Russell herda pole após Verstappen perder P1 no Catar por 0,055s

George Russell herdou a pole position para o Grande Prêmio do Catar após Max Verstappen, que surpreendentemente havia conquistado o P1, ser penalizado devido a um incidente com o piloto da Mercedes nos momentos finais da sessão.

Durante as etapas anteriores da classificação, os nomes no topo do quadro de tempos mudaram frequentemente. Russell havia garantido a pole provisória nas primeiras tentativas do Q3, mas Verstappen, recém-coroado tetracampeão mundial, fez uma volta final impressionante e tomou a posição de destaque.

No entanto, foi anunciado posteriormente que Verstappen estava sendo investigado por supostamente ter andado muito devagar em sua volta de resfriamento. Replays mostraram que Russell sentiu ter sido atrapalhado pelo Red Bull. Como resultado, Verstappen recebeu uma penalização de perda de uma posição no grid.

Lando Norris largará em terceiro, dividindo a segunda fila com seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri, que ficou com o quarto lugar. Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu o quinto lugar, enquanto Lewis Hamilton sairá em sexto pela Mercedes.

Carlos Sainz colocou sua Ferrari em sétimo, seguido pelo compatriota Fernando Alonso, que teve um bom desempenho pela Aston Martin e ficou com o oitavo lugar. Sergio Pérez, da Red Bull, e Kevin Magnussen, da Haas, completam o top 10.

Pierre Gasly, da Alpine, terminou em 11º após ser eliminado nos momentos finais do Q2. O duo da Kick Sauber, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, mostrou bom ritmo durante a sessão, mas ambos não conseguiram avançar para o Q3, terminando em 12º e 13º, respectivamente.

Yuki Tsunoda, da RB, ficou fora do Q2 em 14º, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, foi o último a ser eliminado na segunda parte da classificação, garantindo a 15ª posição.

No Q1, Alex Albon, da Williams, perdeu a chance de avançar por apenas 0,026s, ficando com o 16º lugar. Liam Lawson, da RB, também ficou desapontado, terminando em 17º, seguido por Nico Hulkenberg, da Haas, em 18º.

Foi outra sessão difícil para Franco Colapinto, da Williams, que não conseguiu melhorar além da 19ª posição, enquanto Esteban Ocon, da Alpine, completará o grid na 20ª posição.

FOTO: Fórmula 1/Reprodução

Deixe um comentário