Wilsinho correu por três anos na Fórmula 1 e foi um dos fundadores da equipe Fittipaldi-Copersucar
Wilson Fittipaldi Júnior nasceu no dia 25 de dezembro de 1943 em São Paulo, é filho do Barão Wilson Fittipaldi, um dos desbravadores para o automobilismo brasileiro, e irmão do bicampeão Emerson. Wilsinho competiu por três temporadas na Fórmula 1 e foi um dos criadores da maior equipe brasileira na categoria.
O amor do automobilismo veio de família, seu pai foi um dos pioneiros em trazer o esporte para as transmissões de rádio no período, o que fez seus filhos se aproximarem do Kart, e com tempo seus filhos tiveram altas disputas entre dois na pista criada em sua fazenda, com o tempo a brincadeira se tornou profissão com a ascensão dos Fittipaldis no começo dos anos 60 na Fórmula Vee.
Wilson teve sua primeira tentativa na Europa em 1966, quando disputou a F3 inglesa, não tendo muito sucesso naquela temporada e voltando a terras brasileiras. Cinco anos depois ele volta ao velho continente para competir na F2 com grandes nomes Niki Lauda, Ronnie Peterson e Carlos Reutemann, e ele venceu três das onze provas que daria uma vaga em 1972 na maior categoria do automobilismo mundial.
Sua Passagem na Fórmula 1 foi curta e sem muito destaque foram pouquíssimos pontos, nenhum pódio ou vitória, mas os fatores de maior relevância foi primeira a criação da Fittipaldi-Copersucar, sendo até hoje a maior equipe totalmente brasileira, e o legado que Wilson e sua família tem no automobilismo mundial inclusive tendo seu filho Christian Fittipaldi na categoria.
Após sua passagem na Europa e o fim de sua escuderia Wilsinho volta ao Brasil aonde participou das temporadas de 1982 e 1983; nos anos 90, retornou em 1991, e também disputou em 1994, 1995 e 1996. Em 2008, aos 65 anos de idade, ele se uniu ao irmão em parceria no Campeonato Brasileiro de GT3. Seu último projeto foi a organização da Fórmula Vee.
Wilson largou 35 vezes na Fórmula 1 e por 2 equipes(Babhram e Coupersucar) e faleceu no dia 23 de fevereiro de 2024 aos 80 anos, após ficar mais de mês no hospital.
