Da Costa triunfa na estreia do E-Prix de Xangai com Hughes conquistando seu primeiro pódio

António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) conquistou sua segunda vitória na Temporada 10 no E-Prix de Xangai, com Jake Hughes (NEOM McLaren) e Norman Nato (Andretti) completando o pódio

António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) garantiu sua segunda vitória na Temporada 10 na 12ª rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA no E-Prix de Xangai, liderando Jake Hughes, da NEOM McLaren, e Norman Nato, da Andretti, ao pódio.

Após uma gestão superior de energia e performance, da Costa assumiu a liderança de Nato, da Andretti, na 16ª volta e manteve sua posição até o fim das 28 voltas da corrida, apesar do avanço tardio de Hughes. Hughes, que havia garantido a Julius Baer Pole Position por apenas 0,001 segundos mais cedo no dia, conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula E em meio à forte concorrência, terminando em segundo.

Nato ficou em terceiro, com Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) em quarto após uma colisão que danificou sua asa dianteira. O rival mais próximo de Cassidy pelo título, e companheiro de equipe de da Costa, Pascal Wehrlein, enfrentou um contratempo com um pneu furado, terminando fora da zona de pontuação.

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, seguiu Cassidy em quinto, contribuindo para um resultado forte da equipe, líder atual do Campeonato Mundial de Equipes da FIA. A dupla da DS PENSKE, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, terminou em sexto e sétimo, respectivamente. Maximilian Günther (Maserati MSG Racing), Robin Frijns (Envision Racing) e Oliver Rowland (Nissan) completaram o top dez. O campeão em título, Jake Dennis (Andretti Formula E Team), terminou fora dos pontos em 11º.

Os resultados ampliam a liderança de Cassidy para 25 pontos sobre Wehrlein no Campeonato Mundial de Pilotos da FIA. A Jaguar TCS Racing agora possui 299 pontos na classificação de Equipes, com a TAG Heuer Porsche em 226. A Porsche lidera a classificação de Fabricantes com 337 pontos contra 328 da Jaguar.

Para a classificação completa de Pilotos, Equipes e Fabricantes, clique aqui.

A próxima etapa do campeonato será em Portland, com uma rodada dupla nos dias 29 e 30 de junho, marcando o início das quatro últimas rodadas decisivas da Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA.

António Félix da Costa, nº 13, Tag Heuer Porsche Formula E, disse:

“Estou muito feliz com o momento que conseguimos construir. Tem sido uma sequência intensa de corridas desde São Paulo, competindo quase a cada duas semanas, então conseguimos avançar e melhorar um pouco mais a cada fim de semana. Tivemos alguns sextos lugares, alguns quintos lugares e agora tivemos três vitórias nas últimas seis ou sete corridas, definitivamente um bom momento. É uma pena como o ano começou, além daquela perda da vitória em Misano, mas de outra forma acho que estamos em uma trajetória com um carro e piloto candidatos ao campeonato.

“Acho que Mitch [Evans] tem duas vitórias, [Nick] Cassidy e Pascal [Wehrlein] também estão em boa fase, então obviamente isso mostra que os Jags e os Porsches, em tipos de corridas onde a eficiência é fundamental, têm uma pequena vantagem sobre os outros, e isso é bom.”

Questionado sobre a próxima corrida em Portland, ele disse:

“Foi um dos meus melhores fins de semana no ano passado, também consegui um pódio lá. Eu adoro correr nos Estados Unidos. Sempre fazemos um pouco de treinamento antes, o que no ano passado fiz com Norman e Stoffel em LA, preparando-nos para a corrida e deu certo. Eu realmente gosto de correr nos Estados Unidos, acho que eles fazem de forma diferente, fazem bem, e vai ser divertido.”

Jake Hughes, nº 5, NEOM McLaren Formula E Team, disse:

“Já era hora, não é? Acho que abordei a corrida de forma bem diferente hoje. Acho que é justo dizer que essas corridas em pelotão não têm sido gentis comigo e eu também não ajudei a situação. Acho que me inspirei um pouco no Ollie [Rowland] hoje e só quis garantir que ficasse perto da frente e isso significou ser bastante agressivo e tentar fazer algumas ultrapassagens e funcionou. É incrível como a corrida pareceu mais fácil dirigindo como fiz hoje. Então, espero que possamos continuar assim.”

Questionado sobre o desempenho de Lando Norris e Oscar Piastri no Grande Prêmio de Mônaco hoje, ele disse:

“Coloquei um pouco de pressão neles! Embora, eu tenha certeza de que já há bastante pressão sobre eles dirigindo esses carros naquela pista. Eles começam em segundo e quarto, então acho que temos uma boa chance de ver pelo menos um, senão ambos, no pódio lá.”

Norman Nato, nº 13, Andretti Formula E Team, disse:

“Faz muito tempo desde a última vez! Honestamente, estou muito feliz que finalmente todo o trabalho duro deu resultado. Para ter sucesso na Fórmula E, às vezes é preciso ser paciente. Continuamos olhando para os erros que cometemos, mas hoje, uma parte chave da minha corrida foi na largada. Eu sabia que seria importante me posicionar na frente, e isso é fácil de dizer, mas nem sempre fácil de fazer porque é a mesma estratégia para todos agora.

“Você nunca tem certeza de nada na Fórmula E, mas acho que estamos aprendendo com as corridas passadas, então é realmente importante aproveitar o momento, porque são pontos muito bons para nós. Estamos chegando ao final da temporada, então os pontos são importantes. É uma pena que não pudemos compartilhar este pódio com Jake também, pois ele tem tido uma temporada muito boa até agora. É muito importante para o campeonato de equipes que hoje fizemos um pódio e espero que possamos fazer isso novamente em Portland e em Londres.”

MEDALHISTA DE OURO OLÍMPICO ZOU SHIMING EXPERIMENTA AS EMOÇÕES DO E-PRIX DE XANGAI

O boxeador peso-mosca e medalhista de ouro olímpico, Zou Shiming, fez uma aparição notável na 12ª rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA durante o E-Prix de Xangai, onde foi acompanhado por sua esposa e família. Durante sua visita, Zou experimentou de perto o drama do E-Prix a partir da garagem da Mahindra, onde assistiram à intensa sessão de qualificação.

Acrescentando à emoção, Zou e sua família tiveram a oportunidade de se encontrar com o chefe da equipe ERT, Alex Hui, durante uma visita à garagem, ganhando insights sobre as estratégias e operações da equipe. O ponto alto de sua visita foi uma volta emocionante no Carro de Segurança da FIA com Bruno Correia, oferecendo-lhe uma perspectiva empolgante sobre a ação em alta velocidade e a tecnologia de ponta das corridas da Fórmula E.

Além disso, um rosto amigo retornou ao paddock quando o piloto Ho-Pin Tung fez uma aparição como espectador, ansioso para assistir à corrida emocionante. Ho-Pin, bem conhecido e respeitado na comunidade automobilística, trouxe um toque extra de emoção e nostalgia ao evento, reconectando-se calorosamente com antigos amigos e fãs, enquanto se imergia na atmosfera da série de corridas.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

CORRIDAS

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, garantiu a primeira vitória da série em Xangai, com uma ultrapassagem dramática na última volta. Leia o relatório completo da corrida aqui.

EQUIPES

Na quarta-feira, a Jaguar TCS Racing fez história ao fechar a icônica faixa Bund, com o piloto Mitch Evans colocando seu Jaguar I-Type 6 à prova diante do icônico horizonte de Xangai. Veja a ativação completa aqui e aqui.

Na quinta-feira, a Porsche se tornou o terceiro fabricante a se comprometer com a era GEN4 da Fórmula E, após compromissos da Nissan e Jaguar no início da temporada. Veja o artigo completo aqui.

SUSTENTABILIDADE

Na quinta-feira, a Fórmula E e a DHL anunciaram o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para o frete das equipes e do campeonato, aproveitando a iniciativa GoGreen Plus da empresa, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 80% em comparação ao combustível de aviação querosene. Veja o anúncio completo aqui.

Na sexta-feira, a Fórmula E anunciou sua mais recente iniciativa de caridade do Better Futures Fund, apoiando a Shanghai Mutual Aid Foundation e seu projeto “Jia with Love”, focado em fornecer suporte essencial e orientação para crianças enfrentando dificuldades no Distrito de Jiading em Xangai, onde o E-Prix de Xangai aconteceu. Veja o anúncio completo aqui.

Deixe um comentário