Ex-piloto e fundador da Hitech Grand Prix, Oakes assumirá o cargo após a saída de Bruno Famin no final de agosto
Após o fim das férias de verão, Oliver Oakes, ex-piloto e fundador da Hitech Grand Prix, será o novo chefe de equipe da Alpine F1, substituindo Bruno Famin. Oakes, que se torna o segundo chefe de equipe mais jovem da história da Fórmula 1, terá a missão de liderar a equipe de volta à competitividade.
Oliver Oakes foi anunciado como o novo chefe de equipe da Alpine F1, assumindo o cargo após a saída de Bruno Famin no final de agosto. Oakes, de 36 anos, é ex-piloto de corridas e fundador da Hitech Grand Prix, e se torna o segundo chefe de equipe mais jovem da história da Fórmula 1 (o primeiro segue sendo, Christian Horner que assumiu o posto que ocupa até hoje na Red Bull em 2006, quando tinha 29 anos). Ele reportará diretamente ao CEO do Grupo Renault, Luca de Meo.
Oakes, que nasceu em Norfolk, Inglaterra, é filho de Billy Oakes, fundador da Eurotek Motorsport. Ele começou sua carreira no karting, onde se destacou como bicampeão britânico e campeão mundial em 2005. Posteriormente, integrou o Programa Júnior da Red Bull e competiu em várias categorias de monopostos, incluindo a British Formula 3 International Series e a GP3 Series.
Em 2011, Oakes mudou seu foco para a gestão de equipes e fundou a Hitech Grand Prix em 2015. Sob sua liderança, a Hitech competiu em várias categorias juniores, alcançando sucesso e ajudando jovens pilotos como George Russell e Jack Doohan a progredirem em suas carreiras.
A nomeação de Oakes foi recebida com entusiasmo pela equipe e pela alta administração do Grupo Renault. “Estou extremamente grato a Luca de Meo e Flavio Briatore por esta oportunidade de liderar a equipe BWT Alpine F1 de volta à competitividade,” disse Oakes.
Luca de Meo também expressou sua satisfação com a contratação: “É um prazer dar as boas-vindas a Oli à equipe e torná-lo um dos chefes de equipe mais jovens que este esporte já viu.”
Flavio Briatore, que também esteve envolvido na contratação, comentou: “Estou encantado que pudemos recrutar Oli Oakes para nosso projeto de Fórmula 1. Oli é altamente talentoso com um ótimo histórico de liderança e sucesso em corridas.”
Bruno Famin deixará o cargo de chefe de equipe da Alpine F1 para se concentrar em outras atividades de automobilismo do Grupo Renault, abrindo caminho para Oakes assumir a liderança e buscar levar a equipe de volta ao topo da Fórmula 1.
FOTO: Alpine/Divulgação
