Holandês conquistou uma pole position segura na classificação para o GP da Austrália,estabelecendo o ritmo à frente de Carlos Sainz e Sergio Perez
Depois de marcar um tempo de 1m 16.048s nas primeiras tentativas do Q3, Verstappen melhorou seu esforço nas últimas voltas com um tempo de 1m 15.915s. Isso o colocou 0.270s à frente de Sainz, que havia impressionado em sua primeira classificação desde que voltou após cirurgia de apendicite duas semanas atrás.
Perez dividirá a segunda fila com o principal McLaren de Lando Norris, enquanto Charles Leclerc terminou em quinto lugar após abandonar sua última volta voadora.
O favorito da casa, Oscar Piastri, largará em sexto, à frente de George Russell, da Mercedes, em sétimo, e de Yuki Tsunoda, da RB, em oitavo após uma forte performance.
A dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, completou os dez primeiros, com cada um tendo um momento durante suas voltas no Q3.
Houve um choque nos momentos finais do Q2, pois Lewis Hamilton foi empurrado para fora dos dez primeiros por Tsunoda, o que significa que o heptacampeão mundial largará da P11 no grid após uma sessão difícil para a Mercedes.
Ele será acompanhado na sexta fila por Alex Albon, que assumiu o chassi do companheiro de equipe Logan Sargeant pelo restante do fim de semana, depois que a Williams ficou com apenas um após o acidente de Albon no Treino Livre 1.
Valtteri Bottas – um grande fã da Austrália – largará da P13, com Kevin Magnussen, o principal Haas na P14, enquanto Esteban Ocon levou seu Alpine para a P15, apesar de um contato com o muro no Q1.
Nico Hulkenberg foi um dos pilotos eliminados no Q1, com o alemão partindo da P16, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, terminou a sessão em P17 e também será investigado após a sessão por cruzar a linha na saída do pit lane.
Enquanto isso, Daniel Ricciardo sofreu uma eliminação precoce diante de seus fãs da casa, tendo tido um tempo de volta deletado e terminando o Q1 em P18. O Kick Sauber de Zhou Guanyu partirá do fundo do grid na P19, com apenas 19 carros correndo devido à ausência de Sargeant.
“Foi um pouco inesperado, acho que hoje na classificação, mas muito feliz com o Q3”, disse Verstappen após a sessão. “Acho que ambas as voltas foram realmente, realmente boas e isso foi muito agradável. Foi um fim de semana um pouco complicado até agora, mas conseguimos chegar lá no final, então estou muito feliz com isso.”
