Primeira casa da Fórmula 1 seguirá como sede do GP da Grã-Bretanha por mais 10 anos
Silverstone anunciou nesta quinta-feira (08) que permanecerá como sede do Grande Prêmio da Grã-Bretanha até 2034, após chegar a um acordo com a Fórmula 1 para sediar a corrida por mais dez anos. Este novo contrato verá Silverstone correr em sua nona década, tendo sediado o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 em 1950.
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha tornou-se um dos maiores eventos de público no calendário da F1. Em 2023, atraiu alguns dos maiores nomes do esporte, música e cultura, com um recorde de 480.000 espectadores durante o fim de semana, com mais de 60.000 fãs acampando na área local. Este ano, os fãs desfrutarão de um fim de semana repleto de ótimas corridas, bem como entretenimento fora da pista, incluindo concertos todas as noites no palco principal de Silverstone, com artistas de renome, como Stormzy e Kings of Leon.
O circuito de Silverstone, com 5,8 quilometros e 18 curvas, tem sido reverenciado pelos pilotos ao longo dos anos. 74 anos após a primeira vitória de Giuseppe Farina, uma lista de realeza da Fórmula 1 conquistou a bandeira quadriculada, incluindo Alberto Ascari, Sir Stirling Moss, Juan Manuel Fangio, Jim Clark OBE, Jack Brabham, Sir Jackie Stewart, Niki Lauda, Alain Prost, Michael Schumacher e Sir Lewis Hamilton, que tem o recorde de oito vitórias. Três outros membros do grid de 2024 conquistaram vitórias no famoso circuito, incluindo os dois vencedores Max Verstappen e Fernando Alonso, e Carlos Sainz, que conquistou sua primeira vitória na F1 em 2022.
Estou encantado por termos garantido uma extensão de 10 anos para sediar o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 em Silverstone. Esta segurança contratual fornecerá uma base sólida para o desenvolvimento adicional do local, enquanto continuamos a melhorar e transformar o circuito em um destino internacional de esportes a motor e lazer durante todo o ano. A temporada de Fórmula 1 de 2024 começará com 9 membros Full e Honorary do BRDC no grid e a importância de nosso apoio contínuo aos jovens pilotos é particularmente evidenciada pelo sucesso de Lewis, Lando, George e Alex.”
, disse Peter Digby, Presidente do British Racing Drivers’ Club
A Grã-Bretanha sempre desempenhou um papel fundamental na Fórmula 1 e hoje é lar de sete equipes competindo no Campeonato Mundial, muitas localizadas a poucas milhas do circuito. Ao longo de sua história, a F1 contribuiu significativamente para a economia do Reino Unido, criando milhares de empregos e impulsionando a indústria manufatureira do país por meio de projetos pioneiros de pesquisa e desenvolvimento. A F1 também trabalha em estreita colaboração com universidades e escolas do Reino Unido para despertar interesse em disciplinas, financiando integralmente bolsas de estudo universitárias em cinco universidades, realizando oficinas de habilidades em todo o país e promovendo dias de insight de carreira para estudantes do ensino médio. O GP ocorrerá de 4 a 7 de julho.
Estou encantado em anunciar que o Grande Prêmio da Grã-Bretanha permanecerá no calendário por mais dez anos com este acordo. Silverstone é um local icônico no coração da história da F1 e, enquanto se aproxima de sua nona década sediando Grandes Prêmios, o evento continua a atrair fãs de todo o mundo para corridas fantásticas na pista e uma experiência incrível para os fãs fora dela. Gostaria de agradecer a Stuart Pringle e à equipe de Silverstone por seu trabalho árduo e dedicação em levar o Grande Prêmio da Grã-Bretanha a novas alturas e estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com eles enquanto buscam melhorar ainda mais as instalações e a experiência dos fãs nos próximos dez anos.”
, explicou Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1
