António Félix da Costa garantiu uma espetacular vitória dupla para a TAG Heuer Porsche em Portland, marcando sua terceira vitória consecutiva e igualando seu recorde de 2019 para a maior sequência de vitórias na história da Fórmula E.
Em um emocionante fim de semana de corridas, António Félix da Costa entregou uma espetacular vitória dupla para a TAG Heuer Porsche em Portland, marcando sua terceira vitória consecutiva em meio a uma multidão entusiasmada no Hankook Portland E-Prix.
Essa vitória veio em meio a um alto drama na pista, mais uma vez mostrando a habilidade de gestão de corrida de da Costa e da TAG Heuer Porsche. Essa terceira vitória consecutiva significa que da Costa iguala seu recorde de 2019 de maior sequência de vitórias na história da Fórmula E.
A 14ª rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E viu, sem dúvida, um dos momentos mais definidores do campeonato até agora. Nick Cassidy, o atual líder da classificação do Campeonato Mundial pela Jaguar TCS Racing, enfrentou outro golpe devastador ao não marcar pontos pela segunda corrida consecutiva. Como resultado, Mitch Evans e Pascal Wehrlein agora estão empatados em segundo lugar, preparando o palco para um confronto intenso na final em Londres.
Também se juntando a da Costa no pódio pela segunda vez neste fim de semana estava Robin Frijns, que celebrou sua 100ª corrida na Fórmula E com dois pódios consecutivos pela Envision Racing. Mitch Evans, representando a Jaguar TCS Racing, garantiu o terceiro lugar no pódio. A corrida foi cheia de momentos decisivos, incluindo a perda dramática da asa dianteira de Pascal Wehrlein no início. Apesar desse contratempo, Wehrlein terminou em quarto, mantendo vivas suas esperanças de campeonato.
A corrida foi menos afortunada para a NEOM McLaren e a Mahindra Racing, com ambas as equipes enfrentando uma série de abandonos devido a erros, furos e colisões na pista.
Jean-Éric Vergne, que começou na pole, garantiu um sólido quinto lugar para a DS PENSKE. Nico Müller, da ABT CUPRA, entregou um impressionante sexto lugar, ganhando pontos valiosos para sua equipe.
Norman Nato terminou em sétimo para a Andretti, seguido por Maximilian Guenther pela Maserati MSG Racing em oitavo. Sébastien Buemi, apesar de receber uma penalidade, conseguiu garantir o nono lugar para a Envision Racing, à frente do atual Campeão Mundial Jake Dennis, que completou o top ten para a Andretti Fórmula E.
À medida que o campeonato se dirige para Londres, a disputa pelo topo está mais intensa do que nunca, prometendo aos fãs uma conclusão emocionante para a temporada. A rodada dupla da final da temporada Hankook London E-Prix ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho.
Para as classificações completas de Pilotos, Equipes e Construtores, clique aqui.
António Félix da Costa, nº 13, Tag Heuer Porsche Fórmula E, disse:
“Isto é loucura. Estou feliz, estou emocionado, estou zangado, estou tudo. Estou apenas feliz por estar aproveitando essa onda agora – sei que não dura para sempre. Já estive nela antes, já estive fora dela antes, então vou apenas tentar continuar fazendo as coisas certas. Vou aproveitar este momento. Muitas pessoas neste mundo vivem pelo lema de nunca desistir, mas acho que estamos levando esse lema a um nível completamente novo, para ser honesto!”
Robin Frijns, nº 4, Envision Racing, disse:
“Hoje foi uma boa maneira de se recuperar, definitivamente. Tivemos uma corrida difícil, e tenho que dizer que a equipe fez um trabalho incrível. Nos preparamos bem para esta corrida, e entregamos, então estou muito feliz com o segundo lugar. Infelizmente, só perdemos a vitória – foi mais próximo do que ontem, mas tendo dois pódios, eu aceito. Esta temporada tem sido uma luta, eu queria me recuperar, sabia que podia fazer isso e sabia que a equipe podia fazer isso, então aqui estou eu.”
Mitch Evans, nº 9, Jaguar TCS Racing, disse:
“É bom depois do que aconteceu ontem, estou achando difícil superar isso, acho que ainda foi uma decisão absurda. Foi difícil de aceitar, então é bom voltar e conseguir algo hoje. Não otimizamos a qualificação do meu lado e a posição de largada não foi ideal para a segunda corrida, mas foi uma corrida muito disputada. Para chegar à frente, tive que fazer meu ataque bem tarde, por causa do jeito que a corrida estava se desenrolando, e tive que consumir muita energia para fazer essas ultrapassagens com os altos alvos. Eu era um alvo fácil no final, mas isso me deu posição na pista, então bons pontos. Obviamente, eu adoraria ganhar, mas depois do Safety Car, as coisas realmente aceleraram, e o terceiro foi o melhor que conseguimos.
“Obviamente, é uma pena o que aconteceu com o Nick [Cassidy], mas vim para este fim de semana apenas querendo fazer a minha parte e ver o que acontecia. Vamos para Londres perto do Pascal [Wehrlein] e vai ser apertado entre nós. António [Felix da Costa] deve estar perto também, ele ganhou todas as corridas – pelo menos parece – na última metade da temporada. Vai ser uma grande luta entre nós e a Porsche, com certeza.”
2024 HANKOOK PORTLAND E-PRIX RECEBE ESTRELAS LOCAIS
Sung Kang, ator renomado e entusiasta de carros mais conhecido por seu papel na série ‘Velozes e Furiosos’, voltou ao Portland International Raceway para a 14ª rodada do fim de semana de rodada dupla. Kang estava empolgado para se reunir com o piloto Lucas Di Grassi, na garagem da ABT, reacendendo sua camaradagem do E-Prix de Tóquio de 2024. Para aumentar a emoção, Kang também se reconectou com sua amiga e influenciadora, Emilia Hartford, que trouxe sua energia vibrante para a corrida em Portland, assim como havia feito em Tóquio no início da temporada.
Enquanto isso, a presença da tricampeã da W Series e piloto da Andretti Global INDY NXT, Jamie Chadwick, foi notável, enquanto ela apoiava os pilotos da Andretti Global e servia como analista de piloto para a equipe de transmissão. Chadwick entregou uma performance eletrizante, dirigindo o carro de Fórmula E GEN3 pela primeira vez e alcançando velocidades superiores a 150 km/h. Ela também impressionou ao levar a lenda das corridas e dono da equipe Andretti Global, Michael Andretti, para uma volta rápida em um Porsche Taycan.
Além disso, as jogadoras de futebol do Portland Thorns, Morgan Weaver e Olivia Moultrie, desfrutaram de encontros com os pilotos e de visitas à garagem da Andretti. No início da semana, os jogadores de futebol do Portland Timbers, James Pantemis e Evander da Silva Ferreira, visitaram o paddock, sentaram no carro GEN3 e se encontraram com os pilotos Sacha Fenestraz e Sergio Sette Camara, da Equipe Nissan Fórmula E e da ERT Fórmula E Team, respectivamente.
