O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA retorna ao icônico Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof em Berlim neste fim de semana, 11 e 12 de maio, para as Rodadas 9 e 10 da 10ª Temporada
À medida que o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA alcança sua metade, a competição retorna a Berlim para a terceira rodada dupla da temporada, intensificando a batalha pelo título do Campeonato Mundial da Temporada 10.
Com uma década de história de corridas em Berlim, todos os olhos estão voltados para os 22 pilotos para recriar a emoção das últimas 18 corridas na capital alemã, destacada por notáveis 362 ultrapassagens no evento da temporada passada.
Contendores notáveis incluem Lucas di Grassi e António Félix da Costa, que são dois dos únicos três vencedores duplos em Berlim, enquanto a Jaguar TCS Racing visa replicar seu memorável 1-2 da Temporada 9. Além disso, Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, mira sua corrida em casa, e a TAG Heuer Porsche busca consolidar sua liderança com Pascal Wehrlein na classificação de pilotos em ambos os territórios de piloto e equipe. Além disso, Lucas di Grassi da ABT Cupra está ansioso por sua primeira vitória na Temporada 10 diante da torcida de sua equipe.
AS CURVAS DE TEMPELHOF: DA PISTA À PISTA DE CORRIDA
Berlim tem a distinção de ser a única cidade a sediar uma corrida em cada temporada da Fórmula E – um total de 18 corridas. Com o Tempelhofer Feld como local de hospedagem em todas as temporadas, a pista apresenta um ambiente familiar, mas exigente, tanto para pilotos quanto para equipes, e com o layout atualizado para a Temporada 10, as possibilidades estão em aberto.
O asfalto irregular da pista, a degradação intensificada e os altos níveis de aderência a tornam um teste único de habilidade e estratégia para os competidores. Apesar dos desafios, o E-Prix tem consistentemente proporcionado algumas das ações mais emocionantes no calendário da Fórmula E.
O layout atualizado no sentido anti-horário introduz mudanças como a posição da ativação do MODO ATAQUE, que agora fica do lado de fora da Curva 2, e uma reconfiguração do circuito para um layout de 15 curvas com torções e chicanes adicionais.
OITO CORRIDAS CONCLUÍDAS, OITO AINDA POR VIR
À medida que a Temporada 10 ultrapassa sua metade, a segunda temporada da era GEN3 já mostrou uma competição acirrada, com as oito primeiras rodadas do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA coroando sete vencedores diferentes de corridas. 11 pilotos comemoraram no pódio, e atualmente, sete equipes diferentes estão representadas entre os dez primeiros da classificação de pilotos.
À medida que o campeonato se prepara para a segunda metade de sua temporada, a classificação atual dos pilotos é a seguinte: Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, lidera o pelotão – o único piloto atualmente com duas vitórias na Temporada 10. Ele é seguido de perto por Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, que ostenta uma vitória e quatro pódios este ano, deixando-o apenas sete pontos atrás da liderança de Wehrlein.
O Campeão Mundial de 2023, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, ocupa o terceiro lugar, seguido pelo vencedor da Rodada 6, Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team, e Mitch Evans, companheiro de equipe de Cassidy na Jaguar TCS Racing, em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, e Jean-Éric Vergne, da DS Penske, ocupam atualmente a sexta e sétima posições, com Sam Bird, da NEOM McLaren Formula E Team, em oitavo. Stoffel Vandoorne, após uma melhor performance na temporada em Mônaco, ocupa o nono lugar na outra máquina da DS Penske, enquanto António Félix Da Costa, da TAG Heuer Porsche, completa os dez primeiros.
Este fim de semana será mais um capítulo interessante na história da Temporada 10, à medida que as equipes se preparam para algumas mudanças emocionantes no grid, já que diversos novos pilotos entram para substituir aqueles com conflitos de corrida neste fim de semana. Kelvin van der Linde assume o volante na ABT Cupra, substituindo Nico Müller. Na Envision Racing, Paul Aron e Joel Eriksson formam uma nova dupla de pilotos no lugar de Buemi e Frijns. Enquanto isso, Jordan King finalmente recebe sua oportunidade de começar a corrida, substituindo Nyck De Vries na Mahindra Racing. Isso certamente vai agitar a competição e trazer novas dinâmicas para a pista.
ECOS DE EXCITAÇÃO: 10 ANOS DE FÓRMULA E NA CAPITAL ALEMÃ
A história da Fórmula E em Berlim abrange 18 corridas em sete layouts de circuito diferentes, com a cidade testemunhando 15 vencedores diferentes ao longo dos anos. Notavelmente, quatro pilotos – Sam Bird, Sébastien Buemi, Lucas di Grassi e Jean-Éric Vergne – competiram em todos os E-Prix de Berlim, enquanto Buemi, di Grassi e António Félix Da Costa ainda são os únicos pilotos a terem vencido aqui mais de uma vez.
Na última visita a Tempelhof na Temporada 9, Mitch Evans conquistou uma vitória histórica no SABIC Berlin E-Prix de 2023, liderando um perfeito 1-2 para a Jaguar TCS Racing ao lado do companheiro de equipe Sam Bird
. Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, conquistou o terceiro lugar no pódio, marcando o primeiro pódio para a Maserati em monopostos em mais de 60 anos. A corrida, testemunhada por um público lotado, viu 190 ultrapassagens e 53 mudanças de liderança, mostrando a intensa competição entre os pilotos.
No segundo dia da rodada dupla de 2023, Nick Cassidy, da Envision Racing, emergiu vitorioso, após uma aula magistral de gerenciamento de energia, em uma corrida que contou com 172 ultrapassagens adicionais. Jake Dennis garantiu o segundo lugar, enquanto Jean-Éric Vergne completou o pódio.
O RETORNO DOS ESTREANTES
Após o evento principal da rodada dupla, a Fórmula E sediará seu primeiro Teste Oficial de Estreantes da temporada em segunda-feira, 13 de maio, fornecendo a cada equipe a oportunidade de mostrar novos talentos ansiosos para se destacar no competitivo mundo do automobilismo.
Após uma sessão de Treino Livre bem-sucedida para estreantes em Misano antes das Rodadas 6 e 7 no mês passado, esse dia inteiro de testes promete adicionar uma camada extra de emoção para encerrar o fim de semana de corrida. Cada uma das 11 equipes terá dois pilotos para as seis horas de tempo de pista, reunindo dados valiosos que os ajudarão na tomada de decisões estratégicas no futuro.
Mais detalhes sobre a escalação de estreantes serão divulgados antes do fim de semana da corrida, incluindo os nomes dos 22 emocionantes novatos que estarão na pista com os carros GEN3.
ENTRETENIMENTO FORA DA PISTA
Além de toda a ação na pista, os fãs da Fórmula E podem se preparar para um dia inesquecível na Vila dos Fãs Allianz – o coração de cada evento da Fórmula E E-Prix.
Os titulares de ingressos devem se preparar para desafiar suas habilidades nos simuladores da Fórmula E, serem deslumbrados por performances cativantes de artistas locais e dançar ao ritmo da música ao vivo.
Após a Rodada 9 no sábado, a ascensão da sensação pop americana, Natalie Jane, tomará o centro do palco. Diretamente de shows lotados em Nova York e Los Angeles, Natalie Jane traz seus vocais poderosos e hits de sucesso como “AVA” de seu aclamado álbum de estreia “Where Am I?”. No domingo, as estrelas amadas de Berlim, Culcha Candela, brilham no palco com a segunda performance ao vivo da Vila dos Fãs no fim de semana.
Para famílias, a Área Infantil oferece um dia de exploração sem fim, com atividades projetadas para despertar a curiosidade e inspirar a inovação, ao mesmo tempo que promovem a sustentabilidade. Quando a fome bater, os fãs podem se aventurar no food court para uma variedade de sabores locais. Na Zona de Parceiros, os parceiros visionários da Fórmula E, incluindo Allianz, SUN Minimeal, Hankook, Saudia, Nissan, Julius Bar e Novus, apresentam as últimas inovações que estão moldando o futuro da mobilidade e da sustentabilidade.
