Fórmula E: Líder do Campeonato, Cassidy se prepara para confronto enquanto Evans Mira vitória em São Paulo

O Campeonato Mundial da ABB FIA de Fórmula E retorna neste fim de semana com a quarta rodada da Temporada 10 para o São Paulo E-Prix em 16 de março

Após uma estreia emocionante no ano passado, a Fórmula E está de volta ao Brasil – lar de lendas como Senna, Piquet e Fittipaldi – para o próximo capítulo na batalha pelo Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA ABB diante de uma apaixonada base de fãs do automobilismo.

No ano passado, o São Paulo E-Prix proporcionou algumas das corridas mais emocionantes do campeonato. O circuito do Sambódromo do Anhembi viu 114 ultrapassagens e 11 trocas de liderança, com um final emocionante que viu os três primeiros pilotos cruzarem a linha separados por apenas 0,5 segundos – um dos mais próximos da história da Fórmula E.

O evento do ano passado foi um marco especialmente para a Jaguar TCS Racing, com Mitch Evans liderando Nick Cassidy, da Envision Racing, e o companheiro de equipe Sam Bird em um pódio completo. Com Cassidy agora fazendo parte da equipe Jaguar TCS Racing, ele atualmente lidera o Campeonato Mundial de Pilotos, com a equipe britânica também ocupando o topo da tabela de equipes. A equipe buscará construir sobre seu forte começo e replicar o sucesso do ano passado no Brasil.

James Barclay, Diretor da Equipe Jaguar TCS Racing Formula E, disse:

“Estamos em uma posição muito positiva por ter dois pilotos de classe mundial na equipe. Queríamos uma dupla de pilotos que nos desse a chance de marcar o máximo de pontos possível em qualquer fim de semana – e isso está claro na Fórmula E – o nível é tão alto que você precisa ter dois pilotos em um nível comparativo para realmente colocar-se em uma posição forte para vencer o Campeonato Mundial, e esse é o objetivo fundamental para todos na equipe, incluindo os pilotos, estão trabalhando.”

A equipe da Jaguar parece estar em boa forma, mas com três vencedores diferentes nas três primeiras corridas da Temporada 10, a pergunta na mente de todos é: Um novo vencedor surgirá no topo?

Para Lucas Di Grassi, esta corrida tem um significado especial: O piloto brasileiro estará ansioso para se sair bem diante de sua torcida e adicionar ao seu impressionante histórico de um pódio em todas as temporadas da Fórmula E até agora. Da mesma forma, Sergio Sette Camara estará procurando causar um impacto, esperando garantir um resultado forte diante de seus compatriotas.

Enquanto isso, Sébastien Buemi tem seus olhos postos em bater o recorde total de vitórias na Fórmula E. O piloto suíço tem sido uma força dominante no campeonato desde o seu início e estará mirando em adicionar mais uma vitória ao seu saldo geral.

O Campeão Mundial da FIA em 2023, Jake Dennis, chega à corrida após uma vitória e uma volta mais rápida em Diriyah e estará procurando manter essa forma forte, enquanto Pascal Wehrlein, da Tag Heuer Porsche, tem sido um modelo de consistência, marcando pontos em 14 corridas consecutivas, um recorde que apenas três pilotos já superaram.

O São Paulo E-Prix de 2024 começa às 14:00 no horário local de sábado, 16 de março.

As ruas de São Paulo: Onde velocidade encontra o samba

Localizado nos arredores do centro da maior cidade do Brasil, o palco para a reaparição da Fórmula E no Brasil promete um emocionante showcase de habilidade e velocidade. As 11 curvas do circuito de 2.933 km do Sambódromo do Anhembi são unidas por três longas e rápidas retas entrelaçadas por chicanes técnicas e curvas fechadas à direita, permitindo ultrapassagens e uma verdadeira demonstração do potencial de velocidade do GEN3.

O layout no sentido horário permanece inalterado desde o ano passado, com a zona de ativação do MODO DE ATAQUE situada no lado de fora da Curva 3. Os fãs podem esperar ultrapassagens, muito vácuo e uma gestão de energia crítica.

Uma corrida ao topo: A temporada até agora

A segunda temporada da era GEN3 começou com três rodadas na Cidade do México e um duplo no Diriyah na Arábia Saudita. A competição foi acirrada, com cada uma das três primeiras rodadas produzindo um vencedor de corrida diferente. Sete pilotos subiram ao pódio, e oito equipes diferentes estão representadas nos dez primeiros lugares da classificação de pilotos.

Enquanto o Campeonato Mundial da ABB FIA de Fórmula E se prepara para sua quarta rodada, a classificação atual dos pilotos é a seguinte: Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, lidera o pelotão, seguido de perto pelo vencedor da corrida 1 Pascal Wehrlein, da Tag Heuer Porsche Formula E Team.

Jean-Éric Vergne, da DS Penske Formula E Team, está em terceiro, com o campeão defensor do ano passado, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, e Mitch Evans, companheiro de equipe de Cassidy na Jaguar TCS Racing, completando os cinco primeiros em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Maximilian Gunther, da Maserati MSG Racing, e Robin Frijns, da Envision Racing, atualmente ocupam o sexto e o sétimo lugar, com o companheiro de equipe de Frijns, Sébastien Buemi, Oliver Rowlands, da Nissan Formula E Team, e Jake Hughes, da NEOM McLaren Formula E Team, logo atrás com pontos iguais para completar os dez primeiros.

Emoções do ano passado prometem outro E-Prix de São Paulo imprevisível

Foi território inexplorado para os 22 pilotos de classe mundial na primeira visita da Fórmula E em 2023, enquanto mais de 23.000 fãs assistiram a várias mudanças de liderança na primeira metade da corrida, antes que os três pilotos no pódio cruzassem a linha com menos de meio segundo de diferença.

Uma manobra de última hora da Jaguar TCS Racing de Mitch Evans em seu agora companheiro de equipe Nick Cassidy marcou a primeira vitória do ano para a equipe, com um pódio da Jaguar bloqueado pelos motores de Jaguar enquanto a nova dupla da Jaguar para 2024 foi acompanhada pelo ex-companheiro de equipe de Evans, Sam Bird, antes de sua mudança para a NEOM McLaren para este ano.

O caos na primeira volta também significa que vários pilotos estarão procurando redenção após uma não-finalização, enquanto pilotos como Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, e Sergio Sette Camara, da ERT Formula E Team, procurarão impressionar diante de sua torcida.

Acelerando a mudança: Sustentabilidade e Impacto Social em São Paulo

Em linha com o compromisso da Fórmula E com a sustentabilidade, o evento do São Paulo E-Prix de 2024 será alimentado por combustíveis HVO de origem sustentável, com o campeonato medindo, reduzindo e compensando rigorosamente todas as emissões inevitáveis investindo na produção de energia renovável. O uso de HVO produz uma redução de 90% nas emissões de carbono em comparação com o diesel regular.

Na tentativa de educar sobre a redução do desperdício de plástico, todas as 10 Estações de Hidratação na Vila dos Fãs da Allianz apresentarão copos reutilizáveis.

Além da pista, o programa FIA Girls on Track dará às jovens de São Paulo uma introdução às oportunidades no automobilismo, por meio de workshops de parceiros da Allianz e da Hankook. Os participantes também terão a chance de se encontrar com membros da Autoridade Esportiva Nacional (ASN) local, participar de um passeio pelo pit lane, assistir ao FP1 ao vivo e se divertir na emocionante Arena de Jogos.

Entreterimento fora da pista

Além de toda a ação na pista, os fãs da Fórmula E podem se preparar para um dia inesquecível na Vila dos Fãs da Allianz.

Os visitantes podem mergulhar na emoção da arena de jogos e do Bikerama, e tirar muitas fotos com artistas de rua locais. Comida e bebidas estarão disponíveis em uma variedade de cozinhas, enquanto os fãs mais jovens se divertirão na Zona das Crianças com pintura facial, bolhas gigantes e muito mais.

O dia também promete apresentações ao vivo ao longo do dia, incluindo Samba de Rainha e Fernanda Ferriera com Bruno Martini e DJ Ryan Arnold liderando o show pós-corrida.

Os ingressos ainda estão disponíveis para pessoas que não querem perder a ação: https://formulae.eleventickets.com/

Programação: Onde, quando e como assistir:

O São Paulo E-Prix começa na sexta-feira, 15 de março, com o Treino Livre 1 às 16:25 no horário local.

Em seguida, é o dia da corrida no sábado, 16 de março, com o Treino Livre 2 dando início ao dia às 07:25 no horário local, a classificação segue às 09:40 local e as luzes se apagam na quarta rodada às 14:00 local/17:00 UTC.

Os fãs no Brasil poderão acompanhar a ação ao vivo na Bandeirantes, com todas as outras sessões cobertas ao vivo através da Band Sports, Band Play e Bandsport.br. Além da transmissão da RWE360 na corrida.

Deixe um comentário