F4 Brasil: Arthur Paive, Rafa Ferreira e Ethan Nobels vencem em Buenos Aires

Primeira etapa da história da categoria no exterior terminou com três corridas que coroaram a manutenção de Matheus Comparatto na ponta do campeonato

Pela primeira vez na história da Fórmula 4 Brasil, a competição de base da FIA, foi realizada fora do país, sendo que as três corridas deste fim de semana aconteceram em Buenos Aires. Arthur Paive, Rafaela Ferreira e Ethan Nobels foram os vencedores das provas realizadas nas terras do país vizinho, mesmo sem vitórias, Matheus Comparatto segue na ponta do campeonato com 16 pontos sobre Álvaro Cho.

Arthur Pavie vence primeira corrida da história do BRB Fórmula 4 Brasil na Argentina

Arthur Paive (TMG) foi o vencedor da Corrida 1, seguido por Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) e Matheus Comparatto (Bassani) – (Duda Bairros/Vicar)

A sexta-feira (04/10) foi agitada para os pilotos do BRB Fórmula 4 Brasil, categoria certificada pela FIA. A programação no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, que abriu as atividades oficiais da quinta etapa da temporada, contou com dois treinos livres pela manhã, a classificação e a Corrida 1 da rodada na parte da tarde. A prova, vencida por Arthur Pavie (TMG Racing), marcou a estreia do campeonato em circuitos fora do Brasil.

Pouco antes da prova, a sessão classificatória trouxe novidade em dose dupla: Ethan Nobels se tornou o primeiro pole position de uma etapa internacional da Fórmula 4. Além disso, essa é a primeira pole do piloto da Cavaleiro Sports na categoria-escola.

Com um tempo de 1min39s743, Nobels garantiu a posição de honra para a terceira corrida do fim de semana, programada para domingo (6). Arthur Pavie, que saiu em segundo, ficou a apenas 0s172 de diferença. Matheus Comparatto ocupou a terceira posição, seguido pelo argentino Gino Trappa, seu companheiro na Oakberry Bassani F4, enquanto Rafaela Ferreira (TMG Racing) ficou em quinto.

“Estou muito feliz com essa pole. A gente começou muito forte e a gente sabia que seria mais equilibrado por conta da pista nova, mas estávamos andando sempre na frente nos treinos, buscando os melhores tempos, mesmo com duas quebras. Foi muito bom.”

A sessão classificatória também definiu a ordem para a Corrida 1, que ocorreu no final da tarde. No cômputo da segunda melhor volta de cada piloto, quem levou a melhor foi Arthur Pavie, que registrou 1min39s941, apenas 0s016 à frente de Nobels. Matheus Comparatto partiu em terceiro, com Rafaela Ferreira em quarto e Gino Trappa fechando o top-5.

Resultado Corrida 1, top-10
1º – Arthur Pavie #88 – TMG Racing, 19 voltas em 31min47s488
2º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, +8s191
3º – Matheus Comparatto #118 – Oakberry Bassani F4, +11s909
4º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +16s636
5º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +18s857
6º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +21s861
7º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, +45s013
8º – Alceu Feldmann Neto #01 – Cavaleiro Sports, +47s423
9º – Cecília Rabelo #98 – Oakberry Bassani F4, +1min06s543
10º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +1min08s718

Em Buenos Aires, Rafaela Ferreira vence corrida 50 do BRB Fórmula 4 Brasil

Rafa Ferreira venceu a corrida 2 em Buenos Aires – (Duda Bairros/Vicar)

O BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA celebrou sua 50ª largada no começo deste sábado (05/10), em Buenos Aires. A corrida, a segunda válida pela quinta etapa da temporada 2024, realizada no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, teve Rafaela Ferreira (TMG Racing) como vencedora, em disputa repleta de nuances que impactaram a classificação de um campeonato de pilotos que promete ser acirrado até a última bandeirada do ano.

A largada teve Alceu Feldmann (Cavaleiro Sports) liderando o pelotão. Assim que as luzes verdes se acenderam, Rafa Ferreira assumiu a ponta na primeira curva, enquanto Ciro Sobral (TMG Racing) ultrapassou Feldmann e garantiu a segunda posição. A primeira volta foi interrompida pela entrada do safety car após incidente envolvendo Cecília Rabelo (Oakberry Bassani F4) e Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports).

Rafa Ferreira rapidamente abriu vantagem na relargada, enquanto Feldmann recuperou a segunda posição. Rogério Grotta e Alvaro Cho (TMG Racing) também avançaram no grid, enquanto Ciro caiu para o quinto lugar. Na volta 5, disputas acirradas no meio do pelotão mudaram a ordem, e Grotta tomou a segunda posição. Cho, por sua vez, teve que se defender de Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4).

A corrida entrou novamente em bandeira amarela, com o safety car na pista após um incidente entre Arthur Pavie (TMG Racing) e Ethan Nobels (Cavaleiro Sports). Nesse momento, Rafa Ferreira mantinha a liderança e se garantiu na ponta depois de nova relargada, que teve movimentações mais discretas. Matheus Comparatto escapou da pista e acabou abandonando a prova, que foi finalizada sob bandeira amarela.

Rogério Grotta assegurou a segunda colocação, marcando sua primeira vitória entre os rookies, enquanto Ciro Sobral completou o pódio. Alvaro Cho e Gino Trappa (Oakberry Bassani F4) fecharam o top-5 da corrida em Buenos Aires.

“Foi uma corrida em que todos estavam muito próximos, os tempos estão muito parecidos. As relargadas foram essenciais para o resultado de hoje, eu consegui não abrir espaço. Foi tudo perfeito para a vitória de hoje”, declarou Rafa Ferreira, que conquistou sua segunda vitória na categoria-escola.

Rafa fez história mais uma vez ao se tornar a primeira brasileira a vencer uma prova na Argentina. Ela é também a terceira mulher a triunfar no país vizinho, juntando-se à argentina Ianinna Zanazzi (Fórmula Super Renault) e à peruana Daniella Ore (Fórmula Nacional).

Rogério Grotta destacou as movimentações em pista: “Não tracionei muito bem na largada e perdi algumas posições, mas consegui retomar na primeira relargada do safety car e entrei atrás da Rafa. Foram muitos acontecimentos em pista, mas vitória é vitória, estou muito feliz, é um presente!”

Corrida 2, resultado final
1º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, 9 voltas em 20min21s016
2º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +0s516
3º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +0s920
4º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +1s798
5º – Gino Trappa #48 – Oakberry Bassani F4, +2s451
6º – Alceu Feldmann Neto #01 – Cavaleiro Sports, +2s805
7º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +3s390
8º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +4s364
9º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, +5s062
Não completaram
Matheus Comparatto – Oakberry Bassani F4
Cecília Rabelo – Oakberry Bassani F4
Arthur Pavie – TMG Racing

Ethan Nobels vence, e BRB Fórmula 4 Brasil se despede da Argentina com campeonato quente

Pódio teve Rafaela Ferreira e Alvaro Cho (Duda Bairros/Vicar)

O BRB Fórmula 4 Brasil concluiu sua primeira etapa internacional neste domingo (06/10), no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, marcando a terceira vitória de Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) na temporada. A prova, bastante movimentada e de alta intensidade, deixou o campeonato da categoria certificada pela FIA totalmente em aberto, apontando muitos ‘players’ na luta pelo título.

A terceira corrida do fim de semana largou nesta manhã de domingo, com a pista fria e o clima nublado na Argentina, apresentando um desafio adicional para os pilotos: o aquecimento dos pneus. Logo no início, Nobels, que partiu na pole, viu Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4) e Arthur Pavie (TMG Racing) se aproximarem na primeira curva, com Pavie assumindo a liderança.

As duas primeiras voltas foram marcadas pela recuperação de Alvaro Cho (TMG Racing), que aproveitou as curtas distâncias entre os carros para ganhar posições, indo de último para quinto em três voltas. A disputa pela liderança esquentou, com Comparatto e Pavie se enfrentando de maneira intensa. Os pilotos acabaram se envolvendo em um incidente, no qual Pavie escapou da pista. Isso permitiu que Ethan Nobels se aproximasse e retomasse a liderança. Comparatto, por sua vez, foi punido com um drive-through, perdendo assim qualquer chance de lutar por vitória.

Os momentos seguintes foram marcados pela disputa pela sexta posição, onde Pepê Souza e Lucca Zucchini, companheiros de Cavaleiro Sports, protagonizaram boas manobras, com Pepê conseguindo manter a posição. Na frente, Alvaro Cho se aproximou de Rafa Ferreira (TMG Racing) em uma tentativa de ultrapassagem pela terceira colocação, sendo seguido de perto por Rogério Grotta (Cavaleiro Sports), mas Rafa conseguiu se defender.

O duelo pela liderança tornou-se mais acirrado com o dono da casa, Gino Trappa, se aproximando de Ethan Nobels. O argentino tentou a ultrapassagem, mas Nobels conseguiu se defender, aumentando um pouco a vantagem. Com menos de dez minutos para o fim, Trappa voltou a atacar, mas o piloto da Cavaleiro Sports novamente encontrou o traçado ideal para manter sua posição.

Nos últimos três minutos, Trappa rodou na pista durante uma tentativa de ultrapassagem, perdendo várias posições. Com isso, Ethan assumiu definitivamente a liderança com boa distância para a segunda colocada, Rafa Ferreira, até a bandeirada final. Alvaro Cho completou o pódio.

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 5, Buenos Aires
Corrida 3, resultado final (top-10)
1º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, 19 voltas em 32min01s463
2º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, +9s067
3º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +9s886
4º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +10s275
5º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +17s501
6º – Cecília Rabelo #98 – Oakberry Bassani F4, +19s285
7º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +25s198
8º – Matheus Comparatto #118 – Oakberry Bassani F4, +31s827
9º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +36s332
10º – Alceu Feldmann #01 – Cavaleiro Sports, +42s550

Luta aberta pelo título

Próxima etapa, em Interlagos, está completamente em aberto (Hernan Capa/Vicar)

O pódio da Corrida 3 no traçado argentino foi composto por pilotos que estão em uma posição favorável na disputa pelo título. Isso porque Alvaro Cho, Ethan Nobels e Rafa Ferreira precisam de menos de 70 pontos para alcançar Matheus Comparatto, atual líder do campeonato.

O resultado da prova, que teve Comparatto finalizando em oitavo, deixa Cho, vice-líder, com apenas 14 pontos de diferença na tabela. Nobels aparece em terceiro, a 30 tentos do ponteiro do campeonato. Por sua vez, Rafa Ferreira está em quarto no campeonato, com 16 pontos de diferença para Nobels e a 46 do líder Comparatto.

A sexta etapa do campeonato, que será evento-suporte do cronograma do GP de São Paulo de Fórmula 1 acontece entre os dias 2 e 3 de novembro, no Autódromo de Interlagos, e deve ser, pelo segundo ano consecutivo, uma grande festa e uma oportunidade para o público assistir de perto ao futuro do automobilismo nacional e sul-americano em ação.

Circuito mais tradicional do BRB Fórmula 4 Brasil, Interlagos é bastante conhecido pelos pilotos da categoria-escola, que terão de extrair o melhor desempenho de seus carros equipados com motores Abarth e abastecidos com Gasolina Podium Petrobras para continuar a deixar um verdadeiro enigma sobre quem será o campeão de 2024.

Campeonato após a etapa (top-10)
1º – Matheus Comparatto, 194 pontos
2º – Alvaro Cho, 178
3º – Ethan Nobels, 164
4º – Rafaela Ferreira, 148
5º – Ciro Sobral, 104
6º – Gino Trappa, 102
7º – Arthur Pavie, 99
8º – Rogério Grotta, 94
9º – Lucca Zucchini, 82
10º – Guilherme Favarete, 44

Deixe um comentário