Holandês conquistou mais uma pole, Leclerc e Pérez completam o Top3; Bearman consegue P11 na estreia
Max Verstappen, da Red Bull, conquistou sua segunda pole position em duas corridas na temporada de 2024 com uma performance dominante na classificação para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, enquanto o estreante Oliver Bearman impressionou em sua estreia substituindo Carlos Sainz, da Ferrari.
O líder do campeonato, Verstappen, tem se mostrado completamente no controle em Jeddah, o holandês parecendo em perfeita sintonia com seu RB20 ao registrar duas voltas que foram suficientes para a pole na classificação – sua melhor marca, 1m 27.472s, foi 0.3s à frente de Charles Leclerc, da Ferrari.
O segundo carro da Ferrari de Bearman recebeu muitos elogios, o jovem de 18 anos parecendo em casa desde sua primeira volta no treino final, e embora tenha ficado fora do Q3 por apenas 0.036s, o 11º lugar ainda é um resultado muito forte considerando que ele foi chamado para dirigir apenas algumas horas antes de entrar na pista.
Sergio Perez, vencedor do ano passado na Arábia Saudita, foi o terceiro, com o mexicano falhando em melhorar em sua segunda volta cronometrada, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, conseguiu uma carona de Lewis Hamilton em sua última corrida para deixá-lo com um décimo de segundo da pole indo para o último setor antes de cruzar a linha em quarto.
Oscar Piastri superou seu companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris, pelo segundo ano consecutivo na Arábia Saudita, com os carros laranja ocupando a terceira fila, enquanto ambos os Mercedes falharam em melhorar em suas segundas tentativas e só conseguiram o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Yuki Tsunoda respondeu bem ao final frustrante do Grande Prêmio do Bahrain com uma super performance na classificação, o piloto japonês superando seu companheiro de equipe da RB, Daniel Ricciardo, para ficar em nono, com Lance Stroll fechando o top 10.
Mais atrás, Nico Hulkenberg não conseguiu repetir seus heróicos desempenhos na classificação do Bahrain devido a um problema de potência que encerrou sua sessão precocemente, o alemão começará a corrida de sábado em 15º.
Enquanto isso, os problemas da Alpine continuaram, pois ambos foram eliminados no Q1, junto com os pilotos da Sauber, a equipe suíça fez um ótimo trabalho para reparar o carro de Zhou Guanyu após um grande acidente no treino final – no entanto, o piloto chinês não teve tempo de registrar uma volta rápida e começará em último.
Q1 – Estreante Bearman se classifica enquanto Verstappen dita o ritmo
Bearman parecia um profissional experiente ao sair dos boxes e pegar velocidade desde sua primeira volta cronometrada como substituto de Sainz, o piloto britânico chegando tão perto de beijar a barreira na última curva antes de marcar um tempo que foi suficiente para avançar para o Q2.
Mais à frente, Verstappen marcou o tempo mais rápido da sessão, terminando 0.079s à frente de Stroll – que precisou de um esforço final após ficar na bolha quando a bandeira quadriculada foi agitada – e Leclerc.
Na outra ponta do pelotão, a Kick Sauber fez um trabalho sensacional para consertar o carro de Zhou Guanyu a tempo de sair antes do final da sessão, após seu acidente no TL3, no entanto, ele não teve tempo suficiente para dar uma volta de aquecimento e uma volta cronometrada e, portanto, começará em último, ao lado do Williams de Logan Sargeant.
Esteban Ocon pediu desculpas à sua equipe depois de ser eliminado na classificação em 17º, uma posição à frente de seu companheiro de equipe na Alpine, Pierre Gasly, enquanto o péssimo início de temporada do fabricante francês continuou.
Valtteri Bottas estava frustrado, o finlandês estava fazendo o suficiente para entrar no Q2 até encontrar tráfego na forma de um Williams e uma Ferrari, o que custou caro. Ele largará em 16º.
Eliminados: Bottas, Ocon, Gasly, Sargeant, Zhou
Q2 – Verstappen se destaca novamente enquanto Bearman quase se classifica
A dupla da Haas, Magnussen e Hulkenberg, trabalhava em conjunto para dar uma carona um ao outro durante a classificação, mas enquanto Hulkenberg era lançado pela reta principal, apenas segundos depois, ele relatou perda de potência e parou, trazendo a bandeira vermelha.
Quando a corrida recomeçou, Alonso manteve seu bom ritmo nas curvas sinuosas de Jeddah, ficando perto do tempo mais rápido de Verstappen, com Leclerc avançando confortavelmente também.
Na outra ponta do pelotão, Bearman continuou a ganhar confiança, jogando seu carro da Ferrari e atacando as zebras. Seu último setor em sua última volta de uma sessão de duas voltas foi especialmente bom – mas não foi o suficiente, já que ele perdeu o Q3 por apenas 0.036s. Isso permitiu que Hamilton se classificasse para o top 10.
Alex Albon foi o melhor colocado da Williams em 12º, o piloto tailandês deixando a classificação na segunda fase junto com Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Hulkenberg, que assistiu o restante da sessão da lateral da pista após seu problema.
Eliminados: Bearman, Albon, Magnussen, Ricciardo, Hulkenberg
Q3 – Verstappen conquista a 34ª pole, enquanto Alonso impressiona
Verstappen liderou uma dobradinha da Red Bull após as primeiras tentativas, com Alonso se mantendo perto da dupla em terceiro e Leclerc falhando em melhorar seu tempo em Q2.
Os Mercedes saíram mais cedo na segunda corrida, seguindo duas voltas com pneus usados por duas com pneus novos – no entanto, Hamilton estava 0.6s atrás após o primeiro setor, enquanto Russell diminuiu o ritmo no meio da volta e eles acabaram em oitavo e sétimo, respectivamente.
Norris fez uma corrida com pneus us
ados antes de colocar os novos, mas foi superado pelo companheiro de equipe Piastri, cujo quinto lugar é a melhor largada da McLaren em Jeddah.
Na frente, Verstappen conquistou uma pole brilhante, sua 34ª pole na carreira o colocando em quinto na lista de todos os tempos, ultrapassando Jim Clark e Alain Prost, com Leclerc se juntando à primeira fila – tornando a corrida de sábado a quinta consecutiva em que eles vão largar lado a lado.
Perez começará no top três pela segunda vez nas últimas 19 corridas, com Alonso começando duas posições mais alto do que fez no Bahrein com o quarto lugar.
Tsunoda – que superou Ricciardo pela segunda corrida consecutiva – e Stroll – que chegou ao Q3 pela segunda vez nas últimas 12 corridas – completaram o top 10.
