Checo largará da sexta posição no GP da Austrália
Sergio Perez cairá três posições no grid para o Grande Prêmio da Austrália após receber uma penalidade por obstruir Nico Hulkenberg durante o treino classificatório.
O incidente ocorreu no Q1, quando Hulkenberg foi obrigado a tomar uma ação evasiva em sua volta rápida depois de encontrar Perez, em uma volta de aquecimento, na Curva 13.
Após revisar as evidências, os comissários constataram que a equipe da Red Bull não alertou Perez de que Hulkenberg estava atrás até um segundo antes de o Haas chegar, o que significava que era tarde demais para Perez evitar a obstrução.
Como tal, o mexicano foi considerado ter obstruído desnecessariamente Hulkenberg e recebeu uma penalidade de três posições no grid.
Perez havia se classificado originalmente em P3, o que significa que agora ele partirá de P6. Isso promoverá os pilotos que estavam atrás dele, com Lando Norris, Charles Leclerc e Oscar Piastri subindo uma posição cada.
Falando após o treino classificatório – antes da penalidade ser aplicada – Hulkenberg foi perguntado se estava frustrado com o incidente com Perez, com o alemão tendo saído da sessão em P16.
“Aquela foi a primeira volta, então aquela não era a volta decisiva, mas ainda assim não foi ideal da parte dele”, explicou. “Mas então minha segunda volta simplesmente não foi limpa. A volta estava promissora até a saída da Curva 7 – de alguma forma o vento mudou e perdi muito tempo naquela reta indo para a Curva 9, apenas por uma direção de vento diferente.
“Mas então também, eu não sei, perdi o pneu dianteiro pelo resto da volta e não consegui melhorar o suficiente.”
Enquanto Perez ainda não comentou sobre o que aconteceu, a Red Bull afirmou que está “pronta para algumas ultrapassagens” quando ele alinhar em P6 para a corrida de domingo.
