Hamilton larga na frente na Sprint em duelo contra Verstappen

Piloto da Ferrari conquistou sua primeira pole em Sprint na carreira e

O piloto da Ferrari, Lewis Hamilton, apresentou um desempenho impressionante para garantir a pole position durante a Classificação da Sprint no Grande Prêmio da China, superando por pouco o rival da Red Bull, Max Verstappen, e o piloto da McLaren, Oscar Piastri.

Hamilton registrou um tempo de 1m30s849 durante a fase decisiva do SQ3, batendo Verstappen por apenas 0s018, com Piastri e o outro Ferrari de Charles Leclerc não muito atrás, em uma sessão extremamente equilibrada.

A marca de Hamilton foi um novo recorde de volta no Circuito Internacional de Xangai e, ao ser informado pelo rádio sobre sua pole, o sete vezes campeão mundial inicialmente não conseguiu acreditar. “Sério?” perguntou Hamilton, seguido por algumas risadas.

George Russell liderou o ataque da Mercedes, terminando na quinta posição, aproveitando um segmento final inconsistente de Lando Norris, que parecia rápido em sua McLaren no início, mas cometeu um erro em sua primeira volta no SQ3 e abandonou a segunda tentativa.

Em seguida, apareceu Kimi Antonelli, cerca de meio segundo atrás de seu companheiro de equipe Russell, com Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Alex Albon (Williams) e Lance Stroll (Aston Martin) completando o top 10.

Fernando Alonso ficou fora do SQ3 por pouco com o outro Aston Martin, enquanto Ollie Bearman se recuperou de um desafiador fim de semana de estreia na F1 na Austrália, colocando seu Haas na 12ª posição, à frente de Carlos Sainz (Williams), Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) e Isack Hadjar (Racing Bulls).

Foi mais uma sessão difícil para o novato da Red Bull, Liam Lawson, cujas dificuldades na etapa de abertura da temporada continuaram com uma dolorosa eliminação no SQ1 – seu tempo final foi deletado por exceder os limites da pista, deixando-o em 20º e último no grid da Sprint.

A Alpine também teve uma tarde complicada, perdendo ambos os carros já na primeira fase – com Jack Doohan marginalmente mais rápido que seu companheiro de equipe Pierre Gasly, em 16º e 17º, respectivamente – acompanhados por Lawson, Esteban Ocon (Haas) e Nico Hulkenberg (Sauber).

COMO ACONTECEU

SQ1 – Hamilton mais rápido, Lawson eliminado

Após uma única sessão de Treino Livre, liderada com folga pelo pole e vencedor da Austrália, Norris, as atenções se voltaram rapidamente para a primeira sessão que definiria o grid do fim de semana em Xangai – a Classificação da Sprint.

De acordo com o regulamento da Sprint, os pneus médios foram obrigatórios no SQ1, levando todos os 20 pilotos a saírem com os compostos de faixa amarela, com apenas 12 minutos no relógio para estabelecer tempos e garantir vaga no SQ2.

Com tempo ensolarado e agradável, Piastri marcou o primeiro tempo de referência com 1m31s712, colocando-se meio segundo à frente do restante do pelotão – com um inspirado Alonso segurando a P2, seguido de Hamilton, Leclerc e Norris, que saiu um pouco da pista na última curva.

Na parte inferior da tabela, Doohan estava na bolha em 15º, após problemas técnicos da Alpine no Treino Livre, com Tsunoda, Sainz, Bearman, Bortoleto (tempo deletado por limites de pista) e Ocon precisando melhorar em suas últimas tentativas.

Nesse momento, os comissários notaram um possível bloqueio entre Tsunoda e Russell, com o japonês expressando sua frustração pelo rádio após um momento tenso na Curva 14, além de um outro incidente entre Stroll e Bearman.

Com o cronômetro zerando e as últimas voltas sendo completadas, Hamilton saltou para o topo da tabela com 1m31s212, dois décimos à frente de Norris, seguido por Leclerc, Piastri, Verstappen, Russell e Antonelli.

Um excelente esforço final de Bearman colocou o estreante da Haas no top 10, logo atrás de Antonelli, Alonso e Hadjar, enquanto Tsunoda, Sainz e Bortoleto também se salvaram com voltas mais limpas.

Mas Lawson não teve a mesma sorte, terminando em último após perder sua melhor volta. “Cara, me desculpe muito”, disse pelo rádio, mencionando dificuldades com os pneus, juntando-se a Alpines, Ocon e Hulkenberg na lista dos eliminados.

Eliminados: Doohan, Gasly, Ocon, Hulkenberg, Lawson

SQ2 – Norris assume a ponta

Após um breve intervalo, os pilotos restantes voltaram à pista, novamente com pneus médios obrigatórios e agora com apenas 10 minutos para marcar tempo – enquanto os comissários decidiram não tomar nenhuma ação sobre os incidentes do SQ1.

Na primeira sequência de voltas, Norris liderou com 1m31s174, à frente de Piastri, Verstappen e Antonelli, enquanto os Ferraris de Leclerc e Hamilton ficaram um pouco mais atrás, em P5 e P6. Enquanto isso, Russell, em P7, reclamava que seus “pneus simplesmente não estavam funcionando”.

Após as primeiras tentativas, Bortoleto, Hadjar e Tsunoda ocupavam as últimas vagas do SQ3, deixando Stroll, Sainz, Albon, Alonso e Bearman na zona de eliminação. Os tempos então começaram a baixar com as voltas finais.

No fim, Albon foi o único a sair do perigo e garantir uma vaga no SQ3, subindo para P7 com uma volta impressionante, enquanto Norris permaneceu na frente e Russell melhorou para P2 com uma volta mais limpa.

Alonso não conseguiu avançar, terminando em P11, seguido por Bearman (P12), Sainz (P13), Bortoleto (P14) e Hadjar (P15), que cometeu um erro no início de sua última tentativa. “Não sei o que está acontecendo”, desabafou Sainz pelo rádio.

Eliminados: Alonso, Bearman, Sainz, Bortoleto, Hadjar

SQ3 – Hamilton surpreende Xangai

Durante a pausa antes do SQ3, rádios da Ferrari chamaram a atenção ao pedirem que Leclerc “trocasse de posição” com Hamilton no fim da fase anterior.

Mas antes que alguém pudesse especular mais, o semáforo ficou verde para a última fase da classificação, com 8 minutos de duração e obrigatoriedade de pneus macios (faixa vermelha).

Piastri começou com uma volta impressionante de 1m30s929, dois décimos mais rápido que um Russell mais confortável e Norris, que perdeu tempo na Curva 13.

No entanto, a McLaren enfrentou forte concorrência: Hamilton cravou 1m30s849, garantindo a pole provisória, que manteve mesmo com a melhora de Verstappen, ficando apenas 0s018 atrás.

Esses tempos empurraram Piastri para P3, Leclerc para P4 e Russell para P5, enquanto Norris ficou apenas em P6 após outro erro. Antonelli foi P7, com Tsunoda, Albon e Stroll completando o top 10.

Deixe um comentário