Norris crava pole na chuva em Xangai vencendo trio com 12 títulos mundiais somados

Britânico da McLaren colocou 1.2 segundo no pelotão; Hamilton foi P2, Alonso P3 e Verstappen apenas P4

Lando Norris conquistou a pole position durante a Sprint Qualifying no Grande Prêmio da China em uma sessão dramática afetada pela chuva, com o britânico inicialmente vendo seu tempo deletado antes de ser reinstalado. Foi um segmento SQ3 frenético enquanto os 10 primeiros lidavam com condições escorregadias, resultando em momentos fora da pista para pilotos como Max Verstappen. Enquanto Lewis Hamilton parecia ter conquistado a pole position no final da sessão de oito minutos, depois que Norris perdeu seu tempo, a volta do piloto da McLaren de 1m 57.940s foi devolvida, colocando-o em P1.

Hamilton manteve o P2, à frente de um impressionante Fernando Alonso em terceiro, enquanto Verstappen acabou em quarto lugar. Carlos Sainz foi o melhor Ferrari em quinto, enquanto Sergio Perez se junta a ele na terceira fila em sexto.

Charles Leclerc ficou em P7, depois de sair da pista mais cedo no SQ3, com Oscar Piastri seguindo em P8. A dupla da Kick Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, teve um bom desempenho para fechar o top 10, marcando uma sólida performance para Zhou diante de seus torcedores locais.

Com a chuva começando a cair durante os momentos finais do SQ2, George Russell foi forçado a abortar sua volta rápida e terminou a sessão em P11.

A dupla da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, seguiu em 12º e 13º, com Daniel Ricciardo, da RB, em 14º, tendo também abandonado seu esforço final em meio à chuva. Lance Stroll foi o último piloto eliminado no SQ2 em 15º.

Houve mais decepção para a Alpine, com Pierre Gasly e Esteban Ocon saindo no SQ1 em P16 e P17, respectivamente, à frente de Alex Albon, da Williams, em P18.

Yuki Tsunoda foi uma eliminação surpresa depois de não melhorar seu tempo no primeiro segmento da Sprint Qualifying, deixando o piloto da RB em 19º, enquanto o Williams de Logan Sargeant se juntará a ele na última fila em 20º lugar.

COMO ACONTECEU

SQ1 – Perez impressiona enquanto Tsunoda sofre eliminação surpreendente

Após uma sessão única de treinos mais cedo no dia, os pilotos voltaram à ação mais tarde na sexta-feira para a Sprint Qualifying, marcando a introdução do novo formato de fim de semana onde a Sprint acontece no sábado de manhã, antes da qualificação tradicional para a corrida de domingo.

Quando a sessão de 12 minutos do SQ1 começou às 15h30, horário local, Albon – com um capacete chamativo apresentando um design de panda – liderou um número de carros para a pista. Todos estavam usando o pneu médio, que é o composto obrigatório para o segmento SQ1.

A maioria dos pilotos logo estava na pista, aparentemente ansiosa para marcar uma volta rápida em meio a uma chance de 60 por cento de chuva prevista para a sessão. Piastri e Russell estavam entre aqueles que relataram gotas de chuva apenas alguns minutos após o início.

A ordem parecia mista quando as primeiras voltas cronometradas chegaram, antes que Perez estabelecesse o ritmo inicial após marcar um tempo de 1m 36.110s, três décimos à frente do colega de equipe Verstappen.

Houve ação para a dupla da Alpine, já que Ocon teve um momento na última curva – colocando-se em risco na zona de eliminação – enquanto Gasly foi acusado de atrapalhar Sargeant. Sainz também não ficou feliz com o Haas de Magnussen pelo mesmo suposto delito.

Conforme a pista esquentava e os tempos começavam a cair nos minutos finais do SQ1, Tsunoda estava ansioso para marcar uma volta rápida, depois de não ter marcado um tempo representativo mais cedo na sessão. Russell era outro piloto em risco, mas o piloto da Mercedes conseguiu se colocar em P12.

O favorito local Zhou passou por pouco em P15, enquanto os problemas de classificação de Gasly de 2024 continuaram, já que ele não se classificou, terminando em P16 à frente do companheiro de equipe da Alpine, Ocon, em P17.

A dupla da Williams, Albon e Sargeant, foi eliminada em P18 e P20, com Tsunoda, decepcionado, entre eles em P19.

Eliminados: Gasly, Ocon, Albon, Tsunoda, Sargeant

SQ2 – Chuva pega Russell enquanto Verstappen assume a liderança

O início do SQ2 foi ligeiramente atrasado após o pequeno incêndio no final do segmento anterior. Enquanto os pilotos aguardavam o início, uma fila se formou no pit lane, com todos ansiosos para ir à pista diante da ameaça contínua de chuva.

Enquanto Norris liderava quando a sessão de 10 minutos começou, houve ação atrás enquanto o pelotão lutava para obter posição na fila do pit lane. A atitude parecia mais relaxada na Red Bull, no entanto, com Verstappen e Perez inicialmente permanecendo na garagem.

Verstappen liderou as planilhas de tempos durante as voltas iniciais com um tempo de 1m 35.606s, um décimo à frente de Leclerc, enquanto Bottas foi informado por seu engenheiro que a chuva estava a caminho em apenas três minutos.

A chuva realmente começou a cair conforme o relógio avançava. Isso não funcionou a favor de Russell, com o britânico – que não tinha marcado um tempo inicial – tendo que abortar sua volta rápida, já que a pista molhada foi declarada, deixando-o em P11.

Um piloto que se beneficiou foi Zhou, que conseguiu se manter no top 10 enquanto a maioria do pelotão permanecia na garagem durante os momentos finais. Isso provocou grandes aplausos da multidão.

Junto com Russell, os outros nomes que ficaram de fora foram a dupla da Haas, Magnussen e H

ulkenberg, em 12º e 13º, respectivamente, seguidos por Ricciardo em 14º e Stroll em 15º.

Eliminados: Russell, Magnussen, Hulkenberg, Ricciardo, Stroll

SQ3 – Norris assume P1 conforme condições provocam fim dramático da sessão

O SQ3 começou sob chuva contínua, com os pilotos emergindo na pista com pneus intermediários montados. Não demorou muito para que as condições úmidas apresentassem desafios para alguns, já que Leclerc perdeu o controle de sua Ferrari na Curva 9, levando o monegasco a questionar pelo rádio se sua asa traseira poderia estar quebrada.

Enquanto uma infração no pit lane de Alonso foi observada, o drama na pista continuou. Verstappen saiu da pista na Curva 6 enquanto os pilotos lidavam com as condições escorregadias, antes de ter sua volta deletada por exceder os limites da pista.

Conforme a sessão avançava, Perez estabeleceu o ritmo antes de Alonso se encaixar impressionantemente em P1. Enquanto isso, tudo estava acontecendo para Verstappen, que teve outro momento largo na última curva. Seu tempo foi novamente deletado, enquanto Norris teve o mesmo problema com sua própria volta.

Hamilton conseguiu se colocar à frente de Alonso no topo, antes de Norris brevemente assumir a pole position provisória. Enquanto seu tempo foi inicialmente deletado, ele foi então reinstalado, dando ao piloto da McLaren P1 de volta.

Isso empurrou Hamilton para P2, enquanto Alonso manteve o P3 e Verstappen encerrou a sessão em P4. Sainz colocou sua Ferrari em quinto, à frente de Perez em sexto e Leclerc – que conseguiu retornar à pista após sua saída anterior – foi sétimo.

Piastri conquistou o P8 para a McLaren, enquanto a dupla da Kick Sauber, Bottas e Zhou, selou P9 e P10 respectivamente, com o resultado de Zhou claramente sendo bem recebido pelos torcedores locais.

Deixe um comentário