Piloto alemão superou a equipe da casa e venceu a corrida japonesa
Maximilian Guenther, da Maserati MSG Racing, emergiu vitorioso no inaugural Tokyo E-Prix, triunfando sobre o pole Oliver Rowland (Nissan Formula E Team), marcando um momento histórico à medida que a Formula E adiciona mais um vencedor de corrida ao seu já muito equilibrado lineup para a Temporada 10.
Em uma exibição emocionante de habilidade e estratégia, Maximilian Guenther, da Maserati MSG Racing, conquistou a vitória no inaugural Tokyo E-Prix, realizado no Japão pela primeira vez na história da Formula E. A vitória de Guenther, alcançada após uma manobra estratégica para assumir a liderança na volta 24, marca a primeira vitória de sua equipe desde Jakarta na Temporada 9 e sua quinta vitória na carreira na série.
O caminho de Guenther para a vitória não foi sem seus desafios, no entanto, pois ele enfrentou uma forte concorrência do pole Oliver Rowland, defendendo-se na frente de uma multidão local para a Nissan Formula E Team. O piloto alemão se posicionou habilmente na esteira de Rowland, preservando energia para um empurrão decisivo no final da corrida. Apesar dos melhores esforços de Rowland para recuperar a liderança diante dos entusiasmados torcedores da Nissan, Guenther defendeu com sucesso sua posição, frustrando três tentativas na última volta.
É incrível que nós tenhamos corrido aqui. É uma cidade tão bonita e um país tão bonito. Eu amo a cultura e nos sentimos muito bem-vindos aqui. É uma pista ótima, muito desafiadora e técnica e então vencer o primeiro Tokyo E-Prix… é um sentimento enorme. Eu acho que em geral podemos estar muito orgulhosos do que fizemos neste fim de semana: estando no top 3 em todas as sessões, sempre lá em cima e então sair com o troféu de vencedor é ótimo. Acho que executamos bem a corrida, a estratégia foi boa e fiz algumas boas manobras para subir e depois defendemos contra o Ollie até a última volta. Foi bem apertado. Definitivamente não foi fácil, acho que eu apenas o surpreendi na Curva 10″
disse Maximilian Guenther, da Maserati MSG Racing.
O Tokyo E-Prix também viu uma continuação da tendência da temporada, com cinco vencedores diferentes de corrida representando cinco equipes diferentes nas cinco corridas iniciais da Temporada 10. Esse nível de competição intensificou a corrida pelo campeonato, com os três primeiros frequentemente separados por menos de um segundo e todo o pelotão dentro de 10 segundos um do outro.
Eu estava conseguindo administrar o consumo e mantê-lo atrás antes do Safety Car, mas sabia que os alvos deles em termos de energia provavelmente estavam aumentando, e infelizmente depois do Safety Car o alvo caiu significativamente. O delta de tempo de volta aqui é bastante agressivo em termos de quanto tempo de volta você perde para o alvo de energia diminuindo, então eu estava meio que em uma posição em que se eu tivesse ficado mais tempo fora, provavelmente teria sido ultrapassado por mais pessoas. Acho que ele fez um bom trabalho, é uma daquelas coisas que acho que se eu pudesse fazer de novo, não sei o que faria diferente. Acho que maximizamos o que podíamos, mas estava na mesa, o que é bastante frustrante.”
explicou Oliver Rowland, da NISSAN Formula E Team.
O atual campeão de pilotos, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, mostrou sua habilidade ao cruzar a linha em terceiro, à frente da dupla da Tag Heuer Porsche Formula E Team, Antonio Felix da Costa e Pascal Wehrlein, este último agora liderando o Campeonato Mundial de Pilotos.
Tem sido um pouco difícil para mim nos últimos meses, houve algumas mudanças dentro do carro que realmente não me favoreceram. Nós realmente lutamos este ano até agora, alguns dias foram bons alguns dias foram ruins e este fim de semana foi provavelmente a primeira vez que me senti ‘um’ com o carro. Quinto hoje para mim pareceu pole. Eu não achava que me qualificaria tão bem, mas na corrida sempre somos rápidos.”
disse Jake Dennis, na Andretti Formula E Team.
Nico Mueller, da ABT CUPRA Formula E Team, garantiu o sexto lugar, enquanto Nick Cassidy terminou em sétimo, após subir no pelotão a partir da 19ª posição no grid. Edo Mortara inicialmente terminou em sétimo, mas foi posteriormente desclassificado por uso excessivo de energia.
Após a 5ª rodada, o Tokyo E-Prix, a Jaguar TCS Racing lidera o Campeonato Mundial de Equipes com 100 pontos, seguida pela TAG Heuer Porsche com 83 pontos. Wehrlein segue para Misano com dois pontos de vantagem sobre Cassidy na tabela do Campeonato Mundial de Pilotos.
