O bicampeão mundial fez uma manobra defensiva na ultima volta e foi considerado break test pelos comissários.
O espanhol Fernando Alonso foi punido em 20s no seu resultado do GP da Austrália 2024 por fazer break test. Na última volta que causou do acidente de George Russell da Mercedes, que aconteceu nessa madrugada, aonde o piloto da Aston Martin freou muito antes da placa dos 100 metros e com caiu da sexta colocação para oitavo.
O incidente aconteceu na última volta quando o britânico vinha na perseguição do espanhol, após a bandeirada a equipe a Mercedes entrou com pedido nos comissários sido visto na telemetria que Fernando Alonso reduziu bruscamente em local diferente do que fez durante toda corrida como informou Johnny Herbert, Ex-F1 e comissario da prova.
“Alonso explicou aos comissários que pretendia abordar a Curva 6 de forma diferente, subindo mais cedo e com menos velocidade na curva, para conseguir uma saída melhor” A telemetria mostra que Alonso levantou um pouco mais de 100m antes do que antes naquela curva durante a corrida. Ele também freou levemente em um ponto que normalmente não freava (embora a quantidade de freio fosse tão pequena que não foi o principal motivo da desaceleração de seu carro) e reduziu a marcha em um ponto que normalmente nunca reduzia. Ele então mudou de marcha novamente e acelerou até a curva antes de levantar novamente para fazer a curva.”
Além dos 20s, o piloto da Aston Martin tomou 3 pontos em sua super licença e sua equipe deve entrar com recurso para retirada da punição, alegando que Fernando não fez de proposito como disse o mesmo aos comissários.
“Alonso explicou aos comissários que pretendia abordar a Curva 6 de forma diferente, subindo mais cedo e com menos velocidade na curva, para conseguir uma saída melhor”.
