Max Verstappen largará na pole position para o Sprint em Miami depois de garantir o primeiro lugar na sexta-feira no Sprint Qualifying
Com cada piloto optando por apenas uma volta rápida no SQ3, Verstappen foi o mais rápido de todos com uma volta de 1m 27.641s. O piloto da Red Bull será acompanhado na primeira fila por Leclerc, que terminou a sessão 0.108s atrás de Verstappen.
Sergio Perez ficou em terceiro, enquanto Daniel Ricciardo teve uma performance impressionante ao ser o quarto mais rápido na RB, à frente de Carlos Sainz da Ferrari em quinto.
Enquanto a McLaren parecia promissora no início da sessão, o ritmo não pareceu se manter no SQ3 com o pneu macio. Oscar Piastri ficou em sexto, enquanto Lando Norris largará em nono, com o par da Aston Martin de Lance Stroll e Fernando Alonso entre eles em sétimo e oitavo. Nico Hulkenberg, por sua vez, completa o top 10 na Haas.
Houve dupla decepção para a Mercedes, já que ambos os pilotos saíram no SQ2. George Russell largará em P11 enquanto Lewis Hamilton se junta a ele na sexta fila em P12, com o heptacampeão mundial também sendo mencionado por uma infração no pit lane.
Esteban Ocon foi o líder da Alpine em 13º, à frente de Kevin Magnussen da Haas em 14º. Enquanto isso, Yuki Tsunoda da RB terminou a sessão em 15º, novamente sendo superado pelo companheiro de equipe Ricciardo.
O azar de Pierre Gasly na classificação continuou, já que ele não conseguiu escapar do SQ1, com o piloto da Alpine pronto para largar em P16, à frente de Zhou Guanyu da Kick Sauber e Valtteri Bottas em P17 e P18, respectivamente.
Foi também uma sessão difícil para a Williams. O piloto local Logan Sargeant ficou decepcionado por sair em 19º, enquanto o companheiro de equipe Alex Albon terminou a sessão em 20º, tendo tido um tempo de volta deletado que o fez cair de uma posição original de 16º.
Como foi?
SQ1 – Norris lidera enquanto Piastri e Bottas têm um susto
Com apenas uma hora de prática atrás deles – e uma hora interrompida, com Leclerc trazendo as bandeiras vermelhas no início após uma rodada custosa – os pilotos voltaram à ação mais tarde na sexta-feira para a Sprint Qualifying, com a sessão decidindo o grid para a segunda corrida Sprint do ano.
Leclerc foi o primeiro a entrar no Autódromo Internacional de Miami quando o SQ1 começou às 16h30, horário local, aparentemente ansioso para compensar sua participação muito limitada no início do dia devido àquela rodada mencionada anteriormente.
Não houve surpresas com a escolha dos pneus enquanto outros pilotos começaram a se juntar ao monegasco na pista, dado que o composto médio é obrigatório para o segmento de abertura de 12 minutos da Sprint Qualifying.
À medida que o relógio avançava, Leclerc pode ter potencialmente causado uma respiração mais profunda na parede dos boxes da Ferrari após experimentar um pequeno deslize na Curva 8. Felizmente, o piloto conseguiu manter seu carro na pista quando as primeiras voltas cronometradas começaram a chegar.
Verstappen estava no topo da tabela de tempos quando o segmento chegou à metade, com Piastri apenas 0.038s atrás na McLaren em um fim de semana no qual a equipe com sede em Woking está rodando uma série de atualizações.
Em outro lugar, Alonso sobreviveu a um beijo com a parede, enquanto Piastri ficou irritado após encontrar o carro da Kick Sauber de Bottas na pista, provocando o finlandês a reclamar que não foi avisado a tempo suficiente. O incidente será investigado após a sessão.
À medida que o SQ1 chegava aos seus momentos finais, Norris se encaixou em P1 à frente do companheiro de equipe Piastri, enquanto vários pilotos trabalharam para se livrar do perigo. A ordem continuou a mudar à medida que alguns se elevavam nas tabelas de tempos, mas outros não conseguiram melhorar
Gasly não conseguiu avançar em P16, seguido pela dupla da Kick Sauber de Zhou e Bottas em P17 e P18, respectivamente. Também foi um dia difícil para Sargeant, que terminou a sessão em P19 na frente de seus fãs locais, enquanto o companheiro de equipe da Williams, Albon, também saiu em P20 após ter um tempo de volta deletado.
Eliminados: Gasly, Zhou, Bottas, Sargeant, Albon
SQ2 – Mercedes sofre dupla eliminação
Magnussen foi o primeiro a sair na pista quando os 10 minutos do SQ2 começaram, após uma boa sessão para o dinamarquês no SQ1. Os pilotos novamente estavam usando um pneu médio obrigatório para este segmento da Sprint Qualifying.
A maioria dos 15 pilotos restantes parecia ansiosa para registrar algumas voltas rápidas logo de início e, enquanto Perez liderava quando o relógio se aproximava dos cinco minutos, Norris então se tornou o mais rápido de todos com uma volta de 1m 27.597s.
Ricciardo – pilotando uma RB com uma pintura especial “camaleão” neste fim de semana – relatou contato com a parede, mas o carro do australiano parecia ter escapado ileso. Todos os olhos então se voltaram para quem estava em risco de ficar na zona de eliminação à medida que os últimos minutos se aproximavam.
Verstappen se juntou à briga tarde na sessão e se encaixou em quarto em sua única volta rápida, enquanto a dupla da Mercedes estava entre os que precisavam melhorar. No final, nem Russell nem Hamilton conseguiram fazer isso, deixando-os em P11 e P12, respectivamente, e Hamilton – que tocou a parede em sua volta – também foi notado por uma infração no pit lane.
Os outros pilotos que não conseguiram passar foram Ocon em 13º, Magnussen em 14º e Tsunoda em 15º, com o piloto da RB parecendo cometer um erro em sua única volta rápida.
Eliminados: Russell, Hamilton, Ocon, Magnussen, Tsunoda
SQ3 – Verstappen vai mais rápido enquanto McLaren recua
Foi um começo tranquilo quando a luz verde foi acesa para o SQ3, um segmento no qual os pilotos usam pneus macios. Hulkenberg foi o primeiro a quebrar o silêncio com menos de quatro minutos restantes no relógio, antes que outros começassem a sair de suas garagens para o que seria uma volta rápida.
Todos os 10 pilotos conseguiram encontrar ar limpo na pista, e cada um buscava registrar uma volta rápida. Verstappen foi o mais rápido de todos nos primeiros e segundos setores antes de sofrer subesterço no último setor, mas isso não impediu o holandês de subir para P1 com uma volta de 1m 27.641s.
Leclerc também estava parecendo rápido, mas perdeu por pouco, ficando em segundo lugar com um tempo 0.108s atrás do de Verstappen, enquanto Perez ficou em terceiro lugar. Enquanto isso, Ricciardo chamou a atenção ao encaixar sua RB em quarto lugar, à frente da Ferrari de Sainz em quinto.
Enquanto a McLaren havia exibido um forte ritmo no pneu médio no SQ1 e SQ2, o composto macio não pareceu favorecê-los no SQ3. Piastri cruzou a linha em sexto, enquanto Norris terminou a sessão em nono.
Stroll ficou em sétimo lugar, à frente do companheiro de equipe da Aston Martin, Alonso, em oitavo, enquanto Hulkenberg completou as últimas posições do top 10 na Haas.
