A britânica foi a vencedora da estreia do campeonato de construtores da categoria em 1958
A Vanwall foi uma equipe inglesa de Fórmula 1 que estreou em 1954 e se manteve por 6 anos na categoria quando encerrando suas atividade no ano 1960, sendo ela primeira equipe a vencer o primeiro campeonato de construtores em 1958 e contou como seus principais pilotos Colin Chapman(fundador da equipe Lotus) e Steerling Moss(ex-chefe da F1).
A escuderia foi fundada por Tony Vandervell, o nome Vanwall foi derivado da combinação do nome do proprietário da equipe com o de seus rolamentos Thinwall produzidos na fábrica da Vandervell Products em Acton, Londres. Seu primeiro GP aconteceu em 17 de junho de 1954 com apenas um carro, de Peter Collins, que abandonou a prova com 20 voltas com problema de seu motor da fábrica.

Os primeiros pontos aconteceram apenas em 1957,até esse ano muitos resultados abaixo do esperado devido às falhas mecânicas, sendo esse o ano em que Moss disputou o título pela primeira vez, quando perdeu para a Lenda Argentina Juan Manuel Fangio e sua Maserati.

O ano de 1958, A equipe conquistou 6 vitórias na temporada, sendo de Stelling Moss os GP da Holanda, Portugal e Marrocos e Brooks na Bélgica, Alemanha e Itália, o que fez a Vanwall se torna a primeiro equipe a vencer o Campeonato de Construtores, disputado pela primeira vez naquela temporada. No entanto, Moss perdeu para Mike Hawthorn, da Ferrari, no Campeonato de Pilotos por um único ponto, com Brooks terminando a temporada em terceiro. O seu triunfo no final da temporada foi tristemente prejudicado quando, durante a última corrida do ano em Marrocos, Lewis-Evans ficou mortalmente ferido num acidente.
Lewis faleceu dias após seu acidente que fez Tony Vandervell largar a Fórmula 1 já na temporada de 1959, mas retornou no ano seguinte para grid já sem aquela força emergente que vinha apresentando antes da morte de seu piloto, foi quando decidiu sair de vez no final de 1960 com 28 largadas, 13 pódios,9 vitótias, 7 pole position e 1 titulo mundial(1958).
