A montadora italiana foi a última equipe em que lenda argentina, Juan Manuel Fangio, conquistou o seu pentacampeonato
A Maserati é um montadora italiana fundada em primeiro de dezembro de 1914 pelos irmãos Ettore e Ernesto, tem como símbolo um tridente, é considerado uma das marcas de luxos do mundo e desde 1997 faz parte do grupo Fiat, dona da Ferrari.
A montadora está no automobilismo desde 1926 quando criou diversos carros vencedores nos anos do pré-guerra, aonde venceu duas 500 milhas de Indianápolis,1939 e 1940) e estava no seleto grupo de equipes que estiveram na primeira temporada da Fórmula 1 no ano de 1950.
Foram apenas oito anos na maior categoria do automobilismo aonde fez 56 largadas com nove vitórias, dessas são sete de Juan Manuel Fangio e duas de Steeling Moss sendo esses os dois melhores pilotos a dirigir seus carros, 37 pódios e 10 pole position e foi onde o argentino conquistou seu último título e aonde ele aposentou após a polêmica do amortecedor patrocinado.

Na década de 60 a Maserati voltou como uma fornecedora de motores para equipe Cooper com duas vitorias no período que ficou com a britânica e depois de 1968 a montadora italiana nunca mais retornou a categoria, voltando apenas nos monopostos no ano de 2023 na ABB Fórmula E substituindo a antiga Venturi, e no ano de estreia já venceu com Max Gunther.

Durante os seus quase 100 anos no esporte a motor a equipe do tridente passou por diversos hiatos, fora de qualquer categoria, mas o seu foco maior pós o sucesso na F1 foi nas categorias de GT(Gran Turismo) e até mesmo no Rally.
