Decisão foi tomada pela equipe britânica, que vê em Albon uma chance maior de ter um bom resultado
A Williams anunciou que Alex Albon assumirá o carro de seu colega de equipe Logan Sargeant pelo restante do fim de semana do Grande Prêmio da Austrália de 2024, após seu acidente no Treino Livre 1 na manhã de sexta-feira. No final do FP1, Albon perdeu o controle de seu Williams FW46 na saída da Curva 6 no Albert Park, passando por cima das zebras e depois rodando e batendo no muro do outro lado da pista.
Embora ileso no incidente, Albon foi forçado a ficar de fora do Treino Livre 2, já que a Williams – que confirmou que não tem um terceiro chassi disponível neste fim de semana – avaliou os danos no carro do piloto tailandês. Com os danos considerados muito significativos para continuar usando o chassi, a equipe decidiu que Albon – que na temporada passada conquistou 27 dos 28 pontos da equipe para ajudá-los a terminar em 7º no campeonato de construtores – assumiria o carro do colega de equipe Sargeant.
Em referência ao acidente de Albon, um comunicado da Williams na sexta-feira à noite disse: “Devido aos extensos danos causados, [a Williams está] forçada a retirar o chassi pelo restante do Grande Prêmio. Este chassi será devolvido à sede da equipe em Grove para reparo. Já que um terceiro chassi não está disponível, a equipe pode confirmar que tomou a decisão para Alex competir pelo resto do fim de semana no chassi que Logan Sargeant dirigiu no FP1 e FP2.”
“Estamos extremamente decepcionados que os danos causados ao chassi significaram que precisamos retirá-lo do fim de semana”, disse o diretor da equipe James Vowles. “É inaceitável na Fórmula 1 moderna não ter um chassi sobressalente, mas é um reflexo de quanto ficamos para trás no período de inverno e uma ilustração do porquê precisamos passar por mudanças significativas para nos colocarmos em uma posição melhor para o futuro. Como resultado, tivemos algumas decisões muito difíceis a tomar nesta tarde”.
“Embora Logan não deva sofrer por um erro que ele não cometeu, cada corrida conta quando o meio do pelotão está mais apertado do que nunca, então tomamos a decisão com base em nosso melhor potencial para marcar pontos neste fim de semana. Esta decisão não foi tomada levianamente, e não podemos agradecer o suficiente a Logan por sua aceitação graciosa, demonstrando sua dedicação à equipe; ele é um verdadeiro jogador de equipe. Este será um fim de semana difícil para a Williams, e esta situação não é algo que nos colocaremos novamente.”
Albon agradeceu seu colega de equipe Sargeant, que é um “profissional consumado”, por concordar em ceder seu carro, dizendo: “Tenho que ser totalmente honesto e dizer que nenhum piloto gostaria de ceder seu assento. Eu nunca gostaria que algo assim acontecesse. Logan sempre foi um grande profissional e um jogador de equipe desde o primeiro dia, e isso não será fácil para ele. Neste ponto, porém, não posso me deter na situação e meu único trabalho agora é maximizar nosso potencial neste fim de semana e trabalhar com toda a equipe para garantir que façamos o melhor trabalho possível.”
Por sua parte, Sargeant – que teve um forte dia de abertura na Austrália, terminando as duas sessões de treino em 14º e 13º – chamou o pedido para ceder seu carro de “o momento mais difícil que consigo lembrar em minha carreira”, acrescentando: “Não é absolutamente fácil. No entanto, estou completamente aqui para a equipe e continuarei a contribuir de qualquer maneira que puder neste fim de semana para maximizar o que podemos fazer.”
Sargeant agora passará o restante do fim de semana à margem, enquanto Albon assume o chassi do americano a partir do Treino Livre 3, com a Williams ainda buscando seus primeiros pontos na campanha de 2024.
