Max Verstappen conquistou a pole position para a Sprint no Grande Prêmio dos Estados Unidos, superando o piloto da Mercedes, George Russell, por apenas 0,012s na Sprint Qualifying

Russell estabeleceu o tempo de referência ao sair mais cedo para a pista no SQ3, enquanto pilotos como Lando Norris e a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, que tinham se mostrado fortes mais cedo na sexta-feira, tentaram superá-lo. Todos falharam, mas Verstappen conseguiu, no final, colocar seu Red Bull em P1.

Russell largará ao lado de Verstappen na primeira fila, com Leclerc e Norris logo atrás, em terceiro e quarto lugares, à frente de Sainz e do Haas de Nico Hülkenberg, em quinto e sexto.

Lewis Hamilton larga em sétimo pela Mercedes, ao lado de Kevin Magnussen, da Haas, que fez um sólido oitavo lugar. Yuki Tsunoda, da RB, e Franco Colapinto, da Williams, completam o top 10.

Sergio Perez foi eliminado no SQ2 após seu único esforço não ser suficiente para avançar, colocando o Red Bull em 11º. Ao seu lado na sexta fila estará o Alpine de Pierre Gasly.

A Aston Martin teve um dia decepcionante, com Lance Stroll e Fernando Alonso terminando a sessão em 13º e 14º, respectivamente. Atrás deles, está Liam Lawson, em 15º pela RB, retornando ao grid no lugar de Daniel Ricciardo.

Houve drama no SQ1 quando Oscar Piastri teve seu tempo final de volta deletado por exceder os limites da pista na Curva 19, jogando o piloto da McLaren para P16 e eliminando-o da sessão. Alex Albon, por sua vez, rodou com sua Williams ao se aproximar da linha de chegada, deixando-o sem conseguir melhorar, terminando em P18.

Também foram eliminados no primeiro segmento da Sprint Qualifying Esteban Ocon, da Alpine, em 17º, Valtteri Bottas, em 19º, e seu companheiro de equipe da Kick Sauber, Zhou Guanyu, em 20º lugar.

Como Aconteceu

SQ1 – Leclerc é o mais rápido e Piastri é eliminado de forma chocante

Após apenas uma hora de treino para se preparar mais cedo no dia, os pilotos voltaram à ação na sexta-feira para a Sprint Qualifying, prontos para definir o grid da Sprint de sábado no Circuito das Américas.

Com o segmento de 12 minutos do SQ1 começando às 16h30 locais, o líder do campeonato, Verstappen, liderou uma fila de carros saindo do pit lane, todos usando os obrigatórios pneus médios novos.

Enquanto Verstappen e seu companheiro Perez inicialmente colocaram seus tempos no topo da tabela, Magnussen foi uma surpresa ao desbancar o holandês no P1, e Perez logo caiu na ordem após ter seu tempo de volta deletado por exceder os limites da pista.

Após todos colocarem um tempo na tabela, foi Hamilton quem liderou com um esforço de 1m33.840s, cinco centésimos à frente de Leclerc em segundo e apenas sete centésimos à frente de Norris em P3. Mais atrás, os companheiros de equipe da Williams, Albon e Colapinto, conseguiram marcar exatamente o mesmo tempo em 14º e 15º.

Com o relógio correndo, Ocon, Hülkenberg, Bottas, Zhou e Perez eram os pilotos em risco – o último devido ao problema anterior com os limites da pista – justo quando Verstappen melhorou seu tempo, indo para o terceiro lugar.

Perez, por sua vez, subiu para o P7, empurrando a dupla da Williams para a zona de eliminação. Enquanto Colapinto melhorou, Albon sofreu uma dramática rodada em seu último esforço e, apesar de permanecer na pista, o incidente resultou em sua queda para a zona de eliminação.

Houve um drama tardio quando Piastri saiu da pista na Curva 19, o que levou à anulação de seu tempo, jogando o australiano para o P16 e fora da sessão.

Leclerc terminou o segmento no topo, mas sendo eliminados junto com Piastri e Albon, estavam Ocon em 17º e a dupla da Kick Sauber, Bottas e Zhou, em 19º e 20º, respectivamente.

Eliminados: Piastri, Ocon, Albon, Bottas, Zhou

SQ2 – Perez é eliminado e Sainz lidera o ritmo

Foi um começo agitado quando o segmento de 10 minutos do SQ2 começou, com a dupla da Mercedes entre os primeiros a ir para a pista. As Flechas de Prata definiram o ritmo inicial – à frente de Norris na McLaren – antes de os Ferraris de Sainz e Leclerc ocuparem o primeiro e terceiro lugares, separando Hamilton.

Verstappen, por sua vez, entrou em ação alguns minutos depois e colocou seu Red Bull em P2, apenas 0,016s atrás da volta de 1m33.274s de Sainz, com os três primeiros separados por apenas um décimo.

Nos minutos finais do SQ2, Perez se viu em risco no P10 – e o mexicano não teve tempo suficiente para tentar melhorar, tendo deixado para colocar seu esforço no cronômetro tarde demais.

Logo ficou claro que Perez não avançaria para o SQ3, com Tsunoda subindo para o P10 e empurrando o Red Bull para a zona de eliminação em 11º lugar.

Gasly terminou o segmento em P12, enquanto houve dupla decepção para a Aston Martin, com Stroll e Alonso eliminados em 13º e 14º. Lawson, por sua vez, largará em P15, com o neozelandês e Alonso tendo seus tempos de volta deletados.

Eliminados: Perez, Gasly, Stroll, Alonso, Lawson

SQ3 – Verstappen deixa para o final e supera Russell pela pole

Hamilton foi novamente rápido para sair à pista quando o SQ3 começou, um segmento em que os pneus macios são o composto obrigatório. O britânico questionou a equipe sobre por que haviam ido tão cedo, enquanto muitos pilotos escolheram inicialmente permanecer nos boxes.

Embora as bandeiras amarelas tenham sido agitadas brevemente após um giro de Colapinto na Curva 12 – o piloto argentino sendo o único Williams na sessão – o momento foi suficiente para causar problemas para Hamilton atrás, cujo tempo foi meio segundo mais lento que o de seu companheiro de equipe, Russell.

Assim que os carros da Mercedes voltaram aos boxes, o restante do pelotão saiu para fazer suas voltas finais, buscando superar a marca de 1m32.845s de Russell. Enquanto Norris e a dupla da Ferrari chegaram perto, nenhum conseguiu superar Russell.

No entanto, Verstappen foi quem desbancou o britânico, ficando mais rápido por apenas 0,012s e colocando seu Red Bull na pole para a Sprint.

Leclerc largará em terceiro, com Norris ao seu lado na segunda fila, enquanto Sainz ficou em quinto à frente de Hülkenberg em sexto. Hamilton segurou o sétimo lugar, e Magnussen somou a um dia forte para a Haas, indo para o oitavo lugar mais rápido.

O top 10 é completado por Tsunoda em nono pela RB e Colapinto em 10º lugar.

FOTO: Getty Images / Red Bull Content Pool

Deixe um comentário