Verstappen conquista pole position inesperada em Imola à frente de Piastri e Norris

Max Verstappen adicionou mais uma pole position à sua sequência ao garantir o P1 no grid para o Grande Prêmio da Emília-Romanha. O holandês triunfou sobre seus rivais com uma volta imbatível em Imola.

Verstappen estabeleceu um forte ponto de referência durante as primeiras tentativas do Q3 e melhorou ainda mais em seu esforço final, registrando um tempo de 1m 14.746s com o Red Bull. Isso o colocou 0.074s à frente do segundo colocado, Oscar Piastri, que após a sessão foi penalizado em três posições no grid para o Grande Prêmio de domingo por atrapalhar o Haas de Kevin Magnussen no Q1, e de seu companheiro de equipe Lando Norris, que ficou em terceiro.

Charles Leclerc foi o Ferrari mais bem colocado em quarto, à frente de Carlos Sainz em quinto, com a Scuderia não conseguindo igualar o ritmo que havia demonstrado no início do fim de semana. George Russell ficou em sexto para a Mercedes, enquanto Yuki Tsunoda impressionou ao conquistar a sétima posição na frente do público da casa da RB.

Lewis Hamilton ficou em P8 com a Mercedes, e o top 10 foi completado pelo RB de Daniel Ricciardo em P9 e o Haas de Nico Hulkenberg em P10.

Houve um momento surpreendente no Q2 quando Sergio Perez não conseguiu melhorar em sua volta final, deixando o piloto da Red Bull em P11. Esteban Ocon, da Alpine, também não conseguiu avançar para o último segmento da classificação, assim como Lance Stroll, da Aston Martin.

Alex Albon foi o melhor da Williams, ficando em 14º, enquanto Pierre Gasly ficou logo atrás em 15º para a Alpine.

A dupla da Kick Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, foi eliminada no Q1 em P16 e P17, respectivamente, à frente de Kevin Magnussen em P18. Piastri será investigado após a sessão por possivelmente ter atrapalhado o piloto da Haas durante sua última volta rápida.

Fernando Alonso causou uma surpresa ao ser eliminado da classificação em P19, enquanto Logan Sargeant, da Williams, alinhará em P20 após seu tempo – que originalmente o colocaria em P17 – ser deletado por exceder os limites da pista.

COMO ACONTECEU:

Q1 – Verstappen mais rápido enquanto Alonso faz saída chocante

Após um fim frenético na terceira e última hora de treino livre mais cedo no dia, a maioria das equipes e pilotos estavam prontos para ir novamente quando o Q1 começou às 16h, horário local.

Algumas dúvidas permaneciam, no entanto, sobre se o carro de Alonso estaria pronto para o início da sessão, já que seu Aston Martin parecia um pouco desgastado após seu acidente no FP3.

Enquanto Gasly liderava a saída dos boxes quando a luz verde apareceu, a Aston Martin parecia estar colocando os toques finais no AMR24 de Alonso, garantindo que o espanhol competisse na sessão.

A maioria dos pilotos havia colocado o pneu macio C5 para suas primeiras tentativas, com Russell, Leclerc e Sainz sendo uma exceção interessante ao usar o composto médio C4 antes que a Mercedes logo trocasse para os macios.

Albon e Norris, por sua vez, tocaram a brita no início, sugerindo que as condições de vento vistas na sexta-feira ainda poderiam estar causando problemas para alguns no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.

Piastri se colocou no topo das tabelas de tempos quando o Q1 atingiu seu ponto médio, com o australiano marcando uma volta de 1m 15.940s para ficar sete centésimos à frente de Verstappen em P2. Logo depois, ele foi deslocado por seu companheiro de equipe Norris enquanto os tempos continuavam a cair.

Houve um susto para Alonso quando o espanhol saiu da pista e passou pela brita, colocando em risco suas chances de escapar da zona de eliminação. Albon, por outro lado, melhorou para P12 para sair do perigo, enquanto outros também estavam ocupados tentando evitar a zona de eliminação.

Entre eles estava Hulkenberg, que impressionantemente subiu ao topo das tabelas de tempos no Haas, embora Verstappen logo assumisse a posição de P1. Ricciardo também se colocou mais à frente no campo, e Hamilton passou raspando para o Q2 em P15.

A dupla da Kick Sauber, Bottas e Zhou, não teve a mesma sorte, terminando a sessão em P16 e P17, respectivamente. Magnussen não conseguiu igualar o sucesso de seu companheiro de equipe Hulkenberg e se encontrou em P18, com o dinamarquês expressando sua insatisfação com Piastri, aparentemente por ter atrapalhado sua volta rápida. O incidente será investigado após a sessão.

A maior surpresa veio com Alonso, que foi aos boxes nos momentos finais, o que o colocou em P20 antes de ser promovido a P19 quando Sargeant teve um tempo de volta deletado, colocando o americano em último lugar.

Eliminados: Bottas, Zhou, Magnussen, Alonso, Sargeant

Q2 – Fortunas mistas para a Red Bull com Verstappen mais rápido e Perez eliminado

Os pilotos da Mercedes foram os primeiros a entrar na pista quando o Q2 começou, ambos com um conjunto de pneus macios usados. Nenhum, no entanto, conseguiu igualar o tempo de referência de Verstappen no Q1. Foi o holandês que novamente foi o mais rápido, graças a um esforço de 1m 15.386s.

Outros estavam ansiosos para desafiar isso, no entanto. Leclerc assumiu a liderança das tabelas de tempos na metade do Q2, com Tsunoda chamando a atenção ao marcar um tempo apenas 0.030s mais lento que o da Ferrari.

As coisas não pareciam estar indo tão bem para a Mercedes. Tanto Hamilton quanto Russell pareciam estar em risco após as voltas iniciais, juntamente com os carros da Alpine, o único Aston Martin de Stroll e Albon na Williams.

À medida que a maioria do pelotão emergiu novamente para uma última tentativa, uma onda de voltas viu a dupla da Mercedes se colocar no top 10, enquanto Ricciardo se garantiu na 10ª posição. Todos os olhos então se voltaram para Perez, que se encontrava em risco em 11º.

O mexicano não conseguiu melhorar, deixando-o em P11 – um contraste marcado com seu companheiro de equipe Verstappen, que foi o mais rápido de todos com um tempo de 1m 15.176s.

Eliminados: Perez, Ocon, Stroll, Albon, Gasly

Q3 – Verstappen melhora ainda mais para garantir a pole

Uma mistura de pneus macios estava em jogo quando o Q3 começou, com a maioria optando por borracha nova, enquanto Hulkenberg e a dupla da Mercedes usavam pneus usados. Verstappen foi o primeiro a quebrar a barreira de 1m 14s, sendo o mais rápido com um tempo de 1m 14.869s, enquanto Norris marcou um tempo 0.073s mais lento em P2.

Piastri parecia rápido, tendo sido o mais rápido de todos no setor final, mas um erro anterior na volta arruinou o esforço do piloto da McLaren. Ricciardo, por sua vez, escolheu ficar nos boxes e fazer apenas uma volta rápida nos minutos finais.

Após uma pausa na ação, foi hora das tentativas decisivas, enquanto todos tentavam bater o impressionante tempo de Verstappen. O piloto da Red Bull foi o único a melhorar seu próprio tempo, registrando uma volta de 1m 14.746s.

Isso provou ser imbatível, com Piastri sendo o mais próximo com um tempo 0.074s mais lento. Seu companheiro de equipe Norris ficou em terceiro, seguido pela dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, em quarto e quinto, respectivamente.

Russell foi o melhor da Mercedes em P6, com Tsunoda fazendo um ótimo trabalho ao ser o sétimo mais rápido. Seu companheiro de equipe Ricciardo ficou em P9 em sua única volta rápida, com Hamilton em P8, separando os carros da RB.

Hulkenberg, por sua vez, fortaleceu sua reputação por performar bem aos sábados ao ficar em P10 no Haas.

Deixe um comentário