McLaren domina a classificação e garante dobradinha na primeira fila; Verstappen larga em terceiro
Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de 2025, superando seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, por apenas 0s084. Com isso, a McLaren assegurou a primeira fila completa para a corrida de abertura da temporada.
Max Verstappen havia garantido a pole provisória na primeira rodada de voltas rápidas do Q3, mas Piastri levantou o público ao melhorar o tempo do tricampeão mundial em incríveis quatro décimos de segundo. No entanto, a alegria do australiano durou pouco: Norris cravou 1min15s096 e tomou o primeiro lugar, garantindo a pole para a equipe campeã de construtores em 2024.
Verstappen ficou com a terceira posição e promete dar trabalho à McLaren na corrida. George Russell, da Mercedes, larga em quarto, enquanto Yuki Tsunoda, com um desempenho impressionante, colocou a Racing Bulls na quinta colocação.
Alex Albon surpreendeu ao classificar sua Williams em sexto, demonstrando potencial do time para a temporada. Já a Ferrari teve uma sessão complicada, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton garantindo apenas o sétimo e o oitavo lugares, respectivamente. Pierre Gasly, da Alpine, ficou em nono, enquanto Carlos Sainz, em sua estreia pela Williams, completou o top 10.
O fim de semana positivo da Racing Bulls quase rendeu uma vaga no Q3 para o estreante Isack Hadjar, que terminou em 11º. A Aston Martin, por outro lado, sofreu uma eliminação dupla no Q2, com Fernando Alonso e Lance Stroll ficando em 12º e 13º, respectivamente.
O australiano Jack Doohan, da Alpine, largará em 14º, depois de abortar sua última tentativa devido a uma bandeira amarela causada por um erro de Hamilton. Já o atual campeão da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, estreou pela Kick Sauber com a 15ª posição.
Ollie Bearman, da Haas, teve um classificatório frustrante ao não completar nenhuma volta por conta de um problema no câmbio. Outro estreante, Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou em 16º, enquanto Liam Lawson não passou do 18º em sua estreia oficial pela Red Bull.
Nico Hulkenberg, da Kick Sauber, ficou em 17º, e Esteban Ocon teve um sábado difícil ao terminar em 19º, uma posição à frente de seu companheiro Bearman, que não conseguiu marcar tempo.
Com McLaren e Red Bull na frente e surpresas no meio do grid, a corrida promete fortes emoções no circuito de Albert Park.
Mas como foi a classificação?
Q1 – Norris lidera enquanto Antonelli, Lawson e Bearman são eliminados
Horas depois de um terceiro treino livre movimentado, todas as atenções estavam voltadas para a primeira sessão de classificação da temporada 2025 em Melbourne. Entre as principais dúvidas, estava o desempenho de Ollie Bearman, da Haas, após seu segundo grande acidente do fim de semana no TL3, que comprometeu seu tempo de pista até então.
Liam Lawson também enfrentava incertezas, pois ficou de fora do último treino livre devido a um problema na unidade de potência. Quando o semáforo ficou verde para o Q1 às 16h (horário local), a dupla da Haas, Ocon e Bearman, foi a primeira a sair dos boxes, mas logo surgiram novos problemas para Bearman, que relatou uma falha no câmbio e teve que retornar aos boxes.
Nas primeiras voltas rápidas, com a maioria dos pilotos usando pneus macios, Norris foi o mais rápido com 1min16s003, apenas um centésimo à frente de um Verstappen agressivo, enquanto Piastri vinha um décimo atrás, em terceiro.
Outro destaque inicial foi Alonso, que colocou sua Aston Martin em quinto. Já Lawson teve dificuldades ao sair da pista e trazer bandeiras amarelas, ficando na zona de eliminação junto com Gasly, Hulkenberg, Ocon e Bearman – este último ainda sem tempo devido ao problema no carro.
Antonelli, estreante da Mercedes, também estava ameaçado em 14º após cometer um erro e passar pela brita. Lawson tentou melhorar sua marca na última tentativa, mas acabou saindo da pista e terminou apenas em 18º.
Gasly conseguiu sair da zona de eliminação e entrou no top 10, logo atrás de seu companheiro Doohan. Já Hamilton, que corria risco de ficar fora, avançou para o Q2 em sexto, garantindo um bom resultado inicial em sua primeira classificação pela Ferrari.
Sem a mesma sorte, Antonelli foi empurrado para 16º após uma melhora de Bortoleto, que avançou com a Kick Sauber para o Q2 em 15º. A Mercedes depois confirmou que Antonelli sofreu danos no assoalho do carro, o que afetou seu desempenho nas últimas voltas.
Hulkenberg foi eliminado em 17º, à frente de Lawson (18º), enquanto Ocon (19º) e Bearman (20º) completaram um difícil sábado para a Haas.
Eliminados: Antonelli, Hulkenberg, Lawson, Ocon, Bearman.
Q2 – Norris lidera novamente enquanto rodada de Hamilton traz bandeiras amarelas
O Q2 começou agitado, com Verstappen abrindo a sessão e estabelecendo o tempo a ser batido, antes de ser superado por Piastri e Norris – ambos com pneus macios novos.
Alonso teve um momento complicado ao passar pelos zebras e levantar brita, forçando sua ida aos boxes sem registrar tempo. Doohan também ficou sem tempo inicial por exceder os limites de pista, enquanto Hadjar, Stroll e Bortoleto estavam na zona de risco.
Hamilton aproximou-se de Leclerc e ficou a menos de um décimo do companheiro, ocupando a sexta posição – mas ambos estavam a vários décimos do tempo de Piastri. A Ferrari optou por uma última tentativa com pneus usados, o que poderia comprometer seu desempenho.
Bortoleto fez uma grande defesa para evitar uma rodada em sua volta final, mas o grande susto veio com Hamilton, que girou na pista e trouxe bandeiras amarelas, prejudicando as voltas finais de alguns pilotos.
Norris garantiu novamente o melhor tempo com 1min15s415, enquanto Hamilton conseguiu manter-se seguro na sexta posição. Hadjar, por pouco, não avançou ao Q3 e ficou em 11º. Alonso e Stroll foram eliminados em 12º e 13º, respectivamente, enquanto Doohan, que teve que abortar sua última tentativa devido às bandeiras amarelas, terminou em 14º. Bortoleto, que lutou contra seu carro, fechou em 15º.
Eliminados: Hadjar, Alonso, Stroll, Doohan, Bortoleto.
Q3 – Norris supera Piastri por 0s084 e fica com a pole position
Chegou o momento da disputa final pela pole position no circuito de Albert Park. Nos primeiros tempos registrados, Leclerc chegou a assumir a ponta provisória antes de Verstappen superá-lo por apenas oito centésimos (1min15s671). Russell também conseguiu melhorar e ultrapassar o tempo do piloto da Ferrari.
Norris teve sua primeira volta deletada por exceder os limites da pista, deixando-o com a missão de se recuperar nos minutos finais. Piastri apareceu em quarto, enquanto Albon surpreendia em quinto pela Williams, seguido por Tsunoda, Hamilton (que teve uma escapada durante sua volta), Gasly, Sainz e o próprio Norris.
Com os minutos finais se aproximando, os pilotos formaram fila nos boxes para a última tentativa, com Piastri liderando o grupo. O australiano fez a alegria do público ao superar Verstappen por quatro décimos – mas sua felicidade durou pouco, pois Norris registrou 1min15s096 e conquistou a pole com apenas 0s084 de vantagem sobre o companheiro de equipe.
Russell chegou a ocupar a terceira posição, mas Verstappen conseguiu melhorar sua volta e retomou o posto, empurrando o piloto da Mercedes para quarto. Tsunoda brilhou novamente e garantiu o quinto lugar para a Racing Bulls, confirmando um ótimo fim de semana para a equipe.
Albon se destacou ao colocar a Williams na sexta posição, enquanto a Ferrari teve um dia difícil, com Leclerc e Hamilton terminando em sétimo e oitavo, respectivamente. Gasly ficou em nono com sua Alpine, e Sainz, representando a Williams, completou o top 10.
A McLaren garantiu uma dobradinha na primeira fila e agora se prepara para uma batalha intensa contra Verstappen na corrida.
FOTO: FOM/Reprodução
