A Red Bull anunciou que Adrian Newey vai deixar a equipe, com o estimado designer de F1 partindo após quase 20 anos em Milton Keynes.
Newey ingressou na Red Bull antes da segunda temporada de F1 da equipe em 2006 e foi fundamental no sucesso da equipe ao longo dos anos, ajudando a transformar a operação de competidores intermediários em vencedores de Grand Prix e campeões mundiais.
De fato, a Red Bull conquistou seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos – entre Sebastian Vettel e Max Verstappen, respectivamente – com carros projetados por Newey até o momento, e atualmente estão a caminho de conquistar o título duplo novamente em 2024.
No entanto, foi confirmado na preparação para o Grande Prêmio de Miami que Newey deixará seu cargo de Chief Technical Officer no primeiro trimestre de 2025.
Uma declaração da Red Bull também confirmou que Newey se afastará das funções de design da Fórmula 1 para “focar no desenvolvimento final e entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, o aguardado RB17.” Ele continuará trabalhando nesse projeto até sua conclusão e continuará a participar de corridas específicas para apoiar a equipe de F1 nas pistas até o final da temporada de 2024.
“Desde que eu era criança, eu queria ser um designer de carros rápidos,” disse Newey. “Meu sonho era ser engenheiro na Fórmula 1, e tive a sorte de tornar esse sonho realidade.
“Por quase duas décadas, foi uma grande honra para mim desempenhar um papel chave no progresso da Red Bull Racing, de novato promissor a equipe vencedora de múltiplos títulos.
“No entanto, sinto que agora é um momento oportuno para passar esse bastão para outros e buscar novos desafios para mim mesmo. Enquanto isso, as etapas finais de desenvolvimento do RB17 estão sobre nós, então pelo resto do meu tempo com a equipe, meu foco estará lá.”
“Eu gostaria de agradecer às muitas pessoas incríveis com quem trabalhei na Red Bull em nossa jornada ao longo dos últimos 18 anos, pelo talento, dedicação e trabalho árduo. Foi um verdadeiro privilégio, e estou confiante de que a equipe de engenharia está bem preparada para o trabalho que será realizado na evolução final do carro dentro do período de quatro anos deste conjunto de regulamentos.
“Em uma nota pessoal, também gostaria de agradecer aos acionistas, ao falecido Dietrich Mateschitz, Mark Mateschitz e Chalerm Yoovidhya pelo apoio inabalável durante o meu tempo na Red Bull, e ao Christian, que não só foi meu parceiro de negócios, mas também um amigo de nossas respectivas famílias.
“Também, obrigado ao Oliver Mintzlaff por sua liderança e ao Eddie Jordan, meu amigo próximo e gerente.”
“Ele também é meu amigo e alguém a quem serei eternamente grato por tudo o que trouxe à nossa parceria. O legado que ele deixa ecoará pelos corredores de Milton Keynes, e o RB17 Track Car será um testemunho e legado apropriados de seu tempo conosco.”
Qual é o futuro de Newey?
Embora Newey permanecerá no Grupo de Tecnologia da Red Bull até o primeiro trimestre de 2025, não foi declarado o que ele fará a seguir após sair.
Relatos sugerem que a Ferrari, que contratou Lewis Hamilton para pilotar para eles a partir da próxima temporada, é favorita, enquanto a Aston Martin também foi mencionada como um destino potencial.
O que é inegável é o pedigree de Newey na Fórmula 1, tendo sido uma mão orientadora em nada menos que 12 carros vencedores de construtores até agora em sua carreira. Onde quer que ele acabe, certamente será um ativo valioso.
