Verstappen é o mais rápido em madrugada marcada por batida de Sargent e chuva em Suzuka

Holandês liderou o primeiro treino, mas no segundo somente 13 carros foram para pista em meio a chuva com Piastri sendo o mais rápido dele

A madrugada japonsesa trouxe várias emoções para os primeiros treinos do GP do Japão na famosa pista de Suzuka. Na primeira sessão, Max Verstappen colocou sua Red Bull no topo da tabela com seu companheiro Pérez em segundo e Sainz completando o Top3, na segunda parte, marcada pela chuva, Piastri foi o mais rápido em meio a chuva com Hamilton e Leclerc completando o “pódio”.

Apesar da liderança do tricampeão, Ferrari e Mercedes comemoraram o desempenho em terras niponicas:

Sinceramente, estou um pouco mais próximo dos Red Bulls do que eu antecipava ou esperava. São sinais positivos em termos de progresso feito desde cinco meses atrás (quando a Fórmula 1 correu pela última vez em Suzuka) até agora. Obviamente, ainda é o FP1, você não sabe quais cargas de combustível e modos de motor estão sendo usados, mas parece que nós – obviamente no ano passado, estávamos oito décimos atrás na classificação, e aqui estar a dois décimos no FP1 foi uma boa sensação, ou uma boa base inicial. Mas [Red Bull] vão ser difíceis de bater neste fim de semana. Acho que parece novamente apertado com os McLarens, os Mercs [Mercedes]. A Red Bull está um passo à frente, mas um passo menor do que eu pensava, então deve ser uma luta interessante lá fora.”

, disse Carlos Sainz Jr, da Ferrari

Foi uma ótima sessão. Foi uma sessão realmente boa para nós. Foi a melhor sessão que tivemos este ano, foi o melhor que o carro se sentiu este ano até agora, então me senti realmente positivo e empolgado. Este é um circuito que todo piloto adora pilotar. Nos últimos anos, tivemos um equilíbrio realmente difícil, um carro realmente difícil e um equilíbrio difícil de pilotar aqui. E dado os últimos poucos corridas difíceis que tivemos, um ótimo trabalho foi feito na semana passada e parece que acertamos um pouco mais em um ponto mais doce, então não fiz realmente nenhuma mudança desde então!”

, comemorou Lewis Hamilton.

TL1: Verstappen lidera primeiro treino livre em Suzuka enquanto Sargeant sofre forte acidente

Max Verstappen, da Red Bull, registrou o tempo mais rápido durante a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Japão na sexta-feira, liderando o caminho à frente do companheiro de equipe Sergio Perez, enquanto Logan Sargeant provocou bandeiras vermelhas com mais um acidente considerável no FP1 para a Williams.

Uma hora de prática inicial, em grande parte seca mas fresca, viu os pilotos inicialmente saírem para voltas com os pneus de composto médio e duro, com o campeão mundial em título Verstappen ditando o ritmo com os C1s, seguido por Lando Norris da McLaren e Fernando Alonso da Aston Martin nos C2s.

Assim que Lewis Hamilton, da Mercedes, trocou para pneus macios, com mais pilotos esperados para seguir, Sargeant colocou uma roda na grama enquanto contornava a Curva Dunlop, perdeu o controle de seu Williams e bateu nas barreiras no lado de fora da pista.

Com um contato significativo na frente e atrás, a Williams agora enfrenta outro intervalo nervoso entre o FP1 e o FP2 enquanto avaliam os danos e – dado que ainda estão sem um chassi sobressalente – procuram evitar a mesma situação que os preocupou na Austrália na última vez.

Quando a ação recomeçou, os pilotos saíram com os pneus macios C3 para completar algumas corridas mais focadas no desempenho, com Verstappen trabalhando para um tempo de 1m 30.056s para terminar a sessão com pouco menos de duas décimas de vantagem sobre Perez.

O vencedor do Grande Prêmio da Austrália, Carlos Sainz, teve outro forte início de fim de semana em terceiro, seguido pelos pilotos da Mercedes George Russell e Hamilton e pelo companheiro de equipe Charles Leclerc – uma diferença de três décimos separando os dois pilotos da Ferrari.

Alonso foi o melhor piloto da Aston Martin em sétimo, enquanto o favorito local Yuki Tsunoda – buscando construir sobre algumas exibições impressionantes até agora nesta temporada – colocou seu RB entre os McLarens de Oscar Piastri e Norris nas últimas posições do top 10.

Esteban Ocon colocou seu Alpine em 11º, à frente de Alex Albon da Williams (dirigindo com o chassi antigo de Sargeant, em vez do que ele danificou em Albert Park) e do Haas de Nico Hulkenberg, que recebeu uma bandeira preta e branca por cruzar a linha branca na saída dos boxes.

O vencedor da F2 e atual piloto da Super Formula Ayumu Iwasa foi uma nova face durante a sessão de sexta-feira, assumindo o lugar de Daniel Ricciardo no RB para o FP1 em sua estreia oficial na F1 em casa – terminando em 15º, logo atrás da Aston Martin de Lance Stroll e do Kick Sauber de Valtteri Bottas.

As posições de 17 a 19 foram preenchidas pelos demais carros da Alpine, Kick Sauber e Haas de Pierre Gasly, Zhou Guanyu e Kevin Magnussen, respectivamente, com Sargeant fechando a lista enquanto assistia do lado de fora após seu acidente.

Após navegar por alguns respingos de chuva nos minutos finais da sessão, pilotos e equipes agora vão se reunir e analisar seus dados de corridas longas e curtas antes do segundo treino livre, que está previsto para começar às 15h no horário local.

TL2: Piastri lidera tempo mais rápido enquanto chuva leva a corrida limitada durante o segundo treino no Japão

Oscar Piastri registrou a melhor volta cronometrada em uma sessão de Treino Livre 2 afetada pela chuva no Grande Prêmio do Japão, com pouca atividade até um aumento tardio de ação à medida que as condições secavam nos momentos finais.

Foi um começo tranquilo para a hora, já que todo o campo optou por ficar em suas garagens enquanto a chuva caía em Suzuka, talvez conscientes de preservar seus pneus intermediários caso houvesse mais chuvas ao longo do fim de semana.

No entanto, quase 15 minutos na sessão, Lewis Hamilton iniciou as coisas saindo para uma volta exploratória ao redor do circuito com o composto médio. Embora o piloto da Mercedes estivesse inicialmente satisfeito com as condições, logo voltou aos boxes quando mais chuva parecia estar se aproximando no radar.

Daniel Ricciardo – que perdeu o FP1 enquanto o novato Ayumu Iwasa teve uma chance no RB – também fez uma breve aparição, antes de relatar que a chuva de fato aumentou, levando a uma nova calmaria na ação enquanto os fãs esperavam pacientemente nas arquibancadas.

À medida que o relógio do FP2 se aproximava da metade do caminho, Piastri colocou os pneus intermediários para sair na pista, seguido por alguns outros pilotos no mesmo composto conforme as condições se tornavam mais secas – mas ainda úmidas demais na pista para slicks.

Entre eles estava Alex Albon, atuando como o único Williams na sessão enquanto a equipe trabalhava para consertar o carro de Logan Sargeant após seu forte acidente no Treino Livre 1 mais cedo no dia.

Enquanto a maioria dos pilotos que saíram fez apenas uma volta exploratória, Yuki Tsunoda percorreu um pouco mais de quilometragem e foi o primeiro a marcar uma volta cronometrada diante de sua torcida com um tempo de 1m 40.946s, quase um segundo à frente da única outra volta feita pelo companheiro de equipe Ricciardo.

Valtteri Bottas foi para a pista conforme as condições continuavam a secar nos últimos 10 minutos, seguido por outros, incluindo a dupla da Haas de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, que experimentaram os pneus macios. Magnussen então relatou que a pista ainda estava muito úmida para slicks.

Piastri encerrou a hora com a melhor volta cronometrada de 1m 34.725s com o composto macio nos momentos finais, enquanto uma corrida tardia viu vários pilotos irem para a pista, inclu

indo a dupla da Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz, Lando Norris e Esteban Ocon.

Hamilton foi o segundo mais rápido, seguido por Leclerc em terceiro, e os tempos anteriores de Tsunoda e Ricciardo foram empurrados para quarto e quinto, respectivamente. Houve um total de 13 voltas cronometradas registradas, embora muitas fossem ultimamente não representativas.

O campeão mundial Max Verstappen não apareceu durante a sessão, nem o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, a dupla da Aston Martin Fernando Alonso e Lance Stroll, Pierre Gasly da Alpine e os pilotos da Mercedes George Russell e o mencionado Sargeant.

Após um final tranquilo para a ação em pista na sexta-feira em Suzuka, as equipes agora vão examinar os dados do dia antes do Treino Livre 3 começar no sábado às 11h30 no horário local, antes da classificação mais tarde.

Deixe um comentário