Nico Hulkenberg deixará a Haas ao final da temporada de 2024, com a Sauber garantindo seus serviços a partir de 2025
Hulkenberg se juntou à Haas em 2023 em uma jogada que viu o alemão retornar ao esporte após três anos ausente de uma vaga em tempo integral na Fórmula 1. Mas agora foi confirmado que o piloto de 36 anos partirá da equipe americana – e seguirá para a Sauber – ao final da temporada.
Falando sobre a saída de Hulkenberg, Ayao Komatsu – instalado como Chefe de Equipe da Haas em janeiro deste ano, substituindo Guenther Steiner – disse: “Gostaria de estender meus agradecimentos a Nico por suas contribuições à equipe no tempo em que esteve conosco – ele foi um ótimo companheiro de equipe e alguém com quem gostamos muito de trabalhar.
Sua experiência e feedback têm se mostrado inestimáveis para nós em termos de melhorar nosso desempenho geral – um fato que é claramente evidente tanto em suas performances de classificação quanto em corrida no VF-24 nesta temporada. Ainda há muitas corridas pela frente este ano, então esperamos continuar a beneficiar de suas contribuições pelo resto da temporada de 2024.”, completou o chefe de equipe.
A mudança de Hulkenberg desencadeará um retorno à equipe Sauber que ele representou anteriormente em 2013, com a operação de Hinwil – que teve Valtteri Bottas e Zhou Guanyu nas últimas três temporadas – em breve oficialmente assumida pelo fabricante alemão Audi.
“Estamos muito satisfeitos em receber Nico de volta aqui em Hinwil a partir de 2025 e competir com ele na Fórmula 1. Com sua velocidade, sua experiência e seu compromisso com o trabalho em equipe, ele será uma parte importante da transformação de nossa equipe – e do projeto da Fórmula 1 da Audi. Desde o início, houve grande interesse mútuo em construir algo a longo prazo juntos. Nico é uma personalidade forte, e sua contribuição, em um nível profissional e pessoal, nos ajudará a progredir tanto no desenvolvimento do carro quanto na construção da equipe”, disse Andreas Seidl, CEO da Sauber Motorsport AG e também CEO da futura equipe de fábrica da Audi na F1.
O próprio Hulkenberg disse sobre seu novo acordo: “Estou retornando à equipe com a qual trabalhei em 2013 e tenho boas lembranças do forte espírito de equipe na Suíça.
A perspectiva de competir pela Audi é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tamanha determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipe de fábrica de uma marca de carros tão com uma unidade de potência feita na Alemanha é uma grande honra para mim.”
