Campeão mundial de 1978 revelou que a equipe já aprovada com a FIA (Federação Internacional do Automobilismo), terá uma reunião com a F1 na próxima etapa do mundial nos EUA, daqui duas semanas
A Andretti segue em sua batalha para levar a sua equipe à elite do automobilismo: a Fórmula 1. Após investimentos massivos e uma série de iniciativas, a equipe está determinada a conquistar um lugar no grid, apesar da resistência encontrada.
Mario Andretti é mais do que um nome familiar, é um ex-piloto que conquistou o título na Fórmula 1 em 1978, além de ter uma carreira ilustre na Indy. Agora, como patriarca da família Andretti, ele é o líder da equipe que leva o sobrenome, que tem uma longa história de sucesso nas corridas americanas, incluindo a Indy.
A equipe Andretti tem um objetivo ambicioso: ingressar na Fórmula 1. Desde 2021, eles têm investido pesadamente em infraestrutura e estabelecendo parcerias estratégicas, incluindo um acordo de motor com a Cadillac a partir de 2028. Além disso, estão construindo uma nova sede em Silverstone e buscando iniciativas na Europa.
Estou ofendido. Sendo honesto, não acho que merecemos isso. Temos feito grandes investimentos e acho que isso deveria ser o suficiente para sermos bem-vindos. O valor da competição será maior com 11 equipes do que com dez. Não sei, mas quero que me digam onde estou completamente errado. Aquele foi outro comunicado ofensivo. A GM disse várias vezes que é Andretti ou nada, então somos nós quem resolvemos isso. Ainda assim, (a Fórmula 1) tentou uma jogada. Há uma corrente oculta, que não entendo, mas se querem sangue, estou pronto. O que queremos dizer é: não importa o que nos pedirem, nós faremos o que for preciso. Por enquanto, só nos deram desculpas sem argumentos, como: ‘oh, não desejamos que venham’ ou ‘não queremos que fiquem envergonhados.”
Afirmou Mario à Associated Press.
Uma reunião crucial está marcada entre Mario Andretti e a alta cúpula da Fórmula 1 em Miami, daqui duas semanas, durante a sexta etapa da categoria. Apesar das rejeições repetidas da Fórmula 1, Mario Andretti e sua equipe estão determinados a lutar até o fim. Eles demonstraram compromisso e consistência, investindo em infraestrutura, estabelecendo parcerias estratégicas e buscando constantemente formas de demonstrar seu potencial para a categoria.
A entrada da equipe Andretti na Fórmula 1 representaria não apenas a realização de um sonho pessoal para Mario Andretti, mas também a expansão das operações de uma equipe respeitada no mundo das corridas. Além disso, seria um impulso para a própria Fórmula 1, trazendo uma equipe com um histórico de sucesso e uma legião de fãs apaixonados.
Tivemos só uma reunião com eles e isso é um problema, não acho que tenha sido suficiente. Por isso, agradeço pelo próximo encontro. Perdemos algumas oportunidades ao longo do caminho, mas temos de olhar para frente e não para trás. Continuo com esperanças, pois não paramos de trabalhar nisso. Nossas atitudes mostram que não é somente conversa fiada. Estamos juntando tijolos e argamassa e mostramos isso com a sede em Silverstone. Não seremos humilhados. A GM deixou claro que está empolgada com o projeto e eles possuem um longo acordo conosco. Com tudo isso, não sei mais o que podemos fazer”
, completou o campeão mundial de 78.
A saga da equipe Andretti em sua busca para entrar na Fórmula 1 é uma história de determinação, perseverança e paixão pelo automobilismo. Com Mario Andretti liderando a carga, a equipe está pronta para enfrentar os desafios e lutar pelo seu lugar no grid. Resta agora esperar e ver se a Fórmula 1 abrirá suas portas para esta icônica equipe americana.
