Time norte-americano e escuderia italiana continuarão a colaboração para a próxima era de regulamentos de motores da Fórmula 1
A Haas F1 Team e a Scuderia Ferrari anunciaram a extensão de sua parceria técnica até 2028, garantindo que a equipe norte-americana continue a ser alimentada pelos motores da Ferrari na próxima era de regulamentos da Fórmula 1, que terá início em 2026. A relação entre as duas equipes começou em 2016, ano de estreia da Haas na F1, e desde então, a equipe participou de 178 Grandes Prêmios com a tecnologia da Ferrari.
“Estou emocionado em estender nosso relacionamento com a Scuderia Ferrari até 2028”, disse Ayao Komatsu, Team Principal da Haas. “Como organização, sempre competimos com unidades de potência da Ferrari e ter essa estabilidade continuada ao entrar no próximo conjunto de regulamentações de unidades de potência é uma parte fundamental do nosso desenvolvimento contínuo.”
As novas unidades de potência, que serão introduzidas em 2026, contarão com um motor de combustão interna V6 turbo-híbrido de 1,6 litros, complementado por maior potência elétrica e combustíveis totalmente sustentáveis. A parceria contínua com a Ferrari proporciona à Haas a confiança necessária para enfrentar essas mudanças significativas.
“O relacionamento com a Scuderia Ferrari sempre foi especial para nós – eles foram instrumentais na gênese do programa nos primeiros dias e continuam a ser um parceiro técnico valioso para nós ao longo das últimas nove temporadas”, continuou Komatsu. “Estou encantado que agora temos mais temporadas pela frente e meus agradecimentos vão para Fred Vasseur e muitos outros na Scuderia Ferrari por continuarem a demonstrar fé em nosso projeto.”
Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, também expressou seu entusiasmo pela continuação da parceria: “A Ferrari está comprometida em fornecer a Haas as melhores tecnologias e suporte para que possam alcançar seus objetivos no campeonato.”
Desde sua entrada na Fórmula 1, a Haas alcançou sua melhor posição no Campeonato de Construtores em 2018, ficando em quinto lugar. Atualmente, a equipe ocupa a sétima posição na temporada de 2024. A extensão da parceria técnica com a Ferrari visa solidificar e potencializar esses resultados.
Além disso, a Haas anunciou que Oliver Bearman fará sua estreia completa na F1 em 2025, substituindo Nico Hulkenberg, que se juntará à Kick Sauber. O futuro de Kevin Magnussen na equipe ainda não foi confirmado. Ayao Komatsu concluiu: “Este anúncio é apenas mais um exemplo da ambição de longo prazo da MoneyGram Haas F1 Team – nosso investimento e crescimento no esporte continuam.”
FOTO: Reprodução/Fórmula 1
