Fórmula E: Shwartzman domina testes de Berlim, com brasileiros na pista

Felipe Drugovich, conhecido por sua habilidade passada na Fórmula E, assegurou o segundo tempo mais rápido na manhã e o quarto mais rápido na tarde, apesar de problemas técnicos

No Teste de Estreantes do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA em Berlim, Robert Shwartzman da DS PENSKE liderou a primeira sessão com um tempo quase igual ao da volta de classificação de domingo de Jake Dennis, que garantiu sua posição na primeira fila do grid. Shwartzman, também Piloto Reserva da equipe Scuderia Ferrari na Fórmula 1, manteve sua forma impressionante também na sessão da tarde, alcançando o tempo de volta mais rápido do dia de 1:01.937s.

Jak Crawford da Andretti Formula E seguiu de perto Shwartzman, demonstrando sua expertise proveniente de conquistas na FIA Formula 2 com um impressionante 1:02.110s. Sheldon van der Linde da Jaguar TCS Racing demonstrou seu talento, garantindo um notável 1:02.167s na segunda sessão, à frente de Felipe Drugovich da Maserati MSG Racing com um 1:02.171s, antes de o carro da Maserati sofrer problemas técnicos.

Teste da Manhã

Foram completadas mais de 1.099 voltas na primeira sessão do Teste de Estreantes em Berlim, com Robert Shwartzman da DS PENSKE demonstrando velocidade pura ao liderar as tabelas de tempos com um impressionante 1:02.150s, seguido de perto por Felipe Drugovich e Frederik Vesti. Drugovich tirou um dia de folga de seu papel como Piloto de Testes e Reserva na equipe Aston Martin F1 Team para impressionar ao volante do carro Maserati Tipo Folgore GEN3. Uma face familiar no grupo de estreantes da Fórmula E, ele foi seguido de perto por Frederik Vesti pela Mahindra Racing, deixando os três primeiros separados por menos de um décimo de segundo.

Mais atrás, Sheldon van der Linde da Jaguar TCS Racing, Gabriele Mini pela Nissan Formula E Team e Kush Maini pela Mahindra Racing completaram os seis primeiros, com Zane Maloney da Andretti Formula E em sétimo.

Teste da Tarde

Na sessão da tarde do Teste de Estreantes em Berlim, Robert Shwartzman continuou sua impressionante performance ao estabelecer o tempo mais rápido no carro DS PENSKE, registrando um 1:01.937s, apenas um décimo mais lento que a volta da pole de Jake Dennis para a 10ª rodada do E-Prix. A performance de Shwartzman superou Jak Crawford e Sheldon van der Linde, que garantiram os segundo e terceiro tempos mais rápidos, respectivamente.

O estreante regular da Fórmula E, Felipe Drugovich, assegurou o quarto tempo mais rápido, apesar de enfrentar problemas técnicos durante a sessão, à frente de Kush Maini e do brasileiro Enzo Fittipaldi nas quinta e sexta posições, respectivamente. Frederik Vesti, Zane Maloney, Gabriele Mini e Caio Collet completaram os dez primeiros.

Robert Shwartzman, DS PENSKE, disse: “No geral, o dia com a DS PENSKE foi bastante sólido. Sem erros e tentamos boas opções que foram positivas, com um bom aprendizado também. Maximizamos nosso tempo de pista com as voltas que nos foi permitido ter e também estou feliz em mostrar alguns bons resultados também. Finalmente estou me sentindo mais forte e confiante com este carro, o que também é uma coisa positiva, porque o carro não é fácil de pilotar, então leva um pouco de tempo. Então, no geral, estou muito feliz e obrigado à DS PENSKE pela oportunidade. É sempre um prazer e divertido estar pilotando e trabalhando com eles. A partir de agora, meu foco está em Le Mans, depois no futuro espero que nos vejamos novamente!”

Jak Crawford, Andretti Formula E Team, disse: Um ótimo primeiro dia no carro hoje. Eu gostei muito. A manhã foi toda sobre pegar o ritmo para mim e encontrar os limites do carro, e à tarde, focamos mais no desempenho e em marcar o melhor tempo de volta. No final do teste, conseguimos fazer algumas voltas de 350kWh e ficamos felizes com o que conseguimos melhorar. Então, no geral, estou feliz com como hoje foi e um grande obrigado à Andretti pela oportunidade.”

Alice Powell, Envision Racing, disse: “Foi um dia muito produtivo para mim. Passamos pelo plano de teste e reunimos dados importantes para eu correlacionar de volta ao simulador e para a equipe usar daqui para frente. Não se tratava de estabelecer as voltas mais rápidas para nós, e estou saindo me sentindo muito positiva após um ótimo dia de volta a um carro de corrida.”

Deixe um comentário