Esteban Ocon e a Alpine se separarão no final da temporada 2024 da Fórmula 1, encerrando uma relação de cinco anos
Ocon, de 27 anos, juntou-se à equipe baseada em Enstone em 2020 e conquistou a sua e a primeira vitória da Alpine em um Grande Prêmio ao triunfar no Grande Prêmio da Hungria de 2021. Ele conquistou mais dois pódios – no Grande Prêmio de Sakhir de 2020 e no Grande Prêmio de Mônaco de 2023 – e alcançou a melhor posição final do ano, oitavo lugar, em 2022.
No entanto, o chefe da Alpine, Bruno Famin, vem considerando as opções para sua formação de pilotos de 2025 nos últimos meses e o fabricante francês decidiu não renovar o contrato de Ocon. A Alpine afirmou que anunciará sua formação para 2025 “em devido tempo”, enquanto Ocon – que continuará correndo pela Alpine pelo restante da temporada – disse que confirmará seu futuro “em breve”.
Ocon acrescentou: “Foi um período significativo da minha vida correr por esta equipe na Fórmula 1. Embora eu tenha estado aqui por cinco anos como piloto titular, minha carreira profissional começou em Enstone quando eu ainda era adolescente, então sempre será um lugar especial para mim.
“Tivemos alguns grandes momentos juntos, alguns momentos difíceis também, e certamente sou grato a todos na equipe por esses tempos memoráveis. Anunciarei meus planos em breve, mas, enquanto isso, meu foco total está em entregar resultados na pista para esta equipe e ter um final de temporada bem-sucedido.”
O chefe de equipe Bruno Famin disse: “Gostaríamos de agradecer primeiramente a Esteban pelo seu compromisso com a equipe nos últimos cinco anos. Durante esse tempo, comemoramos alguns momentos fantásticos juntos, o melhor deles no Grande Prêmio da Hungria de 2021 com uma vitória memorável na corrida.
“Ainda temos 16 corridas para completar em 2024 juntos, com um objetivo claro: continuar trabalhando incansavelmente como equipe para buscar os melhores resultados na pista. Desejamos a Esteban o melhor para o próximo capítulo de sua carreira de piloto quando esse momento chegar.”
A notícia chega após um fim de semana difícil para a Alpine em Mônaco, quando Ocon colidiu com Pierre Gasly na primeira volta, ganhando uma penalidade de cinco posições no grid para o Grande Prêmio do Canadá deste fim de semana.
Ocon divulgou uma declaração dizendo que está “profundamente triste com a quantidade de abuso e negatividade” que recebeu após a colisão.
Fontes dizem que a decisão de se separar de Ocon não foi uma resposta ao incidente em Mônaco, pois seu futuro está em discussão há algum tempo, mas, naturalmente, tal incidente não ajudou.
FOTO: F1/Divulgação
