Ministro da África do Sul deseja trazer a F1 novamente para o País

O país africano almeja sediar um GP de Fórmula 1 em breve.

O ministro do Esporte, Arte e Cultura da África do Sul, Gayton McKenzie, afirmou em suas redes sociais que está trabalhando para trazer novamente o Grande Prêmio de Fórmula 1 para o país. Ele mencionou também que, caso não consiga atingir esse objetivo, considerará seu mandato um fracasso.

McKenzie assumiu a pasta em julho de 2024 e fez a declaração no X (antigo Twitter), respondendo aos moradores da África do Sul quando questionado por um cidadão sobre trazer novamente a maior categoria do automobilismo mundial para o país. O ministro afirmou que está em conversas com os organizadores da F1 no principado de Mônaco no final de agosto e que, caso não consiga trazer a corrida, seu mandato será considerado um fracasso.

Gayton McKenzie é ministro desde o início de julho (Foto: Reprodução/X)

O Grande Prêmio no país africano está fora do calendário da Fórmula 1 desde 1993 e tem sido alvo de várias especulações ao longo desse período. A última ocorreu recentemente, quando foi visitado por Stefano Domenicali, diretor executivo da F1, porém houve dois contratempos. O primeiro foi a neutralidade do país em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia

O segundo contraponto foi em relação ao local, pois o antigo circuito em Kyalami, onde o GP acontecia anteriormente, não possui mais a certificação de Classe A da FIA. Outra opção seria nas ruas da Cidade do Cabo, similar ao que foi feito pela Fórmula E em 2023.

Deixe um comentário