Com últrapassagem sobre Rowland na última volta, Wehrlein vence E-Prix

Em mais uma reviravolta dramática no Misano E-Prix, Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche Formula E Team, emergiu triunfante após uma intensa batalha pela Rodada 7 do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ABB. A performance consistente de Wehrlein o posicionou para a vitória, após as esperanças de Oliver Rowland terem sido frustradas nos momentos finais da corrida devido a problemas de gestão de energia.

Na segunda etapa do duplo compromisso inaugural do Misano E-Prix, foi Pascal Wehrlein quem fez as pazes pelo doloroso sábado da TAG Heuer Porsche. Seu troféu de primeiro lugar da Rodada 7 é o sexto de sua carreira na Fórmula E, seguindo um cálculo equivocado na última volta que resultou no então líder da corrida, Oliver Rowland, ficando sem energia e se retirando.

O atual campeão mundial da ABB FIA Formula E, Jake Dennis, da equipe Andretti Formula E, conquistou um segundo lugar louvável, enquanto Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, garantiu o terceiro lugar na bandeira com uma vantagem de 5 centésimos de segundo, diante de uma multidão de 25.000 pessoas. Seguindo os resultados de ontem de uma desqualificação pós-vitória, o companheiro de equipe de Wehrlein, António Félix da Costa, sofreu outro revés quando um choque inicial resultou em sua aposentadoria.

Ao longo das 26 voltas do Misano E-Prix, o piloto da TAG Heuer Porsche manteve uma reserva significativa de energia em relação aos seus concorrentes, incluindo o líder inicial Jake Hughes e os contendores Jean-Éric Vergne e Nico Müller. No entanto, um avanço tardio de Oliver Rowland, da Nissan, o viu assumir a liderança na 20ª volta, desafiando a vantagem aparentemente imbatível de Wehrlein.

Apesar da confiança inicial da Porsche na gestão de energia de Wehrlein, uma notificação de última hora de desativação do trem de força frustrou as esperanças de um desafio bem-sucedido na última volta. No entanto, a sorte favoreceu Wehrlein quando Rowland encontrou problemas técnicos, forçando sua Nissan a diminuir a velocidade momentos antes da linha de chegada, permitindo a Wehrlein reivindicar a vitória na Rodada 7 após a decepção da equipe na Rodada 6.

Em uma corrida emocionante, Jake Dennis mostrou sua habilidade ao subir do nono para o segundo lugar pela Andretti, enquanto Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, garantiu o terceiro lugar com uma jogada ousada sobre Nico Müller, da ABT CUPRA, nos momentos finais. A corrida também viu performances notáveis de Sacha Fenestraz, da Nissan Formula E Team, em quinto, e Sergio Sette Camara, da ERT Formula E Team, em sexto.

O triunfo de Wehrlein o deixa empatado com Dennis no topo da classificação dos pilotos, com o líder anterior, Rowland, caindo para o terceiro lugar. Enquanto isso, a Jaguar TCS Racing lidera a tabela de equipes por uma margem significativa.

Pascal Wehrlein, Nº 94, TAG Heuer Porsche Formula E Team, disse:

“Ontem teria sido melhor vencer, mas estou muito feliz com a corrida de hoje. Foi bastante caótico novamente no início até a metade da corrida. Eu não tinha certeza se deveria ficar na liderança ou deixar o Oli [Rowland] passar pelo ritmo. O ritmo dele parecia um pouco estranho e muito rápido para tentar defender, então eu não o defendi muito. Fiquei um pouco surpreso com sua energia, não tinha certeza se a equipe tinha as informações corretas ou não. Mas no final, provou ser a coisa certa a fazer. Foi muito gerenciamento; da energia, da bateria, dos pneus. Apenas tudo.

“Vai de zero a herói rapidamente, sabemos disso na Fórmula E. Acho que tivemos o ritmo neste fim de semana para vencer ambas as corridas. Infelizmente, ontem com esses tipos de corridas, fui um pouco vítima com a minha asa dianteira e depois ficar atrás, mas hoje foi uma grande redenção para nós.”

Jake Dennis, Nº 1, Andretti Formula E Team, disse:

“Tudo se encaixou, de nono para segundo é um dia bastante bom no escritório, mas foi uma luta como você viu. Assim que o ritmo acelerou na frente, eu fui imediatamente deixado para trás e caí nas mãos dos dois Nicks, foi apenas modo de sobrevivência para mim hoje. Este fim de semana tem sido uma luta real, mas voltar para casa com dois segundos lugares quando você está começando fora do top 10 ontem é um bom ponto de partida.

“Apenas mostra como o trem de força da Porsche é bom, todo crédito para esses caras por nos dar a oportunidade de fazer isso. Nós [Pascal Wehrlein] ambos obviamente marcamos muitos pontos e estamos sentados bem perto do topo do campeonato. No geral, muito trabalho árduo a fazer antes de Mônaco para resolver o nosso ritmo de classificação e então podemos realmente começar o campeonato.”

Nick Cassidy, Nº 37, Jaguar TCS Racing, disse:

“Tivemos algumas boas primeiras

voltas, mas a corrida foi muito difícil com o carro de segurança para nós. Mudamos o alvo, demos às pessoas a chance de atacar e me ultrapassar, já que eu já tinha feito meus dois ataques – acho que fui o único carro no campo que tinha feito meus dois ataques quando o carro de segurança veio, e isso realmente prejudicou. Mas isso acontece às vezes. E então tive muita sorte no final. Parabéns para os caras da ABT e para o Nico [Müller], que teve uma grande performance hoje. Acho que eles merecem o pódio.

“[Sobre se preparar para Mônaco] Acho que vou apenas ficar em casa, olhar para o troféu do ano passado e aparecer.”

Deixe um comentário