais esta etapa, a primeira corrida do fim de semana será noturna. Isto mesmo: teremos uma disputa iluminada pelos faróis dos carros e pela iluminação de Interlagos. “A dificuldade nas corridas noturnas é muito maior, mas após algumas voltas os pilotos já estabelecem referências no circuito”, explicou Urbano Geraldo da Silva, idealizador da categoria Turismo 1.4. O clima entre os competidores é de expectativa.

“Já corri várias vezes aqui, mas a prova noturna traz um elemento extra, dá aquele frio na barriga. Fico um pouco nervoso, mas isso faz parte. Será uma corrida sensacional”, comentou Dimas Sahium, piloto da categoria Elite Master, que pilota o Onix #91 da equipe Pérez Competição.

Se até os pilotos mais experientes da categoria Master estão apreensivos, o desafio é ainda maior para quem estreia em Interlagos justamente em uma corrida noturna. É o caso de Marcelo Monteiro, que faz dupla com Anderson Beiçola e lidera a categoria Elite até o momento.

“A ideia aqui é tentar sobreviver porque não é fácil, ainda mais à noite. Então será uma caixinha de surpresa”, disse Monteiro. O pole position do dia também tem uma tática: “É preciso ter um pouco mais de paciência, porque a visibilidade não é total. Minha mãe já falava: à noite todo gato é pardo. Quem for mais cauteloso vai ganhar a corrida amanhã”, aposta.

As corridas do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 terão transmissão ao vivo pelo canal Band Sports, além de serem exibidas online pelo canal oficial da categoria no YouTube (@Turismo1.4) e pelas plataformas Parc Fermé TV e High Speed TV.

O Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 conta com o patrocínio do Grupo Iesa; Continental Pneus; Atual Pneus; Plus Veículos; Filtros Inflow; Xtreme Amortecedores; Autoracing; Hardware Performance; RBM Performance; RCP Racing Store; Sparco Brasil; e MKR Rodas.

Deixe um comentário