Em uma movimentada primeira sessão de treinos livres, o canadense colocou pneus novos no final e deu uma volta voadora em Xangai
Quando a ação recomeçou e os pilotos disputavam posição na pista, as câmeras de TV captaram um encontro próximo entre Lewis Hamilton e Piastri na última curva, com o piloto da Mercedes comunicando pelo rádio que “Eu acabei de ser empurrado para fora” pelo McLaren enquanto ele se aproximava pela parte externa.
Após esse drama, que viu Hamilton receber uma bandeira preta e branca por cruzar a linha de entrada dos boxes, os tempos continuaram a cair e, no final das contas, Stroll surpreendeu com um esforço tardio com pneus macios de 1m 36.302s, o colocando três décimos à frente de Piastri e Verstappen.
Sergio Perez ficou em quarto no outro Red Bull, enquanto o par da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, também se beneficiaram de voltas de última hora com pneus macios para terminar em quinto e sexto, respectivamente, logo à frente de Esteban Ocon da Alpine.
Alex Albon, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas completaram os dez primeiros em seus carros Williams, RB e Kick Sauber, com o companheiro de equipe deste último, Zhou Guanyu, terminando em 11º ao se tornar o primeiro piloto chinês de F1 a competir em solo chinês.
Yuki Tsunoda ficou em 12º no segundo carro da RB, seguido pelos pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, que marcaram suas voltas rápidas muito antes, e pelo Williams de Logan Sargeant, que lamentou uma volta “terrível”.
Lando Norris estava a caminho de uma volta rápida com os pneus vermelhos, mas o piloto da McLaren entrou nos boxes após marcar dois tempos de setor roxos, deixando-o em 16º lugar, atrás dos pilotos da Mercedes George Russell e Hamilton, que marcaram suas melhores voltas com pneus duros.
Fernando Alonso, da Aston Martin, foi outro a marcar seu melhor tempo com pneus duros, terminando em 19º depois de uma passagem pela área de escape na entrada dos boxes, que Piastri depois imitou, enquanto o outro Alpine de Pierre Gasly ficou na última posição devido a um problema de isolamento do ERS (Sistema de Recuperação de Energia).
Os pilotos e equipes agora terão algumas horas para analisar os dados e aplicar o que aprenderam no primeiro treino livre antes de retornar à pista para o Sprint Qualifying, que está programado para começar às 15h30 no horário local.
