Realinhamento estratégico na Sauber Motorsport AG marca nova fase para a equipe de fábrica da Audi na Fórmula 1
A Sauber anunciou a nomeação de Mattia Binotto como seu novo Diretor de Operações e Diretor Técnico (COO e CTO), efetivo a partir de 1º de agosto. Binotto, com mais de 25 anos na Fórmula 1, será um elemento chave na transição da Sauber para a equipe de fábrica da Audi. Esta nomeação faz parte de um realinhamento estratégico da estrutura de controle da equipe, visando alcançar autonomia e independência operacionais, além de competitividade imediata sob as novas regulamentações da Fórmula 1 em 2026
A Audi, que assumiu a propriedade total da Sauber no início de 2023, está investindo na construção de uma equipe de fábrica capaz de competir no mais alto nível da Fórmula 1. Como parte deste plano, Mattia Binotto trará sua vasta experiência para liderar a gestão operativa e o sucesso esportivo da equipe, reportando-se diretamente ao conselho de administração da Sauber Motorsport AG. A equipe operará sob a marca Audi a partir de 2026, com desenvolvimento da unidade de potência na Alemanha e sede em Hinwil, Suíça.
“Estou encantado por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1,” disse Gernot Döllner, CEO da Audi. “Com sua vasta experiência de mais de 25 anos na Fórmula 1, ele, sem dúvida, poderá fazer uma contribuição decisiva para a Audi.”
O realinhamento estratégico inclui a saída de Oliver Hoffmann e Andreas Seidl do projeto. “Nosso objetivo é trazer todo o projeto de Fórmula 1 ao ritmo da F1 por meio de estruturas de gestão claras, responsabilidades definidas, interfaces reduzidas e processos de tomada de decisão eficientes,” acrescentou Döllner.
Além da chegada de Binotto, a equipe já havia confirmado que Nico Hulkenberg será o primeiro piloto para o projeto da Audi, mudando-se da Haas para a Sauber no final da temporada. Hulkenberg expressou otimismo com as mudanças de regulamento previstas para 2026, acreditando que elas oferecem uma oportunidade única para a equipe ser competitiva desde o início.
“É realmente uma folha em branco [para as mudanças de regulamento de 2026], e por um lado eu acho que isso é bom,” disse Hulkenberg. “Acho que isso oferece uma boa oportunidade para ser competitivo imediatamente, mas as expectativas são sempre de ter sucesso o mais rápido possível.”
O futuro de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu na equipe permanece incerto após o final da campanha atual. As expectativas são altas, com a Audi determinada a construir uma equipe forte e competitiva para disputar as primeiras posições na Fórmula 1.
FOTO: Audi/Reprodução
