Fórmula E: ABT se une a Lola e Yamaha para a era do GEN3

Equipe alemã usará powertrain japonês na próximas temporadas

A empolgação da era GEN3 EVO da Fórmula E foi oficialmente despertada, depois que a ABT confirmou hoje sua entrada com o recém-registrado fabricante de powertrains, Lola Cars, que está sendo desenvolvido em parceria técnica com a Yamaha Motor Company.

Após uma breve pausa, a ABT voltou ao Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA em 2023 para a Temporada 10, ao lado da CUPRA como parceira, equipada com um powertrain da Mahindra Racing. O contrato com a Mahindra foi mutuamente encerrado, chegando ao fim ao final da temporada atual. A ABT agora abraça uma nova aliança, se associando à lendária marca de automobilismo Lola Cars, com a Yamaha Motor atuando como sua colaboradora técnica para o desenvolvimento de powertrain e software.

Os preparativos para o próximo lançamento estão em andamento na Lola e na Yamaha, com refinamento de software e testes de hardware em andamento no dinamômetro. O primeiro teste do powertrain na pista está agendado para junho. Mais atualizações, incluindo o anúncio de um parceiro-título, patrocinadores adicionais, estrutura da equipe e nomenclatura, linha de pilotos e design do carro, serão divulgadas nos próximos meses.

Este desenvolvimento coincide com o recente anúncio da Lola Cars sobre seu retorno ao automobilismo global por meio de uma colaboração técnica de longo prazo com a Yamaha Motor Company, a partir da Temporada 11. Renomada por sua história ilustre com mais de 500 vitórias em campeonatos, a Lola Cars, em conjunto com a Yamaha, se empenha em desenvolver e fornecer um powertrain formidável para competir na pioneira série de corridas de monopostos totalmente elétricos.

Com uma herança compartilhada profundamente enraizada no automobilismo de pista, esta união tecnológica não apenas abre caminho para a participação na ABB FIA Formula E World Championship durante a transição para a plataforma GEN3 EVO para a temporada 2024/25, mas também define a ABT em uma nova trajetória de excelência em powertrain, seguindo a temporada deste ano, que já é antecipada como a batalha pelo título mais acirrada do Campeonato até o momento. A abertura da temporada de 2024 no México foi a 100ª corrida da ABT, e com 47 pódios e mais de 1.400 pontos, a equipe é uma das mais bem-sucedidas do grid.

“O ABB FIA Formula E World Championship está empolgado em receber a Lola Cars e a Yamaha Motor no paddock, e animado pela ABT enquanto eles embarcam nesta jornada emocionante juntos para a tão aguardada era GEN3 EVO. Esta parceria significa seu compromisso com a inovação e o desempenho no mundo das corridas elétricas e no desenvolvimento de veículos elétricos, e estaremos ansiosos para ver o impacto que terão na pista”.

, Alberto Longo, Diretor de Campeonatos da Fórmula E.

“Estamos encantados por ter encontrado dois parceiros renomados para o nosso futuro na Fórmula E. É claro que será um grande desafio para um novo fabricante entrar e se estabelecer em um campeonato mundial. Mas durante nossas discussões e negociações ao longo dos últimos meses, sentimos claramente quão habilidosos, motivados e determinados são a Lola e a Yamaha para fazer deste projeto um sucesso – assim como cada membro de nossa equipe. Enquanto isso, estamos totalmente focados na temporada atual. Nosso objetivo é alcançar o máximo de destaques esportivos possível nas próximas semanas.”

, Thomas Biermaier, CEO e Diretor Principal da ABT.

“Estamos emocionados por nos associarmos à ABT enquanto levamos a tecnologia que desenvolvemos com a Yamaha Motor Company para o ABB FIA Formula E World Championship. É emocionante trabalhar com uma equipe que tem tanta história e sucesso no esporte. Operar programas apoiados pela fábrica é o ponto forte da ABT e sua experiência na Fórmula E nos dará uma vantagem crítica. Estamos ansiosos para desenvolver nosso relacionamento dentro e além da série de corridas elétricas.”

, Till Bechtolsheimer, Presidente, Lola Cars Ltd.

“A Yamaha Motor está acelerando a pesquisa e desenvolvimento de várias tecnologias que contribuem para a sustentabilidade. Como Parceiro Técnico da Lola, esperamos adquirir tecnologias de gerenciamento de energia mais avançadas por meio do mais alto nível de corridas elétricas na Fórmula E. Estamos muito felizes e honrados por ter a oportunidade de contribuir para o sucesso de uma grande equipe como a ABT com nossa tecnologia, trabalhando em conjunto com a Lola.”

, Heiji Maruyama, Diretor Executivo e Diretor, Yamaha Motor co., Ltd.

Deixe um comentário