Norris lidera único treino livre do GP da China

Leclerc e Piastri ficaram logo atrás; Verstappen fica apenas em 16º

Lando Norris foi o mais rápido no único treino livre do Grande Prêmio da China, realizado nesta sexta-feira (22). O piloto da McLaren registrou o melhor tempo da sessão, à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, e de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.

O fim de semana em Xangai segue o formato Sprint pela primeira vez na temporada, tornando a sessão de treinos essencial para os pilotos ajustarem seus carros antes da classificação para a Sprint, que acontece ainda hoje. Assim, a atividade começou movimentada, com Ollie Bearman puxando a fila dos carros ao sair dos boxes com pneus médios. O piloto da Haas busca recuperação após uma etapa difícil em Melbourne.

Nos primeiros minutos, Liam Lawson (Red Bull) e Alex Albon (Williams) tiveram incidentes, com ambos escapando para a brita. Albon ainda relatou um problema no pedal do FW47. Com a pista de Xangai recém-repavimentada desde a última visita da F1, o asfalto ofereceu boa aderência, permitindo tempos cada vez mais rápidos.

Lewis Hamilton liderou os tempos no primeiro quarto da sessão, apesar de um leve deslize na freada da última curva, mas foi superado por George Russell, que marcou 1min32s377 na metade do treino. O tempo do piloto da Mercedes foi meio segundo mais rápido que o de Leclerc e mais de um segundo abaixo da pole position do ano passado.

A segunda parte da sessão teve alguns problemas. Leclerc rodou na Curva 3, enquanto Hamilton saiu levemente da pista ao entrar nos boxes, relembrando seu famoso erro no pit lane em 2007.

A bandeira vermelha foi acionada quando Jack Doohan, da Alpine, parou na pista com uma falha na direção hidráulica. Com a retomada da sessão a apenas sete minutos do fim, houve uma intensa disputa por voltas rápidas com pneus macios.

Leclerc chegou a liderar, mas Norris cravou 1min31s504 e assumiu a ponta com quatro décimos de vantagem. Piastri completou o top-3, apesar de ter passado reto na última curva.

Hamilton foi o quarto, seguido por Russell. Nico Hulkenberg, da Kick Sauber, surpreendeu ao fechar na sexta posição. Albon terminou em sétimo, enquanto Fernando Alonso (Aston Martin), Kimi Antonelli (Mercedes) e Yuki Tsunoda (Racing Bulls) completaram os dez primeiros.

Ollie Bearman (Haas), Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Haas), Pierre Gasly (Alpine) e Carlos Sainz (Williams) ficaram entre 11º e 15º. Já Max Verstappen terminou apenas em 16º, sem completar uma volta rápida com pneus macios.

Isack Hadjar (Racing Bulls), Lawson (Red Bull), Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) e Doohan, que não voltou à pista após seu problema, fecharam a tabela de tempos.

Deixe um comentário