António Félix da Costa garante a histórica terceira vitória em Tempelhof e conquista a primeira vitória da equipe TAG Heuer Porsche Formula E em casa
António Félix da Costa conquistou a vitória na Rodada 10 do SUN MINIMEAL Berlin E-Prix de 2024, tornando-se o único piloto a ter vencido três vezes no Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof. Sua vitória também garantiu a primeira vitória da Porsche em casa na Fórmula E.
Da Costa assumiu a liderança durante a primeira onda de ativações do MODO ATAQUE, com os carros da Porsche estrategicamente posicionados e colaborando durante grande parte da primeira metade da corrida. Ao longo das 38 voltas da corrida, da Costa conseguiu defender a pressão incessante de Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar, este último sendo o vencedor da Rodada 9 no sábado.
Na volta 31, Evans avançou para a frente após uma breve pausa provocada pelo novo Safety Car FIA Taycan da Porsche. No entanto, ele ainda tinha um dos seus dois BOOSTS de 50kW ATAQUE restantes para serem usados na fase final. Realizando uma manobra de frenagem tardia na curva, da Costa conseguiu ultrapassar Evans, forçando o neozelandês a passar reto na curva.
Posteriormente, Oliver Rowland, avançando da 16ª posição no grid, seguiu o exemplo de da Costa, mas não conseguiu intensificar a pressão enquanto Cassidy ultrapassava seu companheiro de equipe para garantir o terceiro lugar à medida que as voltas se esgotavam, pressionando Rowland incessantemente.
Essa reorganização estratégica permitiu que da Costa avançasse, mantendo uma liderança confortável e, eventualmente, vendo a bandeira quadriculada – sua primeira vitória desde Cape Town 2023. A vitória de da Costa em Berlim eleva o número total de vencedores nesta temporada para oito, em apenas 10 rodadas da Temporada 10 até agora.
Mais atrás de da Costa, Cassidy executou uma manobra de última hora em Rowland para garantir o segundo lugar, conquistando a volta mais rápida no processo. Rowland ficou com o terceiro lugar após uma posição inicial desafiadora, à frente de Pascal Wehrlein, da Tag Heuer Porsche, que lutou bravamente contra o campeão reinante Jake Dennis (Andretti) pelo quarto lugar.
O companheiro de equipe de Cassidy, Evans, terminou a corrida na sexta posição, enquanto Jehan Daruvala, da Maserati MSG Racing, conquistou um impressionante sétimo lugar, marcando o melhor resultado pessoal na Fórmula E para o piloto indiano, depois de navegar pelo pelotão desde o 13º lugar.
O jovem Taylor Barnard, de 19 anos, da NEOM McLaren Formula E, mostrou uma habilidade notável ao subir da 18ª para a oitava posição na linha de chegada em seu fim de semana de estreia completo na série. Joel Eriksson (Envision Racing) também alcançou seu melhor resultado até o momento, com um nono lugar, enquanto Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) completou os dez primeiros.
Cassidy deixa Berlim com um substancial número de pontos, 45, e assume a posição de liderança na classificação com 140 pontos, à frente dos 124 de Wehrlein. Rowland ocupa a terceira posição com 118 pontos. A Jaguar TCS Racing lidera a classificação de equipes com 237 pontos, seguida pela TAG Heuer Porsche em segundo lugar com 183.
António Félix da Costa, nº 13, Tag Heuer Porsche Formula E, disse:
“É simplesmente ótimo vencer em uma corrida em casa para a Porsche, é incrível. Temos tantos convidados aqui: muitas pessoas que trabalham na fábrica que normalmente não podem vir às corridas, nossos membros do conselho estão aqui, então definitivamente é especial.
“Honestamente, foi um começo difícil para a temporada e estivemos construindo um bom momento, sempre reduzindo a diferença para os líderes do campeonato e é bom levar essa. Você tem que trabalhar duro quando as coisas não estão certas, mas quando você tem as pessoas certas ao seu redor, isso torna um pouco mais fácil. Quero dedicar isso ao sogro do meu engenheiro, que faleceu esta semana, então é para ele e sua família.”
Nick Cassidy, nº 37, Jaguar TCS Racing, disse:
“No final das contas, foi um ótimo fim de semana para nós. Sinto muito pelo Mitch [Evans], ele perdeu um pouco, mas sinto que ambos poderíamos talvez ter tido uma corrida um pouco melhor. Tentamos trabalhar juntos – isso às vezes funciona, às vezes não, mas demos o nosso melhor. Foi uma corrida agitada, mas, no final das contas, foi um dia fantástico. Estou orgulhoso dos meus caras e garotas. Mudamos um pouco as coisas durante a noite e tivemos um pacote realmente rápido hoje – foi um dia muito bom. O António dirigiu fantasticamente hoje e quando ele aumentou o ritmo no final, achei que ele estava mais rápido que nós também, então uma vitória realmente merecida e estou muito feliz por ele.
“Para a luta pelo título, temos apenas que continuar fazendo o que estamos fazendo. A equipe fez um trabalho incrível, estou realmente aproveitando e estou muito orgulhoso de dirigir pela Jaguar TCS Racing.”
Oliver Rowland, nº 22, Nissan Formula E Team, disse:
“A estratégia de ontem foi obviamente tentar chegar rapidamente à frente e hoje foi um pouco diferente porque sabíamos que todos poderiam copiar. Então, pelas primeiras cinco voltas, ficamos calmos e depois partimos para uma missão – novamente foi um pouco como se eu chegasse à frente e fosse um pouco rápido demais, mas é uma corrida super difícil, todo mundo foi agressivo. A coisa difícil para mim foi que eu tinha dois Porsches e dois Jaguars meio que tentando se ajudar, e depois eu sozinho tentando lutar contra eles um pouco, mas foi divertido, teve muito contato, e ótimo vir de 16º para terceiro.”
FÓRMULA E
CONFIRMADA EM TEMPELHOF POR PELO MENOS MAIS 6 ANOS
O convidado de honra na corrida de hoje foi o prefeito governante de Berlim, Kai Wegner. Como parte de sua visita para comemorar o décimo aniversário das corridas de Fórmula E na cidade, Wegner anunciou a extensão do contrato da Fórmula E com o Aeroporto de Tempelhof por mais seis anos, permitindo que continuasse como o local de corrida único e constante da série, pendente da aprovação do calendário pelo Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA.
Alberto Longo, Cofundador e Diretor de Campeonatos da Fórmula E, disse:
“É fantástico continuar nossa relação com o icônico Aeroporto de Tempelhof, servindo como local sempre presente para nossa série de corridas única. A extensão de seis anos significa nossa visão de longo prazo na cidade e no local e como nossas ambições estão estreitamente alinhadas em torno da entrega de corridas de classe mundial, entretenimento e sustentabilidade. Mal podemos esperar para voltar a correr aqui no próximo ano e por muitos anos.”
Kai Wegner, prefeito governante de Berlim, disse:
“A Fórmula E pertence a Berlim. Há dez anos, as imagens do Berlin E-Prix têm circulado pelo mundo, mostrando Berlim como uma metrópole para a e-mobilidade e o desenvolvimento sustentável – e os berlinenses como uma comunidade de fãs entusiasmada. A extensão do contrato de utilização para o Aeroporto de Tempelhof sublinha a boa cooperação entre Berlim e a Fórmula E para este evento esportivo único no coração de nossa cidade.
“Estou encantado que o antigo Aeroporto de Tempelhof continuará sendo o local para corridas espetaculares no futuro, reunindo berlinenses e fãs de todo o mundo em seu local histórico.”
O próximo evento no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA está programado para ocorrer na China, apresentando uma dupla rodada em Xangai nos dias 25 e 26 de maio.
