Capital espanhola substitui Barcelona como novo lar da Fórmula 1 no país
A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (23) que o Grande Prêmio da Espanha será realizado em Madri, capital do país, substuindo Barcelona, que tem contrato por mais duas temporadas (2024 e 2025). O acordo com a Instituição de Feiras de Madri (IFEMA) começa em 2026 e vai até 2035, trazendo a categoria para as ruas da capital espanhola.
O circuito de 5,47km, construído em torno do centro de exposições de classe mundial IFEMA, contará com 20 curvas, com um tempo de volta projetado de qualificação de 1 minuto e 32 segundos, sujeito à homologação da FIA e especificações finais de design.
Com capacidade para mais de 110.000 fãs por dia, o circuito planeja aumentar para 140.000 por dia nos primeiros anos, tornando Madrid um dos maiores locais no calendário da F1.
Localizado a cinco minutos do aeroporto Madrid-Barajas Adolfo Suarez, o Grande Prêmio da Espanha se tornará uma das corridas mais acessíveis, com fácil acesso via Metrô, trem e linhas da cidade.
Comprometida com a neutralidade de carbono até 2030, a F1 e o IFEMA MADRID buscam tornar o Grande Prêmio da Espanha um dos eventos mais sustentáveis da temporada, com redução significativa das emissões de carbono e uso de energia renovável.
A proposta abrangente do IFEMA MADRID recebeu amplo apoio de governos nacional, regional e local, incluindo a Prefeitura de Madrid, o Governo Regional de Madrid e a Câmara de Comércio.
Além do Grande Prêmio, haverá ativações para fãs no centro de Madrid, envolvimento com negócios locais e escolas para beneficiar toda a comunidade, gerando um impacto econômico projetado de €450 milhões por ano para a cidade.
“Madrid é uma cidade incrível com uma herança esportiva e cultural, e este anúncio inicia um novo capítulo emocionante para a F1 na Espanha”, disse Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.
O Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou a perspectiva empolgante de carros de F1 modernos correndo na capital espanhola e elogiou o foco na sustentabilidade ambiental.
O presidente do Comitê Executivo do IFEMA MADRID, Jose Vicente de los Mozos, expressou a realização do sonho de sediar um grande evento de F1 em torno do IFEMA MADRID.
A Presidente da Região de Madrid, Isabel Diaz Ayuso, celebrou a chegada da F1 como um impulso significativo para a prosperidade e progresso da cidade, prevendo um aumento expressivo no PIB e na criação de empregos.
O Prefeito de Madrid, Jose Luis Martinez-Almeida, ressaltou que a F1 é mais do que uma corrida, representando uma oportunidade para impulsionar a transformação da cidade e mostrar ao mundo a energia, caráter e paixão de Madrid.
Confira o traçado escolhido pela categoria:
