Da Costa é desclassificado e Oliver Rowland herda vitória no E-Prix de Misano Adriatico

António Félix da Costa, vencedor da corrida Misano E-Prix pela equipe TAG Heuer Porsche Formula E, foi desqualificado da Rodada 6 do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ABB devido a uma violação técnica após investigação da FIA. Oliver Rowland, da equipe Nissan Formula E, que cruzou a linha em segundo lugar, herdará a vitória, tornando-a sua primeira vitória desde a Temporada 6.

A decisão completa da FIA é a seguinte:

“O Gerente da Equipe e o representante do fabricante explicaram que, desde o início da Temporada 9, eles não mudaram a Mola do Amortecedor do Acelerador.

“O Gerente da Equipe aceitou que a peça selada, conforme mostrado no anexo do Relatório Técnico 13, foi montada no Carro 13 e selada na presença do Chefe Mecânico da equipe. O Gerente da Equipe também afirmou que na lista Spark (pedais), a peça selada não está listada.

“Ele explicou que normalmente, as mudanças no catálogo Spark são destacadas para que todos possam ver as mudanças, mas não as remoções.

“O Delegado Técnico da FIA confirmou este procedimento. Os representantes da Spark confirmaram que esta peça estava listada na lista de peças dos carros GEN2, mas não no carro GEN3 atual. Eles também confirmaram que a remoção de peças desse catálogo não é destacada nem cancelada.

“O competidor é responsável pela conformidade do carro e, mesmo que não haja vantagem de desempenho, o carro deve estar de acordo com os Regulamentos (Artigo 1.3.3 do Código Desportivo Internacional).

“Devido a este resultado, o carro foi desqualificado da corrida e os carros seguintes avançam na classificação.”

A TAG Heuer Porsche Formula E Team declarou sua intenção de apelar, eles têm 96 horas para confirmar.

Com a desqualificação de da Costa, Oliver Rowland herda o primeiro lugar, marcando tanto a primeira vitória do piloto britânico quanto da equipe na Fórmula E desde o E-Prix de Berlim em 2020.

À medida que os pilotos avançam na classificação final da corrida, isso também promove Maximillian Günther para a posição final do pódio.

Deixe um comentário