Oscar Piastri vai largar na primeira posição para a corrida Sprint do GP de São Paulo que acontece na manhã deste sábado (2). O piloto australiano conseguiu melhorar em sua última volta, para superar seu companheiro de equipe, Lando Norris, por apenas 29 milésimos de segundo, com a marca de 1min08s899, na classificação realizada na tarde desta sexta-feira, no Autódromo de Interlagos.
No SQ2, grandes nomes ficaram de fora, como Lewis Hamilton, que terminou a sessão em P11, e Sergio Perez, que foi eliminado em P13, pois o piloto da Red Bull não teve tempo de completar sua última volta rápida. Nico Hulkenberg, da Haas, se classificou em 12º, e também ficaram de fora antes do último segmento da Sprint Qualifying: Franco Colapinto da Williams, em 14º, e Valtteri Bottas da Kick Sauber, em 15º.
A Aston Martin teve dupla decepção na SQ1, com Fernando Alonso caindo para a P16, enquanto seu companheiro Lance Stroll foi eliminado em P19. Outros eliminados foram Esteban Ocon, da Alpine, em 17º, Yuki Tsunoda da Red Bull em 18º e Zhou Guanyu, da Kick Sauber, na 20ª posição.
COMO ACONTECEU
SQ1 – Norris lidera enquanto a Aston Martin enfrenta dupla eliminação
Após uma única hora de prática mais cedo na sexta-feira, os pilotos voltaram para a Sprint Qualifying, prontos para decidir o grid da penúltima Sprint da temporada no Autódromo José Carlos Pace.
O clima estava mais frio em comparação ao início do dia quando a luz verde abriu a SQ1. Leclerc liderou o grupo, todos usando o pneu médio obrigatório, na sessão de 12 minutos.
Nos primeiros tempos registrados, o ritmo na pista melhorava rapidamente e as posições no topo mudavam constantemente, mas foi Piastri quem ficou em primeiro com 1m10s265, dois décimos à frente de Hulkenberg em segundo, enquanto Lawson ficou em terceiro.
Colapinto teve sua volta deletada por exceder os limites da pista, deixando o piloto da Williams na zona de eliminação junto com Alonso, Bottas, Stroll e Zhou nos minutos finais da SQ1. Com a pista em rápida evolução, a maioria dos pilotos tentou uma última volta no final. Enquanto Piastri manteve a liderança, Leclerc subiu para segundo.
Perez subiu para terceiro, um resultado bem-vindo para o mexicano após dificuldades na qualificação em seu GP de casa, com seu companheiro Verstappen em quarto.
Alonso conseguiu sair da zona de risco, mas por pouco. Com outros pilotos melhorando – incluindo Gasly, Bottas e Colapinto – o espanhol caiu para a 16ª posição, um dia decepcionante para a Aston Martin, com Stroll também eliminado em 18º.
Norris marcou o P1 nos momentos finais com uma volta impressionante de 1m09s477, enquanto Ocon e Zhou também foram eliminados em 17º e 20º, respectivamente.
Eliminados: Alonso, Ocon, Tsunoda, Stroll, Zhou
SQ2 – Norris impressiona novamente enquanto Hamilton e Perez são eliminados
Com nuvens escuras aparecendo sobre Interlagos, a maioria dos pilotos restantes apressou-se para começar o segmento de 10 minutos da SQ2.
Norris chamou a atenção ao marcar 1m09s063, colocando-o com uma vantagem de quatro décimos sobre Sainz, o mais próximo concorrente. Verstappen fez o melhor setor 1, seguido de seus melhores tempos nos setores 2 e 3, mas ainda ficou em segundo.
Nos últimos minutos, os pilotos em risco eram Colapinto, Bottas, Bearman, Hulkenberg e Lawson, com os três últimos ainda sem tempo registrado. Hamilton estava em 10º e Perez logo à frente em 9º.
Bearman, substituto de Kevin Magnussen, conseguiu subir para a quinta posição, mas Hulkenberg foi eliminado.
Hamilton e Perez caíram para a zona de eliminação. Perez ficou sem tempo para tentar outra volta, ficando em 13º, enquanto Hamilton conseguiu melhorar apenas para a 11ª posição, eliminando ambos da sessão.
Também foram eliminados Hulkenberg em P12, Colapinto da Williams em P14 e Bottas da Kick Sauber em P15.
Eliminados: Hamilton, Hulkenberg, Perez, Colapinto, Bottas
SQ3 – Piastri supera Norris na última volta e conquista a pole
A dupla da McLaren foi rápida em entrar na pista para os oito minutos de SQ3, onde o uso de pneus macios é obrigatório. Outros pilotos, como Bearman e Lawson, se preparavam nos boxes para suas primeiras participações na SQ3.
Inicialmente, Piastri liderava, mas Norris fez uma volta impressionante de 1m08s928, quase três décimos mais rápido que seu companheiro.
Nos minutos finais, outros pilotos voltaram à pista – mas alguém conseguiria superar o tempo de Norris? Bearman cometeu um erro na curva 2 e ficou em nono, mas sua volta foi posteriormente deletada por exceder os limites da pista.
Leclerc se posicionou em terceiro, mas os olhos se voltaram para Piastri, que conquistou a pole provisória com uma volta impressionante de 1m08s899. Norris decidiu voltar aos boxes e não completar sua última tentativa, garantindo a pole para Piastri à frente de seu companheiro de equipe.
Leclerc ficou com o P3, com Verstappen ao seu lado na segunda fila, em P4. Sainz e Russell ficaram na terceira fila, em P5 e P6, respectivamente. Gasly, Lawson, Albon e Bearman completaram o top 10, com Bearman terminando a sessão sem um tempo registrado.
Foto: Reprodução/F1
